Categorias

Como fortalecer sua união com a Constelação Familiar de casal
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 25/05/21 |

 

Está enfrentando dificuldades no seu relacionamento? A Constelação Familiar de Casal pode ser a melhor ferramenta para trabalhar esses problemas e aliviar as dores que hoje impedem a felicidade da sua união.

Quando falamos de relacionamento, infelizmente é comum afirmarmos que existem conflitos e discussões. Afinal, são duas pessoas que possuem vivências distintas, crenças, por vezes também distintas, bem como, possuem vínculos familiares que são diferentes, mas que, ainda diante de todas essas questões, decidiram estar juntos em uma relação. 

Porém, quando essas dificuldades começam a ser protagonistas na vida do casal e causar dores, discussões e conflitos, a situação pode ficar catastrófica. Especialmente frente a um momento delicado, como o que estamos enfrentando atualmente com a pandemia.

Em 2020 os divórcios cresceram 54%, sendo que em 2019, de cada 3 casamentos, pelo menos 1 resultava em divórcios. E as queixas são diversas:

  • Baixa comunicação, onde o que não é dito corre a relação;
  • Egoísmo e ações destrutivas, que ocorrem quando um parceiro ignora a necessidade do outro ou tem posturas de julgamento;
  • Um dos parceiros se distancia do relacionamento, deixando o outro com a sensação que carrega o compromisso sozinho.
  • Expectativas para com o outro, que geram diferenças não solucionadas e causam dor e afastamento.
  • Muita doação de apenas um lado só;

Entre diversos outros motivos. 

Com todo esse cenário e grandes desafios, será que a Constelação Familiar de casal é capaz de ser o elo fortalecedor dessa vida de casal? Bom, a resposta é sim, mas, porque?

A Constelação Familiar é uma abordagem  que nos convida a refletir sobre nós mesmos, nossas relações familiares, os vínculos com nossos antepassados, compreendendo e respeitando aqueles que já passaram pela vida e nos proporcionaram estar, onde hoje estamos. Por meio dessa compreensão, nosso olhar se amplia e começamos a entender muitas particularidades e acontecimentos no dia a dia do nosso relacionamento. Voltamos nosso olhar para o amor que dá certo, olhando para além do nosso parceiro. É um amor livre de ideais ilusórios, carregados de cobranças e de expectativas vazias. 

Ele é um amor real, que aceita a si com suas dificuldades e potenciais, assim como aceita o parceiro com os mesmos pontos, da maneira como ele realmente é. 

Para entender mais sobre Constelação Familiar, acesse nosso ebook! Um verdadeiro guia com os ensinamentos poderosos que Bert Hellinger deixou como legado para a humanidade. 

E-book de constelações familiares

Baixou o conteúdo? Então, agora você está pronto para continuar a leitura deste artigo e compreender de que forma você pode fortalecer as estruturas do seu relacionamento, com base nos ensinamentos da Constelação. Vamos juntos?

 

Constelação familiar de casal: como fortalecer a união

Todos carregamos conosco a nossa história e a história dos nossos antepassados, assim como as amarras invisíveis que nos ligam a nossa família. Logo, quando nos relacionamos com alguém, não estamos aceitando apenas essa pessoa, mas sim, todo seu histórico familiar.

Entender isso e compreender que, sem distorções ou visões contrárias, homens e mulheres são equivalentes em sua essência, nenhum é superior ou inferior ao outro, o equilíbrio pode reinar e a relação fluir. Entenda mais abaixo:

 

Olhando para além do seu parceiro

Quando duas pessoas se unem e decidem seguir um caminho juntos, eles deixam suas famílias de origem, mas não os abandonam! Logo, é preciso compreender e olhar com amor e respeito para essa história de vida – o que aconteceu com seus pais, avós, parentes mais próximos.

histórias de amor constelação familiar de casal

Imagem de Jess Bailey por Pixabay

Isso permite compreender com mais amplitude e clareza quem aquele companheiro é, além daquilo que ele mostra e conhece. Dessa forma, trabalhar com a empatia para com a história do outro, permite entrar em um relacionamento de aceitação e entendimento de comportamentos, ações e crenças que o trouxeram até aqui.

 

Aceitando passados familiares difíceis

Quase todos carregam histórias difíceis e dolorosas, provindas do passado familiar. E isso constitui a história de vida e a formação do indivíduo como ser. A Constelação convida os parceiros a olharem com respeito e consideração: o que já aconteceu e é imodificável.

Essa capacidade de permitir voltar o olhar para essas histórias difíceis, é a chave para compreender que o passado já ocorreu e trouxe o aprendizado. Porém, o presente e o futuro, só depende de si próprio e das suas ferramentas para evoluir. Especialmente quando o assunto é relacionamento!

 

Vivenciando o presente com gratidão e reverência

Se o passado serve de aprendizado, o presente deve ser tratado como a dádiva que ele é! Para ter sucesso no relacionamento, é preciso aceitar esse histórico familiar e compreender que nossos antepassados e também do nosso parceiro, fizeram tudo que podiam, da melhor forma que acreditavam.

coração de flores o amor que faz bem

Imagem de congerdesign por Pixabay

O entendimento e a aceitação abrem as portas para o amadurecimento em conjunto. Se despede das fantasias infantis e adentra no mundo dos relacionamentos adultos. Não existe mais a prisão inconsciente a esses padrões, que não cabem mais na vida presente.

Ao crescer juntos, o casal compreende que o amor que dá certo é aquele que dá liberdade para ser o que é, mas com um vínculo que gera acolhimento e também estruturas para construir um futuro!

 

Servir um ao outro para ser feliz

Sempre ouvimos que a união entre duas pessoas exige compreensão, cedência e também servidão para com o outro. Mas, não o servir na conotação negativa e que representa inferioridade ao outro.

casal feliz lei de equilíbrio constelações familiares

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Um dos maiores ensinamentos da Constelação Familiar de Casal, é aprender a servir o outro. Esse serviço já se inicia no encontro desses dois sistemas familiares, que em sintonia  com um movimento maior, os convida a uma reconciliação. Bert Hellinger afirmava que o relacionamento do casal serve aos sistemas de origem buscando reconciliação de dores similares que geraram separação. Por isso é comum vermos descendentes de alemães se casando com descendentes de judeus, por exemplo. Isso traz desafios enormes, porém há formas de tornarmos reconciliado o que estava separado. Pequenas ações auxiliam nesse processo. São ações simples e rotineiras, mas que passam ocultas devido a correria da rotina e acabam gerando frustrações e dores do relacionamento. Confira algumas ações que você pode aplicar:

  • Curta a companhia do seu parceiro: existe prazer mais satisfatório que estar junto da pessoa que amamos? E não precisa de ocasiões especiais ou eventos para aproveitar isso. Pegue o controle, estoure uma pipoca e assista um filme abraçado com o seu amor.
  • Priorize sempre o que gera felicidade para ambos: pode parecer até que “bobo”, mas, nas decisões que afetam a vida a dois, é preciso que ambos tenham decisão e estejam satisfeitos com aquilo.
  • Atenda as necessidades na rotina: você conhece e atende as necessidades do seu parceiro? O que você faz quando ele está triste, desanimado ou precisa apenas de um ombro para desabafar? São essas atitudes simples, que fazem grandes diferenças.

 

Busque auxílio, se o coração pedir por isso

Se você já colocou em prática todos os recursos disponíveis e, mesmo assim, sente que o relacionamento ainda está passando por turbulências, será que já não está na hora de pedir ajuda?

união de casal números na areia

Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

Buscar o auxílio de um profissional não é sinônimo de fraqueza! Pedir ajuda é um ato de amor, para si, com seu companheiro e para a união de vocês. Muitas vezes, as dificuldades estão tão entranhadas na relação, que apenas os dois não conseguem enxergar, é preciso a visão de uma pessoa externa e neutra, que conduza o casal a enxergar aquilo que não se mostra.

Neste sentido, a abordagem terapêutica da Constelação Familiar, ajuda a enxergar esses vínculos invisíveis, que afetam a felicidade e impedem o casal de crescer. Sendo assim, com amor, respeito e carinho, ambos podem descobrir juntos o que ainda os une e evoluir para onde o relacionamento deveria estar, com equilíbrio e felicidade.

 

Vivencie o amor que faz bem!

O amor não é dor, é alegria, leveza e contemplação. Entender isso e aceitar o amor que dá certo, é a chave para a felicidade dos casais. Você pode colocar isso em prática de uma maneira simples, com os ensinamentos da Constelação Familiar de Casal.

Nós, do Instituto Ipê Roxo, já ajudamos milhares de pessoas e casais a enxergarem as suas dificuldades e serem felizes, entendendo mais profundamente sobre todos os temas invisíveis que permeiam a relação:

  • História familiar;
  • Sexualidade;
  • Temas como dinheiro e saúde;
  • Fidelidades invisíveis, entre outros pontos.

Dessa maneira, é possível lançar o olhar para o todo e não apenas os fragmentos daquilo que é visto um pelo outro. Somente com dedicação, amor e respeito, o relacionamento pode fluir e se desenvolver para onde ele precisa estar!

Se você gostou do nosso conteúdo, que tal se aprofundar ainda mais nos conhecimentos? Temos uma série de materiais gratuitos, além de cursos e workshops exclusivos, que vão te ajudar a superar as dificuldades impostas pela vida, além do relacionamento! 

Não deixe também de nos acompanhar nas redes sociais, para ficar sabendo em primeira mão sobre nossos lançamentos. 

Até o próximo artigo!

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Arquivos

Posts relacionados