Categorias

Transforme sua vida profissional por meio da inteligência sistêmica
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 30/11/20 | 0 comentário(s)

 

Ser um profissional de sucesso e realizado é um sonho para muitas pessoas. Porém, sabemos que a realidade não é tão simples assim. Mas, você deve estar se perguntando: o que a inteligência sistêmica tem a ver com isso?

Bom, a inteligência sistêmica tem muito a ver! Produzimos este conteúdo, justamente porque uma das razões que as pessoas procuram nosso Instituto, é para solucionar os problemas e descontentamentos que elas têm seu trabalho e na sua profissão. 

E esse cenário de descontentamento é mais comum do que você imagina! De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Jornal Extra, 90% das pessoas entrevistadas, disseram ser infelizes com seu trabalho. Você não está sozinho nessa questão e nós iremos lhe ajudar a compreender como você pode ser o agente de transformação da sua vida profissional.

Antes de continuarmos, recomendamos o download do nosso eBook, produzido com muito carinho e cuidado por nossa equipe e que contém os principais termos utilizados na Constelação Familiar. Nossos conteúdos são recheados desses termos e de conceitos que precisam de uma melhor compreensão, portanto, se você deseja adquirir esse conhecimento, acesse agora mesmo!

glossario termos e conceitos da constelação familiar

Pronto! Convido você a partir de agora, a imergir conosco nesse maravilhoso caminho de descobertas sobre a força que existe dentro de você, que pode ser capaz de fazer você trilhar os caminhos de sucesso que tanto almeja. Ótima leitura!

 

Compreendendo a inteligência sistêmica

Para começar, é importante perguntar: você sabe o que é inteligência sistêmica?

Ela é um é um dos termos (o mais recente) que se refere ao nosso conhecimento sobre as leis do amor e a maneira com que elas atuam em nossas vidas.

Essas leis, também conhecidas como as 3 leis do relacionamento humano, afetam todos os indivíduos em seus relacionamentos pessoais e também de trabalho. Bert Hellinger, percebeu essas leis durante seus estudos e experiências, sendo possível que ele identificasse a característica de cada uma delas e as nomeasse: 

  1. Lei da Ordem: Os mais velhos são os que carregam toda história de um sistema. Portanto, seu lugar de prioridade entre os membros deve ser respeitada. 
  2. Lei do Pertencimento: Independente de escolhas, ações ou situações externas, todo membro tem seu direito de pertencer ao sistema de sua família.
  3. Lei do Equilíbrio: A vida é baseada em um princípio de trocas e a partir dele podemos perceber os efeitos de quando damos e de quando recebemos, os efeitos quando essas trocas têm equilíbrio e quanto têm desequilíbrio. Muitos problemas nos relacionamentos são decorrentes do desequilíbrio na relação de troca.

Agora que você compreendeu melhor sobre o que é a inteligência sistêmica e sua relação com as leis do amor, lhe faço uma pergunta: Como esse conhecimento pode ajudar a transformar a sua vida profissional?

Ao perceber o mecanismo de atuação dessas leis em sua vida, sua compreensão se expande. O que antes eram forças invisíveis e até comportamentos inconscientes, começam a fazer mais sentido. Compreenda alguns aspectos importantes:

A ordem dos êxitos em nossa vida

No tópico anterior você compreendeu sobre a inteligência sistêmica e as leis do amor. Essas leis já atuam em nosso sistema familiar desde os primeiros membros pertencentes à ele. E influenciam também a nossa vida desde o nascimento.

Com essa compreensão, Bert Hellinger reforça que é preciso olhar para os primeiros êxitos que temos em nossa vida e que são fundamentais para nossa existência. Não podemos esquecê-los. 

 

O primeiro êxito: o nosso Nascimento

Toda pessoa que aqui já passou, teve o maior êxito de todos: nascer! Por vezes, não paramos para admirar esse acontecimento pois, parece muito simples. Mas, vamos revisitar esse momento único para mudar essa percepção.

nascimento êxito bert hellinger

Imagem de Sanjasy por Pixabay

No momento em que nascemos, travamos a maior batalha de nossa existência: viver ou morrer! Se chegamos até o momento em que nos encontramos, é que tivemos o grande êxito de ter sobrevivido ao nascimento. Sobre isso, Bert Hellinger disserta:

“O primeiro e decisivo êxito de nossa vida foi nosso nascimento. Quando tivemos que vir ao mundo através de nossas próprias forças, sem intervenções externas, foi a melhor maneira e a que teve as mais vastas consequências. Pela primeira vez, tivemos que demonstrar nossa capacidade de nos impor.” Bert Hellinger

 

O segundo êxito: a nossa Mãe

Passamos pelo nascimento e agora? O nosso segundo maior êxito é tomar a nossa mãe. Mas, você deve estar se perguntando, como assim? Bom, a presença materna é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência de um bebê. Ela é quem nos alimenta, cuida da nossa necessidade – ou permite que alguém assim o faça. 

Logo, o ato de “tomar a mãe“, é quando aceitamos em nossos corações o que chegou até nós através dela. Abraçar o maior presente que ela pode nos ter dado: a nossa vida! Esse é o movimento que vai definir a forma que iremos nos relacionar a tudo que vier a se relacionar com a nossa nutrição e manutenção de nossa existência.

tomar a mãe amamentação constelação familiar

Imagem de seeseehundhund por Pixabay

Olhando de forma mais profunda, podemos perceber a importância desse êxito em nosso sucesso profissional. Quando crianças, o leite materno, a nossa mãe, cumprem o papel de nos manter e alimentar e já adultos, o trabalho e a nossa profissão, são os responsáveis por nutrir a nossa vida – então, arquetipicamente, são dois movimentos semelhantes. Consegue perceber o quanto esse movimento afeta seu aspecto profissional?

“O próximo acontecimento decisivo e o próximo sucesso é o movimento em direção à mãe, agora como uma outra pessoa que nos coloca no peito e nos nutre. Com o seu leite tomamos a vida fora dela. O que nos torna plenos de sucesso e nos prepara para o sucesso posterior na nossa vida e na nossa profissão? Quando tomamos a nossa mãe como fonte de nossa vida e tudo aquilo que flui dela para nós. Tomamos a vida como um todo na medida em que tomamos nossa mãe. Este tomar é ativo. Precisamos sugar para que seu leite flua. Precisamos chamá-la para que venha. Precisamos nos alegrar com o que ela nos presenteia. Através dela ficamos plenos.” Bert Hellinger

 

O terceiro êxito: o nosso Pai.

Enquanto a mãe é fundamental para nossa existência e sobrevivência, o pai tem um papel tão importante quanto em nosso sucesso profissional.

A mãe é a proteção, afeto e cuidado para a vida. Nosso pai surge como uma figura de amplitude, independência e de correr riscos. A figura paterna se preocupa que o filho esteja pronto para se lançar ao mundo e se aventurar na vida. O “tomar o pai” vem como um movimento de dizer sim a este homem que nos deu a vida e, junto com ele, de aceitar os desafios que o mundo vai trazer para nós.

tomar o nosso pai constelação familiar

Imagem de StockSnap por Pixabay

Para Hellinger, quanto mais estivermos  reconciliados com os papéis que nosso pai e nossa mãe tiveram em nossa vida, mais sucesso profissional poderemos alcançar.

Muitos que reclamam dos seus pais olham para questões secundárias e não para o essencial. Assim perdem o essencial. Em todas as situações onde alguém critica seus pais está diminuindo o essencial dentro de si. Fica mais estreito, menor, limitado. Quanto mais o fizer, mais limitado fica. Ao contrário, se alguém olha para o essencial e toma a vida em sua plenitude e pelo preço total que custou aos seus pais e que lhe custa, essa pessoa pode enfrentar todas as situações.” Bert Hellinger

As leis do amor relacionadas ao nosso trabalho

No tópico anterior, falamos sobre nossos primeiros êxitos e a importância de nos conciliarmos com a atuação de nossos pais e mães. Agora, temos outro questionamento para lhe fazer: essa relação está bem resolvida? É claro para você, qual o seu lugar em sua família? E nas relações entre os outros membros, como pais, avós, irmãos?

Ter esse conhecimento e compreensão, é o primeiro passo que vai lhe auxiliar a ter sucesso na sua vida profissional. Afinal, ao escolher uma profissão ou iniciar em um ambiente de trabalho, é fundamental entender qual seu lugar naquele espaço, qual o seu papel, como fazer parte daquele ambiente e daquela profissão.

Mas, além disso, saber reconhecer aqueles que vieram antes de você e executaram a mesma função que hoje você ocupa. Tudo isso, é relacionado a lei da ordem. Ela influencia os relacionamentos entre pares, assim como entre gestores e subordinados.

Observe também se a lei do pertencimento está aplicada em sua vida profissional e fluindo como deveria. É possível perceber isso quando você consegue se relacionar de maneira saudável com as pessoas que fazem parte do seu convívio de trabalho, assim como se você notar que estar em equilíbrio com essa lei, não te faz buscar em seu superior ou em colegas de trabalho, o papel de um pai ou uma mãe para si. Todos os que ali estão, tem seu papel determinado e sua importância, sendo fundamentais para o bom trabalho e alcance dos resultados almejados.

Conseguiu compreender como as leis do amor também influenciam seu êxito profissional? Continue lendo para responder a pergunta que lhe conduziu até aqui.

 

Transforme sua vida profissional através da inteligência sistêmica

A inteligência sistêmica nos permite lançar o olhar para nossa história e abrir nossos corações para a aceitação e compreensão. Dessa maneira, podemos perceber as forças invisíveis que atuam em nossas vidas, encontrando os desvios e corrigindo-os, ou lidando da melhor maneira possível com eles, para que não atrapalhem a nossa evolução, nem causem conflitos.

Por meio da inteligência sistêmica, podemos nos tornar pessoas mais sociáveis, compreensivas e amorosas e ainda assim, firmes e decididas. Sem colocar o sistema em risco, demonstrando a todos que ali estavam antes, que a sua presença irá agregar e ajudar a todos na busca dos objetivos da empresa.

Além disso, a visão sistêmica que você adquire, permite expandir sua percepção. É possível olhar com uma nova ótica, aprender a lidar com pessoas e equipes diversas, indiferente do papel que elas tenham na sua rotina. 

E então, conseguiu perceber o quanto a inteligência sistêmica pode transformar o seu sucesso profissional? Não encerre por aqui a sua busca por conhecimento! Aqui no Instituto Ipê Roxo, temos diversos cursos, workshops e capacitações em modo online e presencial, que vão te auxiliar ainda mais a construir essa capacidade incrível de evoluir, que está dentro de você. Não deixe de conferir!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079