Categorias

Constelação familiar em grupo ou individual: Entenda as diferenças
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 12/11/20 | 0 comentário(s)

 

É comum surgir um questionamento entre as pessoas que desejam constelar: devo fazer Constelação Familiar em grupo ou individual? Se você chegou até este conteúdo com essa dúvida em mente, nós vamos te ajudar! 

Com a chegada da pandemia, alguns atendimentos migraram para o formato online. Logo, você pode estar se perguntando quanto à eficácia desse formato virtual. Podemos afirmar que, tanto no modo presencial como no online, os resultados proporcionados com o auxílio das Constelações Familiares são exatamente os mesmos, podendo proporcionar mudanças fantásticas na sua vida! 

Aqui no Instituto Ipê Roxo temos ampla experiência em atendimentos tanto presenciais, quanto à distância e observamos em nossos workshops de Constelação Familiar à distância, a adesão cada vez maior a essa modalidade, nos alegrando com os resultados alcançados.  

A medida de satisfação dos clientes nos autoriza a reconhecermos a eficiência dessa abordagem. São muitos os relatos incríveis que recebemos frequentemente dos participantes desse trabalho mobilizador e transformador.

Antes de prosseguirmos com a leitura, vale lembrar que, em todos os nossos artigos e materiais educativos gratuitos, que disponibilizamos, é comum utilizarmos alguns termos e conceitos que talvez não sejam familiares para você e necessitem de uma melhor compreensão. Neste caso, não deixe de conferir no nosso Glossário de Constelação Familiar. Um material em PDF, que pode ser visto e revisto, sempre que você sentir vontade. 

glossario termos e conceitos da constelação familiar

Agora sim, que tal continuar a leitura para compreender melhor sobre as diferenças básicas entre Constelação Familiar em grupo ou individual? 

 

Constelação familiar em grupo ou individual: entenda as diferenças e vantagens de cada formato

De início, já é notável a diferença entre os termos que a própria nomenclatura denomina. No modelo individual, a sessão é composta entre cliente e constelador apenas. Enquanto na Constelação Familiar em grupo, além do constelador, podem estar presentes na sessão um número maior de pessoas, onde um número  determinado trará o seu tema para constelar e os demais participarão como representantes.

Porém, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher entre a Constelação Familiar em grupo ou individual

  1. Compreenda que não existe uma modalidade melhor que a outra, apenas a que é a mais indicada para o seu caso e para a maneira como você lida com a exposição das suas dificuldades.
  2. Faça uma auto avaliação, olhe para dentro de si e busque identificar se você está pronto para constelar.

Mas, o que significa constelar? É o momento em que o constelador acessa o campo de informações do cliente e o acompanhando, consegue lançar luz sobre o lugar onde ele se encontra emaranhado em seu sistema familiar, para assim, visualizar os conflitos e fidelidades invisíveis que estão causando dores e dificuldades em sua vida, os liberando. 

nascer do sol

Imagem de Felix Mittermeier por Pixabay

Por meio da Constelação, é possível ampliar a compreensão sobre esses acontecimentos e buscar caminhos para que determinadas dificuldades possam ser solucionadas. Não é mágica! Apenas o despertar da força interna do cliente, a abertura do seu olhar, para que ele possa enxergar para além daquele problema em si, percebendo o que está por trás dele, para os vínculos familiares e dinâmicas de fidelizações ocultas em seu sistema, que são denunciadas através desses sintomas, doenças, insucessos relacionais ou profissionais, podendo assim acessar recursos de soluções. 

Vamos conhecer mais a fundo as diferenças entre a Constelação Familiar em grupo ou individual e quais as vantagens de cada uma delas, nos tópicos a seguir.

 

Vantagens da constelação individual

Tanto na Constelação Familiar em grupo ou individual, são utilizadas figuras e representantes. Porém, enquanto no coletivo utilizam-se pessoas como representantes das questões que o cliente traz, no individual é preciso utilizar outras ferramentas.

O constelador tem a possibilidade de trabalhar com figuras e âncoras, ou seja, objetos como bonecos para Constelação Familiar e até mesmo outros materiais, como pedras, ícones diversos, papéis, etc.  A ancoragem possibilita que a informação do sistema do cliente se mostre, assim como no trabalho em grupo. Recursos diferentes, mesmos resultados.

 É fundamental saber que, para constelar, tanto individualmente quanto em grupo, você deve trazer um tema específico para constelar.

Conheça a seguir as principais vantagens do modelo individual:

 

Constelar temas sensíveis 

Muitas pessoas enfrentam dificuldades em expor seus problemas e dores para outras pessoas, especialmente quando não as conhece. Insegurança, medo de julgamentos e até mesmo a dificuldade em confiar, podem ser as principais razões. Nessas situações, a Constelação Familiar e organizacional individual oportuniza privacidade, sendo bastante procurada. 

A facilitação em alinhar agenda com os profissionais especializados em temas específicos, com profissionais da confiança dos clientes, também é um dos motivos pelos quais a constelação individual é escolhida.

Alguns dos temas sensíveis que costumam ser constelados em sessões individuais, são:

  • Situações de abuso e traumas significativos;
  • Vícios em drogas e bebidas;
  • Transtornos de humor, como depressão e ansiedade
  • Questões sigilosas de empresas;
  • entre outros.

Disponibilidade de agendas entre cliente e constelador

Nas sessões individuais destaca-se a flexibilidade de agendas do constelador de sua preferência e é claro, da agenda do cliente, que precisa de espaço no dia a dia para encaixar este momento especial.

Devido a especificidades do grupo – como conseguir alinhar os horários de todos, rotinas e horário do próprio constelador – as turmas já possuem uma data e horário fixada. Isso pode conflitar com a sua disponibilidade para participar.

 

Vantagens da constelação em grupo

No tópico anterior você conferiu as vantagens do modelo um a um. Mas, para escolher entre a Constelação Familiar em grupo ou individual, é preciso compreender agora, como funciona o modelo que atua no coletivo.

constelação familiar em grupo ou individual

Foto de Chris Montgomery no Unsplash

Na constelação em grupo, os movimentos ocorrem com a participação de pessoas como representantes, facilitando a visualização do cliente em relação ao contexto de emaranhados e reações mais visíveis das ordens de ajuda.

Outro aspecto importante, é que todos os participantes também se beneficiam do trabalho, mesmo não trazendo um tema pessoal. Sua disponibilidade em servir, possibilita que aspectos de sua própria dinâmica familiar sejam alcançados através de uma ampliação de percepção. Como diz Bert Hellinger, quando em grupo, não há constelação apenas para uma pessoa, todos são beneficiados.

Há também a possibilidade de constelar, mesmo em grupo, temas ocultos, onde o cliente não precisa expor abertamente a sua questão. Ele traz o tema ao constelador individualmente, que o trabalhará no grupo sem revelar do que se trata.

São inúmeras as possibilidades de servir ao cliente nessa abordagem das constelações familiares, seja em grupo ou individualmente. 

Importante lembrar também que, aqui no Instituto Ipê Roxo, todos os temas expostos em nossos workshops, estão sob um acordo de sigilo entre todos os participantes, contribuindo assim, para um ambiente de extrema confiança e segurança.

Você está pronto para conhecer as riquezas que uma Constelação Familiar em grupo pode lhe trazer? Confira nos próximos tópicos:

 

Conexão mais profunda com os temas

Quando trabalhamos em grupo, existe um movimento muito forte de identificação com as situações apresentadas. Mas, o que isso pode trazer para os participantes?

Ao se reconhecer naquela cenário, os participantes podem vivenciar o sentimento dos que foram constelados. Esse fenômeno é denominado de ressonância mórfica. Esse termo significa que, quanto mais pessoas conseguirem se conectar profundamente com o tema, mais significativo e positivo serão os efeitos em suas vidas. E isto não acontece apenas para quem trouxe um tema para ser constelado, como dissemos anteriormente, todas as pessoas envolvidas, participando ou representando, estão habilitadas para sentir a força que a Constelação Familiar incide e desfrutar daquilo que também está dentro de você, que pode ser transformado!

 

Oportunidade de participar de diversos temas

Ao constelar em grupo, nos permitimos entrar em contato com temas que de alguma forma venham a ser sensíveis à nós também. E esse movimento traz a beleza do constelar em conjunto com outros participantes, que também estão buscando se encontrar.

relacionamento de casal constelação familiar

Foto de Eric Ward no Unsplash

Os motivos que levam uma pessoa a buscar a Constelação Familiar, são diversos. Cada pessoa tem as suas dores, dificuldades e problemas que precisam ser resolvidos para fazer a vida fluir. Conheça algumas das principais razões que fazem os clientes buscarem essa abordagem:

  • Problemas familiares – com os pais, filhos, irmãos e até mesmo com parentes próximos. Por exemplo, filhos que estão distantes dos pais, no sentido de não haver mais comunicação e apenas um cenário de conflitos e brigas diárias.
  • Dificuldades em relacionamentos amorosos, como no namoro ou casamento. Por exemplo, um casal que por motivos mínimos, acaba sempre discutindo e perdendo o respeito na relação, dificultando ou mesmo tornando ausente a comunicação. 
  • Fracassos profissionais e frustrações em relação ao futuro. Por exemplo a sensação de que sua carreira estagnou, que nada dá certo, a empresa que você trabalha não reconhece seus esforços e talentos ou ainda a sua dificuldade em se encaixar no seu ambiente de trabalho.
  • Doenças físicas e emocionais, sobretudo aquelas  que se repetem como padrões familiares,  hereditários ou não.
  • Entre outras questões.

Como você pode perceber, diversas dores e dificuldades também podem ser trabalhadas na Constelação Familiar em grupo. Mas, quais outras vantagens ela tem?

 

Enriquecer a experiência com perguntas e respostas

Além de tratar os temas que relatamos anteriormente, constelar em grupo vai muito além de trazer os temas para a sessão. O constelador habitualmente, trabalha as bases filosóficas que norteiam as constelações familiares e suas aplicações no cotidiano, auxiliando na ampliação das percepções e mudanças de paradigmas dos participantes. Esse movimento traz enriquecimento e conteúdos preciosos para os participantes.

 

A força da percepção por meio dos representantes

O representante traz consigo sua história e percepção, o que gera um impacto muito mais significativo na sessão. Ao ser chamado para representar, automaticamente o representante entra em contato com informações morfogenéticas do sistema do cliente, expressando o que é essencial para a ampliação de percepção do constelado em relação à seus emaranhados e quais os caminhos essenciais de resolução, do ponto de vista sistêmico.   

liberdade autoconhecimento constelação familiar

Imagem de Daniel Reche por Pixabay

Dessa maneira,os participantes e representantes também são tocados profundamente, porque vivenciam a situação e os caminhos que ela mostra. Isso traz insights poderosos para a sua própria vida! 

 

Agenda aberta e datas disponíveis

Uma Constelação Familiar em grupo, ocorre por meio de Workshops que são realizados em datas e horários previamente selecionados. O que ajuda na sua programação e planejamento para participar, uma vez que pode escolher uma data e adequar as suas atividades no dia a dia, para estar livre e disponível no dia escolhido. 

 ? Veja as próximas datas disponíveis
dos nossos Workshops de Constelação Familiar online!

Agora que você compreendeu sobre as vantagens de cada formato, está na hora de parar e refletir, certo?

 

Constelação Familiar em grupo ou individual tem resultados igualmente poderosos!

É normal que você ainda tenha essa dúvida aí dentro de você, questionando-se qual delas escolher. Porém, é fundamental reforçamos que uma não é melhor do que a outra. Ambas têm o mesmo propósito e geram grandes resultados. 

Apresentamos as belezas dos dois modelos para iluminar sua escolha, baseado nos feedbacks que nossos clientes nos passam. A escolha acertada é aquela que estiver dentro de você!

Conheça nosso Workshop de Constelação Familiar Online. Uma oportunidade para compreender mais profundamente sobre os pontos que abordamos neste artigo. Em nosso workshop, você pode escolher seu tema, participar como observador ou ainda como representante. Acesse a página especial com todas as informações, valores, depoimentos, equipe de profissionais e outras informações.

Continue a sua busca por conhecimento. Em nosso site, possuímos diversos cursos em modelo online ou presencial, que poderão auxiliar ainda mais a sua jornada de autoconhecimento e evolução pessoal.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079