Categorias

3 benefícios do uso de bonecos para Constelação Familiar
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 20/10/20 | 0 comentário(s)

 

Você conhece os benefícios de utilizar bonecos para Constelação Familiar? Eles auxiliam fazendo toda a diferença no trabalho terapêutico. Sempre que os clientes não podem vivenciar suas constelações em grupo, são atendidos individualmente, com a mesma assertividade e podendo obter os mesmos resultados.

Mas, antes de começarmos a falar sobre este tema, vamos recapitular: o que é Constelação Familiar? De forma breve, Constelação Familiar é um método filosófico, de abordagem sistêmico-fenomenológica, que foi criado e desenvolvido pelo filósofo e psicoterapeuta alemão, Bert Hellinger. É uma abordagem inovadora e eficiente, que tem como base a compreensão e aplicação das três leis do amor, Pertencimento, Ordem e Equilíbrio. Leis preconizadas e implementadas por Bert, no trabalho que quebra paradigmas e amplia a capacidade do indivíduo de ser o autor de sua própria vida. 

Existem algumas maneiras de realizar um atendimento de Constelação Familiar. Podem ser individualmente, em grupo e atualmente durante o período de pandemia, estão acontecendo online. Quando em grupo, existem várias pessoas que participam como representantes, podendo utilizar também, algumas âncoras durante a constelação. Para uma constelação individual, o constelador tem diante de si, a pessoa a ser constelada, os bonecos e âncoras. No atendimento individual online, o constelador utiliza bonecos e âncoras. Já quando a constelação acontece também online porém em grupo, podem ser usados bonecos, âncoras e pessoas como representantes. Essas três formas podem ser realizadas e alcançar resultados surpreendentes!

Por conta da pandemia e do isolamento social, as Constelações, assim como outras áreas profissionais, seguem se adaptando de forma criativa, à uma nova realidade, como muitos dizem, ao “novo normal”. Desta maneira, os atendimentos individuais online ou em grupo, cresceram muito. Tanto o uso de bonecos para Constelação Familiar, como o de figuras humanas, possuem o mesmo poder de intervenção e estão totalmente aptos a atingir os objetivos do cliente. 

Antes de continuarmos, que tal acompanhar em primeira mão, nosso mais recente lançamento? Trata-se de um Glossário muito especial, com os principais termos e conceitos da Constelação Familiar, para se debruçar em conhecimento e consultar sempre que sentir necessidade. 

glossario termos e conceitos da constelação familiar

Esperamos que você possa aproveitar cada ensinamento compartilhado nas próximas linhas deste artigo. Vamos lá?

 

As Leis que regem nossas vidas

Durante sua jornada de estudos e experiências em busca de conhecimento, Bert Hellinger observou a existência de 3 forças invisíveis e poderosas, que ele denominou de Leis do Amor

coração de flores leis do amor

Imagem de congerdesign por Pixabay

Essas forças regem toda a nossa existência e os nossos relacionamentos, mas também são consideradas os pilares da Constelação Familiar. Entenda melhor sobre elas abaixo:

  • Lei do Pertencimento: Todos os membros do sistema tem o seu lugar de honra e pertencimento, independente de situações externas ao campo;
  • Lei do Equilíbrio: A lei mais básica do universo: tudo tem que ser feito de maneira igual equilibrada, sem que um dê mais do que o outro, que tenha reciprocidade.
  • Lei da Ordem: Aqueles que vieram primeiro precisam ser honrados e respeitados, pela sua sabedoria e experiência de vida, se sobrepondo aos demais.

 

Âncoras e Representantes

Visto que o uso de bonecos para Constelação Familiar tem o objetivo de ajudar na representação dos membros da família ou do relacionamento profissional da pessoa que está sendo constelada, o mesmo podemos dizer sobre âncoras e representantes. 

âncoras constelação familiar

Imagem de _Alicja_ por Pixabay

As âncoras são objetos, que podem ser feitos de EVA, feltro ou mesmo papel, que representam uma pessoa ou situação, que levou o cliente a buscar um atendimento em Constelação Familiar. 

As âncoras podem estar representando a própria pessoa, o parceiro amoroso, filhos, membros de sua família de origem como pai, mãe, tio, avô, avó, entre outros. No caso de uma situação trazida sobre âmbito profissional, as âncoras podem ser pessoas desse relacionamento.

 

3 benefícios do uso de bonecos para Constelação Familiar

O uso de bonecos para Constelação Familiar possui grande validade na aplicação em uma sessão individual. Também em algumas ocasiões, seja pela sensibilidade da questão a ser tratada ou mesmo pela falta de representantes humanos em um grupo, essa prática é uma boa forma de atendimento para aquelas pessoas que ainda não estão preparadas para expor suas questões em uma sessão de Constelação Familiar em grupo.

bonecos para Constelação Familiar

Veja agora alguns benefícios da utilização dos bonecos no trabalho terapêutico. Vamos lá?

 

Benefício 1: Aplicabilidade e resultados na constelação online

Como dissemos no início deste artigo, com o desafio da pandemia, as sessões de constelação tiveram que se adaptar a uma nova realidade. Logo, os trabalhos continuaram de forma virtual e o uso de bonecos para Constelação Familiar, assim como âncoras e representantes, acompanhou essa mudança e ajudou para que os atendimentos continuassem garantindo eficiência e resultados. 

Sobre esse ponto, nós do Instituto Ipê Roxo, possuímos diversos feedbacks positivos de clientes que foram categóricos em dizer que: a força sentida e os resultados são os mesmos que se teria no presencial! 

Na Constelação Familiar feita de maneira online, a técnica permanece a mesma. O constelador pede para que o cliente se posicione, foque em si e escolha os representantes, âncoras e bonecos. Feito isso, o profissional irá descrevendo a história e movimentando os personagens que representam a situação trazido pelo cliente para a sessão.

Essa técnica é muito assertiva, uma vez que permite ao cliente trazer para o concreto e visível, as representações das dificuldades que ele está enfrentando. Nos bonecos, ele pode projetar a figura das pessoas que fazem parte desse emaranhado ou dificuldade que ele vive, seja um familiar, colega, parceiro de trabalho, entre outros.

bonecos e figuras para constelações familiares

O mais incrível que se pode observar no uso de bonecos para Constelação Familiar, é que eles podem ser usados para trabalhar quaisquer tipos de dificuldades: amorosa, profissional, jurídica, familiar e até mesmo traumas que precisam ser olhados com mais profundidade e amor. Toda e qualquer situação de dificuldade pode ser tratada com essa perspectiva consteladora, possibilitando bons resultados.

Importante lembrar que, a constelação mostra o caminho provável a ser seguido pelo cliente, mas ela não é mágica e nem pode sozinha dar os passos necessários para alcançar os bons resultados. A caminhada sempre cabe ao cliente trilhar, por mais complicada ou dolorosa que ela possa ser. O poder da transformação está dentro da pessoa que busca a mudança!

 

Benefício 2: Potencializar resultados na constelação individual

No trabalho em grupo costuma ser mais fácil eleger representantes para fazer o papel dos membros de uma situação que está sendo trabalhada. Porém, nem todo cliente se sente confortável em abrir suas dificuldades e dores para outras pessoas, que muitas vezes ele não conhece. Logo, a utilização de bonecos para Constelação Familiar se mostra benéfica no atendimento individual.

representantes, bonecos, figuras e âncoras para constelação

Os bonecos se tornam os representante e dessa maneira, o cliente consegue externalizar as situações e visualizar as figuras que são parte atuante desses relacionamentos interpessoais.

 

Benefício 3: Utilização na Constelação com casais

Outra grande vantagem dessa ferramenta é no atendimento para casais. Muitos deles, passam por grandes dificuldades, especialmente na parte de comunicação e equilíbrio na relação. Além disso, não se sentem confortáveis em levar esses problemas tão íntimos e pessoais para grupos mais amplos. Mais uma vez, o uso de bonecos para Constelação Familiar se mostra válido e eficiente.

figuras pai mãe e filho constelação familiar

Com eles, o casal pode representar seus entes familiares e compreender a influência que eles exercem sob o relacionamento, assim como podem ser capazes de enxergar um ao outro com um olhar mais amplo, o olhar sistêmico que as Constelações Familiares mostram para ambos.

 

Como funciona uma sessão com bonecos para Constelação Familiar

O uso da técnica com representantes humanos ou bonecos para Constelação Familiar, possui o mesmo impacto e tem a mesma proposta de possuir o mínimo de intervenção possível. Veja como funciona uma sessão neste formato:

Uma Constelação tem início com o cliente trazendo uma situação que esteja causando algum tipo de dor em sua vida, entenda como dor algo que pode ser emocional, dificuldades em relacionamentos, sentimentos de rejeição, problemas financeiros concretos, doenças recorrentes na família, entre outros. O cliente pode ser ele mesmo enquanto pessoa e sua vida pessoal, ou trazer a situação de sua empresa. É fundamental que a questão trazida seja algo bem concreto!

bonecos e figuras para constelação

O constelador inicia o trabalho recomendando que o cliente centre em si mesmo e se abra para o processo, para isso é preciso um tempo de silêncio. Respiração é muito importante, que seja calma e profunda para que o cliente e constelador entrem em sintonia. É importante que o cliente se centre bem nas sensações de seu corpo, o que denominamos de centramento da presença. Outro lembrança importante é renunciar qualquer intenção e ou conhecimento prévio. 

Uma vez centrado e totalmente presente para o cliente e seu tema, o constelação fluirá com leveza. Ambos poderão se expor à questão proposta. A compreensão será bem vinda, como fruto dessa percepção pura. A postura essencial é expor-se de modo totalmente novo ao problema que se mostra.

O próximo passo é ouvir o cliente, permitindo que ele escolha quem serão as âncoras e representantes/bonecos da sua constelação. Confie no cliente e em seu campo. Ele tem todas as respostas, tem a chave das resoluções para as suas questões. O constelador é o último a chegar ao sistema do cliente e o primeiro a sair, assim que os emaranhamentos e caminhos de soluções se mostram. 

Aguarde e deixe atuar o que vem do cliente. Libere o cliente e se libere.

Alguns apontamentos importantes que todo constelador deve observar em sua prática profissional:

  • Rever alguns conceitos fundamentais que ampliam a compreensão a respeito do trabalho das Constelações Familiares; 
  • Desenvolver com maior acuidade um olhar que enxerga para além dos problemas e dificuldades apresentados como temas a ser constelados; 
  • Ver os temas a partir do pensamento sistêmico, criativo e intuitivo; 
  • Contemplar o todo, por meio de pequenas ações ou movimentos, capazes de levar todo o sistema a grandes resultados. 

Não existem fenômenos de causa única, nada pode ficar num olhar parcial, pois toda ação produz efeitos colaterais. Na história de uma pessoa, encontramos suas dores, perdas, conquistas, relações familiares com suas fidelidades invisíveis, podendo interferir em sua evolução. 

 

Recomendações importantes

É recomendado que os bonecos não possuam características que possam definir ou gerar alguma personalidade própria.  A composição das peças deverá possibilitar variações e diferenciações básicas, como homem ou mulher, cores e tamanhos diferenciados. Tudo para que os bonecos possam oferecer ao cliente, a possibilidades de se encaixar em suas projeções sobre as situações e pessoas que fazem parte da questão que ele trouxe para a sessão. O cliente escolhe os bonecos para representar as pessoas reais que fazem parte da situação que ele trouxe para constelar. 

Baseando nossa compreensão nos estudos de Rupert Sheldrake – biólogo, bioquímico e escritor – sobre a força de memória dos campos morfogenéticos, os movimentos, as escolhas vêm do inconsciente, externando o que está acontecendo no campo morfogenético do cliente. Por isso, diz-se que os boneco para Constelação Familiar tomam uma presença especial no decorrer da sessão, o cliente vai sentindo as situações em si e solicitando ao constelador os movimentos dos bonecos. Não há nada nas figuras em si, apenas movimentos e sensações do próprio cliente dentro do campo morfogenético. 

O corpo do cliente tem sua própria inteligência, registra tudo, guarda em si uma memória emocional que o guia todo o tempo como ser humano, pertencente ao seu sistema familiar.

grupo de bonecos para constelar

Ao trazer suas cenas e representá-las, o constelador faz algumas perguntas sobre a questão que o cliente trouxe, visando entrar em seu campo familiar. Desta forma, ele consegue penetrar no campo morfogenético do cliente e compreender as forças que ali estão atuando. Ao chegar na imagem que precisa ser descoberta, o constelador para a movimentação e possibilita que o cliente absorva o que está sendo visto ali.

Todo esse cenário permite avaliar os acontecimentos, as conexões, dores, dificuldades com o sistema familiar e os emaranhamentos que se projetam. Um exemplo claro, é no caso de um cliente que traz a dificuldade de relacionamento com seu pai.

O constelador é quem propõe por onde começar a constelação. A partir das impressões iniciais, solicita ao cliente que e posicione os bonecos. Assim, o constelador percebe que o representante do pai está olhando em direção oposta ao filho e com uma distância grande entre eles. Isso, já demonstra claramente um possível emaranhamento. 

No final de todo o processo, é fundamental que a pessoa se permita olhar por si só o que está acontecendo e definir qual o caminho que pretende tomar para buscar solução para essas situações que surgiram na constelação. 

O papel do constelador é munir o cliente de toda a compreensão necessária para que ele enxergue com seus próprios olhos e a partir de sua própria força encontre a solução e transforme as situações ruins algo positivo para sua vida.

 

O uso de bonecos para Constelação Familiar é eficaz?

De acordo com estudos e baseado em nossa própria vivência aqui no Instituto Ipê Roxo, podemos afirmar que sim! Porém, não depende apenas do trabalho feito pelo constelador, mas especialmente da força do cliente em compreender e olhar para si, ao seu redor e ser o protagonista de sua própria mudança.

bonecos, figuras, âncoras e representantes constelação familiar

Entretanto, deixamos um alerta: quem busca a Constelação Familiar como uma cura mágica está perdendo tempo! Isso não acontece, afinal, essa abordagem terapêutica que auxilia na resolução das dores e na construção do autoconhecimento das pessoas, não se trata de magia, nem faz tudo ir embora sem esforço. Lembre-se, a força e o poder de transformação está dentro de cada um de nós e pode ser despertado com conhecimento sobre as leis da vida, compreensão, respeito e amor, todos os fatores que a Constelação Familiar pode proporcionar!

Esperamos que tenha apreciado este conteúdo e conseguido compreender um pouco mais sobre os benefícios do uso de bonecos para Constelação Familiar. 

Recomendamos que continue aprofundando seus conhecimentos, para isso, conheça nossos cursos e workshops, disponíveis de maneira online e presencial. Temos muitas opções para que você possa agregar no seu dia a dia enquanto profissional da ajuda, ou mesmo para você que busca mudanças para situações que enfrenta na sua vida. 

É necessário atenção e presença quando nos colocamos num caminho profissional que está ligado a ajudar outras pessoas. Este movimento, que é tão belo quando alinhado com um propósito, pode também esconder nuances não positivas entre o “ajudador” e o “ajudado”. Ajudar, acima de tudo tem a ver com a promoção do crescimento interno.  

Procuramos oferecer a você algo básico, dentro da postura mais adequada possível, para que fique atento, mantendo-se disposto a seguir vivendo e servindo desse lugar. Desejamos a você sucesso!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079