Categorias

Como ter sucesso no trabalho com o uso das constelações familiares
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 01/09/20 | 0 comentário(s)

 

Quantas vezes você já se questionou sobre como ter sucesso no trabalho? A insatisfação ou a incapacidade de encontrar felicidade naquilo que se faz profissionalmente, é mais comum do que se imagina.

Uma pesquisa realizada pela McKinsey – consultoria empresarial americana, mostrou que o povo brasileiro possui uma das mais baixas médias de motivação no trabalho: 45, em uma escala que vai até 100. Como base, podemos considerar a média mundial, que é de 55.

Mas, podemos ainda apontar outros números interessantes. Um levantamento feito pelo Instituto Locomotiva, demonstrou que 56% dos respondentes estão insatisfeitos com seu emprego atual. Um dado alarmante, que pode ter tido um aumento, devido ao impacto da pandemia do COVID-19 e do isolamento social.

Analisando estes dados e levando em consideração as mensagens que recebemos de nossos alunos e pessoas que entram em contato conosco, visando trazer soluções para os desafios profissionais que enfrentam no dia a dia, é que desenvolvemos este texto especial.

Pretendemos com ele, iluminar a sua jornada de autoconhecimento e lhe impulsionar a descobrir como ter sucesso no trabalho através das Constelações Familiares.

Antes de continuarmos, recomendamos uma leitura para aprimorar o seu aprendizado. O Instituto Ipê Roxo desenvolveu um Guia com os ensinamentos de Bert Hellinger, para você baixar em PDF e fazer a leitura, desde seu smartphone, notebook ou tablet. 

E-book de constelações familiares

Convido você, para neste momento continuar com a leitura do artigo e quem sabe, encontrar respostas para algumas questões que pairam o seu pensamento. Vamos lá?

 

Como ter sucesso no trabalho: a visão de Bert Hellinger

Bert Hellinger é considerado o precursor das Constelações Familiares. Após anos de  estudos e experimentos em diversas partes do mundo, ele transformou os resultados em uma abordagem simples, porém direta e profunda, baseada em um conjunto de leis que regem os relacionamentos que temos na nossa vida, sejam eles familiares ou profissionais. Em diversos outros artigos, já trouxemos conhecimento acerca dessas leis abordadas por Hellinger, que as denominou como “Leis da Vida”.  

Sobre o caminho do sucesso, Hellinger aponta em um de seus livros, que:

Às vezes distinguimos, por um lado, entre as áreas da família, a realização e a felicidade nos relacionamentos e, por outro lado, os campos do trabalho e da profissão, como se pudéssemos separá-los. Entretanto, eles seguem as mesmas leis do êxito e fracasso, as mesmas leis da felicidade e da infelicidade, as mesmas leis e ordens na vida e no amor.” – Bert Hellinger

A partir desta observação de Bert, podemos iniciar uma série de compreensões necessárias para conhecermos as leis à que ele se refere.  

 

As leis sistêmicas e a relação com o trabalho

Nosso sistema familiar é formado pela relação que temos com os demais membros da nossa família, os laços de sangue e as histórias em comum. No ambiente do trabalho, acontece da mesma maneira, porém são sistemas compostos por pessoas que se agrupam com um objetivo em comum. Para exemplificar, seria como reconhecermos que: “Eu faço parte e trago comigo a minha história. Os demais membros também fazem parte e trazem consigo as suas próprias histórias, vivências e relações, mas todos nós temos o nosso lugar neste espaço e o direito de pertencermos à ele”.

Agora que compreendemos a existência dos sistemas e como eles são compostos, cabe direcionarmos essa compreensão ao foco do nosso artigo, que visa trazer pontos para mostrar um caminho de como ter sucesso no trabalho com o uso das Constelações Familiares

Para isso, entenda a influência que as três leis sistêmicas exercem sobre a nossa vida profissional e as relações que construímos em nosso trabalho. Na maior parte das vezes, elas estão agindo, sem que você esteja percebendo o movimento delas. 

 

Lei da Ordem 

A Lei da Ordem se refere ao nosso lugar no sistema familiar. Os predecessores devem ser respeitados e possuem autoridade, uma vez que trazem consigo mais experiência, vivências e sacrifícios que tiveram de passar para ali estar. E, essa ordem ocorre também no ambiente de trabalho.

Gestores, supervisores, líderes, entre outros cargos, seguindo o entendimento dessa lei, devem ter sua posição respeitada e ouvida, afinal eles chegaram antes ali. Quando essas posições são negligenciadas ou não são respeitadas, insatisfações, problemas e tensionamentos se tornam comuns. 

Leia mais sobre a Lei da Ordem. >

 

Lei do Pertencimento

Para ter sucesso no trabalho, é fundamental compreender sobre essa lei também. Ela demonstra que, independente de qualquer fator externo, todos os membros do sistema tem seu direito de pertencer à ele. Logo, devem ter a proteção e acolhimento dos demais. 

No âmbito profissional, essa lei deve ser empregada enquanto o funcionário possui um contrato de trabalho ativo com a empresa. Todos, independente da posição ou nível hierárquico que ocupam nela, possuem esse vínculo, ou seja, pertencem à empresa e isso deve ser respeitado. Quando essa lei é quebrada, vem a tona diversos problemas, que podem interferir tanto no crescimento da empresa, quanto no seu próprio crescimento profissional. 

Leia mais sobre a Lei do Pertencimento. >

 

Lei do Equilíbrio

Talvez a lei mais básica que rege todos os organismos da vida. A Lei do Equilíbrio nos demonstra que tudo aquilo que se dá, deve ser devolvido na mesma medida. 

No ambiente de trabalho é fundamental que exista também equilíbrio nas relações, mas não apenas nisso. 

Leia mais sobre a Lei do Equilíbrio. >

 

Os primeiros êxitos que alcançamos na vida 

Não há dúvidas de que o nascimento é a nossa primeira vitória e o maior demonstrativo de sucesso. Desde a gestação até a nossa vinda ao mundo, passamos por muitos desafios. 

Porém, ao nascer, impomos nossa própria força de vida e de vontade, mostrando ao mundo nossa capacidade de enfrentar um processo tão complexo. E desse maravilhoso momento, vem o tão esperado contato com a figura materna.

mãe e filho constelação familiar

Considerado o segundo êxito que alcançamos já no início de nossa vida, o contato com a nossa mãe e seu seio, que nos garante alimentação, conforto e segurança, é uma grande conquista! Isto porque o ato da amamentação não é uma tarefa fácil. Exige de nós, ainda tão pequenos, muito esforço para nos alimentarmos. 

Da mesma maneira que como filhos, estamos com a nossa mãe, estamos também para o sucesso. Bebemos dessa fonte e somos agraciados pela presença e a força de nossa mãe, então como filhos, aproveitamos esse sucesso que nos chega. 

Quando alguém se alegra com sua mãe, também se alegra com sua vida e seu trabalho. A medida em que alguém toma a sua mãe totalmente, com tudo aquilo que ela lhe presenteou tomando isso com amor, a sua vida e seu trabalho o presentearão, na mesma medida, com sucesso.

Quem tem reservas em relação a sua mãe, as tem também em relação à vida e à felicidade. Assim como sua mãe se afasta dele como consequência de suas reservas e sua rejeição, assim a vida e o sucesso se afastam dele.

Onde começa o nosso sucesso? Começa com nossa mãe.

Como o sucesso chega a nós? Como pode vir? Quando a nossa mãe pode vir a nós e quando nós a honramos como tal.” – Bert Hellinger

Já nosso pai é o nosso primeiro contato com o masculino e ele simboliza a amplitude. Ou seja, é ele quem nos demonstra que podemos ser e realizar muito mais do que imaginamos. A relação com o lado paterno, serve de espelho para encararmos com coragem os desafios que o mundo irá propor.

 

Como ter sucesso no trabalho: o lugar de cada um de nós

As constelações nos ajudam a ter clareza sobre qual sistema fazemos parte e qual é o lugar e as exigências para pertencer à esse determinado sistema, seja ele familiar ou o sistema que construímos em nosso trabalho.

como ter sucesso no trabalho mulher empreendedora

Quanto mais clareza tivermos sobre o nosso lugar em nossa família, quanto mais estivermos reconciliados com a nossa vida, nossos familiares, com todos os acontecimentos que permearam a nossa existência e de nossos antepassados, estaremos ainda mais inteiros para enfrentar os desafios de nosso trabalho.

No momento em que encontramos e respeitamos o nosso lugar em nossa família, há uma tendência de também levarmos essa aceitação para o nosso trabalho, conseguindo assim   nos adaptarmos ao entorno, permanecendo em nosso lugar, aquele que foi designado para nós, que fomos contratados para desempenhar.

Podemos dizer inclusive, que ganhamos mais força e confiança, para dar e receber!  E assim, com certeza esse movimento se tornará recíproco e também receberemos de volta, através de reconhecimento, remuneração, crescimento e desenvolvimento. 

 

Reconhecendo e aceitando o nosso lugar

Algo maravilhoso acontece, quando reconhecemos quem nos liderou pela primeira vez, ou mesmo quem liderava a nossa família no passado. Com certeza muitas pessoas fizeram parte da nossa história, muitas pessoas contribuíram e se sacrificaram por nossa família. Alguém chegou antes de nós nesse lugar, sejam eles nossos avós, pais, irmãos mais velhos.

O primeiro passo então é reconhecer esse fato, identificar e validar todas as contribuições e sacrifícios das pessoas que chegaram antes de mim. 

encontro de amigas com mulheres sentadas numa mesa

Com essa postura, torna-se mais fácil responder a pergunta de como ter sucesso no trabalho. O uso das Constelações familiares nos dá essa compreensão, abre o nosso olhar para enxergarmos de uma forma como ainda não havíamos visto. Podemos ver agora então, que na empresa em que trabalhamos, também existem pessoas que chegaram antes de nós. Que contribuíram e se sacrificaram…que acertaram e erraram…que se esforçaram, para que eu mesma pudesse estar ali. 

Eu sei qual é o meu lugar e se eu sei qual é o meu lugar, eu consigo respeitar o lugar do outro…
o lugar de cada pessoa. Não me sinto maior e nem menor. Consigo encontrar minha própria força
e me mover melhor nesse sistema.

 

O dar e o receber

Uma outra grande contribuição que as Constelações Familiares podem trazer para ensinar como ter sucesso no trabalho é em relação ao dar e receber. 

Em nossa vida, aprendemos a receber de nossos pais aquilo que eles tinham para nos dar, aquilo que foi possível para eles. Devemos ser gratos à isso. Ser gratos a vida que recebemos em primeiro lugar, os dons que vieram à nós e tudo aquilo que nos formou como somos. Adquirindo essa compreensão e sendo grato com todo nosso coração, muda a forma como chegamos ao nosso trabalho.

engenheiro explica para mulher sobre a obra

Mas como assim? A resposta é simples, essa compreensão ampla nos mostra que não podemos ir exigindo algo, antes de oferecermos algo. Somos gratos, por estar ali, pela oportunidade, então devemos nos colocar num movimento de oferecermos algo, de contribuirmos, porque quando temos essa postura, recebemos de volta. 

Aqui no Instituto Ipê Roxo, já auxiliamos milhares de pessoas, com as mais diversas dificuldades em encontrar o seu lugar, se desenvolver e alcançar o sucesso no trabalho. Muitos dos relatos que recebemos, eram de pessoas que agiam na empresa, como se estivessem diante de seus pais. Como se a empresa tivesse que agir como seus pais um dia agiram, dando tudo o que elas queriam sem esperar nada em troca. Esta não é uma postura saudável no trabalho.

Seus pais podem lhe dar tudo e os filhos não devolvem para os pais aquilo que receberam,
eles passam adiante. 

 

No mundo do trabalho, existe uma relação de adultos. Nós oferecemos algo, seja o nosso talento ou aquilo que fomos contratados para fazer. E em troca, a empresa me remunera, me oferece condições de trabalho, oportunidades de crescimento, entre outros quesitos que estão no alcance das empresas oferecem aos seus colaboradores.

O trabalho que desenvolvemos em uma empresa é uma comunidade com objetivos. É preciso ampliar a nossa consciência de que se fazemos parte desta comunidade, é necessário contribuir. Não posso permanecer ali, apenas esperando receber. Isto vai contra a lei do equilíbrio, isso causa tensionamentos, que se não identificados, podem prejudicar o nosso caminho para o sucesso.

 

Sucesso na vida pode resultar em sucesso na profissão

Conhecer os princípios sistêmicos, através das Constelações Familiares, nos ajuda a identificar os nossos pontos de emaranhamento, onde estamos enredados, o que ainda é difícil para nós. Será que ainda esperamos algo de nossos pais ou da nossa família?

Quando temos consciência disso, ganhamos força para crescer, nos desenvolver e colocar cada coisa no seu devido lugar. Indo todos os dias para o nosso trabalho, como uma pessoa adulta. Olhando para a empresa que trabalhamos, como alguém que me convocou para estar ali e eu posso contribuir. 

mulher de negócios em ambiente corporativo

Quanto mais estamos em consonância com nossos pais, com a nossa vida, mais teremos confiança e força para dizer SIM! Sim, para a vida que chegou, da forma como chegou. E assim, dia após dia, vamos enfrentando todos aqueles desafios do trabalho de maneira mais fluida e rumo ao caminho do nosso sucesso.

As pessoas que não conseguem dizer SIM, não concordam com a vida, passam a maior parte do tempo apenas reivindicando, achando que nada do que receberam foi suficiente, são aquelas que chegarão em seus trabalhos com menos para dar, se colocando em uma postura infantil, perdendo oportunidades e prejudicando a sua própria trajetória.

Os grandes líderes da nossa história, são pessoas que também aprenderam a respeitar os que vieram antes. Elas entenderam os mecanismos de funcionamento do sistema em que estiveram presentes, conseguindo incluir a todos, reconhecê-los e ser gratos. Pessoas com essa postura, são aquelas que têm maior chance de alcançar bons resultados e sucesso no mundo do trabalho.

Esperamos que tenha apreciado este artigo. Em nosso blog, possuímos outros conteúdos, além de materiais mais completos, como eBook e vídeo aulas, para aprimorar seu conhecimento. Confira também nossa seleção de cursos no modo online e presencial.

 

Acredite: A Constelação familiar pode transformar a sua vida!

 

Até logo!
Nos vemos no próximo artigo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079