Categorias

Constelação Familiar: Uma abordagem terapêutica que ultrapassa o limite do visível
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 08/07/20 | 0 comentário(s)

 

A jornada pela constelação familiar é um longo caminho a ser percorrido através das maravilhas do autoconhecimento. Para te ajudar a compreender mais sobre este tema tão profundo e tão transformador, ao decorrer deste conteúdo, deixaremos diversos links para materiais complementares de leitura aqui do nosso blog.

Mas o que podemos falar sobre essa abordagem terapêutica e o seu precursor? Bom, para quem ainda não está familiarizado, o termo Constelação familiar pode vir acompanhado de uma pré-concepção de que é algo místico, voltado à outro campo. Porém, não é. Essa percepção é apenas um senso comum que não procede e é fácil de se desmistificar. Leia mais aqui para entender >

Aqui nesse e-book exclusivo, contamos mais detalhes sobre a história de Bert Hellinger e a criação desta importante postura que é a Constelação Familiar. Não deixe de conferir!

E-book de constelações familiares

 

Bert Hellinger e a abordagem terapêutica da Constelação Familiar

Antes de continuarmos, é fundamental compreender um pouco mais sobre o seu precursor, Bert Hellinger e como a constelação familiar nasceu.

Bert foi um importante terapeuta alemão reconhecido por seu trabalho em todo o mundo. As constelações familiares de Hellinger se alicerçam no campo fenomenológico, bem como em diversas áreas do conhecimento científico como a Psicologia, Biologia, Física, entre outras. Você pode entender mais sobre a ciência fenomenológica e os campos morfogenéticos. Em nosso blog possuímos alguns artigos sobre isso.

bert hellinger constelação familiar

Photo credit: trendingtopics on VisualHunt.com / CC BY

 

Saiba mais sobre Bert Hellinger, o criador das Constelações Familiares. Clique aqui >

Através desse interesse, que o seu olhar se voltou para as influências que ultrapassam o limite do invisível e afetam o ser humano em toda a sua vida.

Bert também constatou que as relações familiares são os principais norteadores da nossa existência e sua influência sobre nossa vida é muito maior do que possamos imaginar.

Ele percebeu esse construto e começou a construir uma abordagem terapêutica, de modo a compreender melhor sobre esses desdobramentos, buscando entender de qual maneira poderíamos aceitar essas relações e viver em harmonia, com uma vida pessoal e profissional mais plena e fluida.

Está preparado para conhecer mais sobre essa técnica de terapia breve e como ela pode transformar a sua vida e daqueles que buscam o seu conhecimento? Então, venha conosco nesta leitura e descubra a sua própria força.

 

A Constelação Familiar e as Ordens do Amor

Todos somos descendentes da história de duas pessoas que se conheceram e iniciaram a formação de um sistema familiar, ao qual pertencemos. A ligação entre todos os membros dessa árvore, forma o que chamamos de sistema familiar. E, essas conexões formam influências invisíveis, que atuam na nossa vida, de forma consciente e também inconsciente.

antepassados hierarquia familiar mãe bert hellinger

A metodologia da Constelação Familiar, proporciona a compreensão dessas ligações que temos com nossos antepassados e suas histórias. Através desse olhar e o desenvolvimento de uma nova postura, torna-se possível perceber essas forças que atuam na nossa existência, trazendo à luz os problemas e dificuldades que entravam a nossa felicidade e evolução, seja ela pessoal ou profissional.

Essa forma de terapia breve foi inicialmente aplicada para resolver situações de ordem pessoal do cliente, como por exemplo, relações familiares conflituosas, problemas emocionais, relacionamentos afetivos, vícios e até dificuldades profissionais. 

Porém, com o seu amadurecimento e mais estudos, seus benefícios puderam ser comprovadamente efetivos em diversas áreas, como: empresas com desafios organizacionais, problemas de relacionamento entre funcionários, questões de doenças nos mais diversos segmentos da área da saúde, no âmbito direito com a resolução de conflitos e mediações, na área da educação com problemas entre alunos, professores, pais e escola, além de muitas outras aplicações.

Para entender melhor essa relação, é preciso antes saber mais sobre as ordens que regem os relacionamentos entre os membros de um sistema, seja ele o sistema familiar a que pertencemos, ou em âmbito profissional, no sistema organizacional que fazemos parte.

Entenda melhor sobre as 3 leis do amor a seguir:

 

As 3 Leis da Constelação Familiar 

Para auxiliar em sua jornada em busca do autoconhecimento, perdão e cura, o constelador precisa voltar seu olhar à tudo que o cerca e que influência em sua existência. Portanto, é preciso observar como as 3 leis sistêmicas do relacionamento humano, atuam em sua vida.

relacionamento de casal constelações familiares

Mas, o que são essas leis exatamente? Para Hellinger, são forças invisíveis e inconscientes, que norteiam as nossas relações familiares e demonstram o nosso lugar nesse ciclo. Também chamadas de leis do amor, são energias que atuam no funcionamento de todos os membros ali inseridos.

Mas, a influência dessas leis não se esgota apenas no ciclo da família. Todos os nossos relacionamentos, atitudes e decisões, são atingidos diretamente por esse funcionamento, afinal, são leis naturais e intrínsecas da nossa espécie. 

Bert classificou essas forças como: O PERTENCIMENTO, A ORDEM E O EQUILÍBRIO. Cada uma tem seu papel próprio e possui um grande poder dentro do sistema.

Compreenda mais a seguir:

 

Lei da Ordem

lei da ordemTudo que existe nesse universo, tem uma hierarquia precedida pelo tempo. Sempre existe a força mais antiga e, portanto, possui sua autoridade sobre as demais. Isso não é diferente na constelação familiar. Os antecedentes (avós, pais, tios e irmãos mais velhos), vieram primeiro na linhagem. Portanto, possuem seu lugar hierárquico de precedência, que deve ser reconhecido e respeitado. 

Para o bom funcionamento do sistema, todos os membros precisam respeitar esse lugar de ordem, assumindo seu próprio destino, dessa forma liberando os que vem depois (aqueles que os precederam), para que o processo de evolução se cumpra de forma saudável.

 

Leia mais sobre a Lei da Ordem >

 

Lei do Pertencimento

lei do pertencimentoIndependente de qualquer coisa, todos aqueles que pertencem a família, tem o direito de ali estar e permanecer. É função do sistema familiar, garantir que todos sejam protegidos da mesma maneira. 

Quando um membro é renegado de seu direito de pertencimento, uma disfunção nasce no sistema e isso gera um movimento no grupo para tentar reintegrá-lo, pois todo sistema reage a uma exclusão. Sendo assim, isso só se torna possível quando o excluído é reintegrado ao sistema com respeito a seu destino.

 

Leia mais sobre a Lei do Pertencimento >

 

Lei do Equilíbrio

lei do equilibrioEssa é a lei que fecha a tríade com as demais, representando a força natural do dar e tomar dentro do sistema. Talvez, ela seja a lei mais primitiva de todas, pois, independente do tempo ou forma, ela sempre vai existir nas relações humanas.

Essa é uma energia fundamental, uma vez que garante que todos os membros do grupo sintam reciprocidade em suas relações, praticando a equivalência entre todos. Lei que atua de forma diferente quando se trata do vínculo entre pais e filhos.

 

Leia mais sobre a Lei do Equilíbrio >

 

Todas essas três leis coexistem entre si, sendo forças tão naturais e invisíveis, que nos seguem por toda a vida. Quando quebradas ou desrespeitadas dentro do sistema, as doenças e desequilíbrios começam a aparecer nos membros e isso afeta a todos os âmbitos. 

vida plena formação em constelação familiar

Portanto, compreender o funcionamento dessas leis e como elas ainda atuam, é fundamental para se ter êxito com esta nova postura da constelação familiar em sua vida.

Se você quiser conhecer mais sobre as 3 leis do amor, entre outros temas relacionados, acesse o nosso blog, nele você poderá encontrar diversos textos completos, que vão te ajudar a compreender melhor essa terapia breve, que tem uma força capaz de transformar vidas para sempre!

 

Como funciona uma sessão de Constelação Familiar

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre as leis, vamos falar um pouco sobre como funciona uma sessão de constelação familiar?

Ao procurar um constelador, o cliente leva até ele os problemas ou desafios que o afligem e que deseja resolver e  assim definirá qual tema irá selecionar para que seja constelado.

terapia abordagem terapeutica constelação familiar

A partir dessa dor, o terapeuta procurará  perceber a conexão do cliente com o que é essencial, cujo sintoma, situação ou problema está a denunciar.Depois desse momento, o terapeuta ou o cliente irá eleger integrantes para representarem suas questões e dessa forma revelar o que estava oculto.

Depois da escolha, todos são movidos para um espaço seguro, onde recebem a orientação de observar as sensações que eles estão tendo com aquele movimento. A partir disso, a constelação começa a agir. Entenda aqui melhor sobre a sessão >

 

As dinâmicas podem ser em Grupo ou Individual

As vantagens desta abordagem, é que ela permite que o trabalho seja feito de forma individual ou ainda em grupo, de acordo com a necessidade e, também, preferência do cliente.

O individual é comum para pessoas que desejam trabalhar questões internas e que possuem dificuldade em se expor à outras. Em contrapartida, as dinâmicas em grupo possibilitam não só a percepção e liberação de seu tema pessoal, como amplia a percepção do cliente sobre temas que os outros participantes trarão. 

Bert Hellinger dizia, a constelação nunca é para uma única pessoa. Atua em todos os envolvidos. São muito efetivas também para trabalhos focais, como questões objetivas bem recorrentes nas organizações por exemplo.

 

Áreas de aplicação da Constelação Familiar

Conforme dissemos antes, a constelação é uma abordagem recomendada para diversos problemas que necessitem de solução, não apenas aqueles que são de ordem pessoal ou familiar. Confira:

  • Transtornos de humor;
  • Depressão, ansiedade, fobias, etc.
  • Problemas com relacionamentos e sexualidade;
  • Desordem profissional e sucesso financeiro;
  • Problemas pessoais que não estão claros.

Além disso, a constelação é utilizada por diversas empresas, de variadas áreas, para capacitar seus profissionais. Por exemplo, um escritório de advocacia pode contratar a dinâmica para treinar seus profissionais a atender determinados casos, para que utilizem nas sessões de mediação de conflitos com seus clientes, entre muitas outras aplicações.

 

Benefícios gerados com essa terapia breve

Apesar de ser considerada uma técnica de terapia breve, seus benefícios se prolongam por toda a vida, a longo prazo. Isso é possível, uma vez que o cliente encontra a sua própria força e reconhece as linhas invisíveis que atuam sobre ele, elucidando e iluminando seu desenvolvimento.

vida harmonia ralacionamentos familiares

Esse conhecimento permite reencontrar o amor, o equilíbrio e aceitar o seu lugar dentro do seu sistema familiar bem como os sistemas organizacionais, integrando a força de sua história e olhando para o futuro com um olhar mais leve e desconstruído.

 

Desenvolvimento da sua carreira na área da Constelação Familiar

Mergulhar de cabeça nesse oceano, exige muito mais do que técnica. Abraçar essa carreira, exige um profundo amor pelo ser humano e por ajudar, sem julgamentos ou concepções.

Portanto, é fundamental investir na formação devida, através de diversas ferramentas como: cursos, workshops, formações e capacitações. 

Aqui no Instituto Ipê Roxo, temos ampla experiência em Constelações Familiares e uma equipe de profissionais e colaboradores que atuam com muito amor. Saiba mais sobre o Instituto Ipê Roxo aqui >

 

Confira as opções de Cursos que temos para dar start na sua carreira!

Cursos Online

  1. Treinamento Avançado Atendimento à Distância: Em tempo de isolamento social, é fundamental continuar seu trabalho como constelador, mesmo que à distância, sem perder a qualidade e a profundidade da sua profissão. Se você já atua como Constelador, este curso avançado é pra você! Saiba mais >
  2. Workshop de Constelação Familiar: A oportunidade de constelar com os profissionais do Instituto Ipê Roxo, em grupo, da segurança da sua casa e de qualquer lugar do mundo. Saiba mais >
  3. Educação Sistêmica: Um curso para habilitar você educador, vocês pais e instituições de ensino a descobrirem seu lugar de força e como se liberarem para cumprir seu propósito com leveza e eficiência. Saiba mais >
  4. Direito Sistêmico: Uma abordagem inovadora e eficiente para o Direito. Neste curso os participantes encontrarão uma nova visão sobre sua atuação como operadores do direito e receberão exercícios práticos para aplicar no seu dia-a-dia, com seus clientes e jurisdicionados. Saiba mais >

 

Cursos Presenciais

  1. Formação em Constelação Familiar: Esse é um curso para quem deseja se aprofundar ainda mais nas técnicas da constelação, assim como compreender melhor sobre essa abordagem de acordo com a visão de Hellinger.

Entre outros à disposição em nosso site!

Clique aqui e conheça todos os nossos cursos 

 

Você está pronto para se tornar um constelador, mudar a sua postura e tocar muitas outras vidas? 

Conforme pudemos compreender melhor sobre o que é a constelação familiar, as ordens do amor e também foi possível enxergar que esta abordagem tem benefícios que podem se estender a muito mais do que resolver problemas de ordem familiar.

Se você ainda ficou em dúvida referente a algum tópico, não se esqueça de dar uma passada no nosso blog e pesquisar mais sobre o tema. Você e seus clientes, só tem a ganhar!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079