Categorias

Aplicando a abordagem da Constelação Familiar com seus clientes
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 29/06/20 | 0 comentário(s)

 

Desde que foi criada e estruturada por Bert Hellinger, a abordagem Constelação Familiar vem ganhando força dentro das técnicas terapêuticas. E não é para menos: ela é uma ferramenta de trabalho, que quando aplicada, é capaz de promover uma verdadeira transformação para aqueles que aceitam emergir nesse oceano do força e conhecimento. 

Uma das grandes vantagens dessa abordagem, é a sua comprovada eficácia no atendimento individual do cliente, mas que não se restringe a apenas esse espaço. A abordagem da Constelação Familiar traz enormes avanços em trabalhos em grupo e até mesmo em consultorias, como a organizacional, por exemplo.

Para quem ainda não é familiarizado com as constelações, ela busca compreender os padrões familiares sistêmicos que não foram necessariamente vividos por nós, porém que atuam em nossa vida, fazendo com que tenhamos ações e comportamentos baseados nesse funcionamento.

Se você deseja se aprofundar ainda mais nessa abordagem, mudar a sua postura e convergir para uma vida mais plena e fluída, a abordagem Constelação Familiar foi feita pra você! Acesse agora nosso eBook exclusivo sobre os ensinamentos de Bert Hellinger.

E-book de constelações familiares

 

Constelar então, por sua vez, significa trazer à consciência esses padrões e romper os ciclos que tanto atrapalham nossa vida, permitindo atingir o equilíbrio novamente. 

Um dos pontos mais interessantes da abordagem Constelação Familiar, é que ela pode ser aplicada por profissionais, das mais diversas áreas, que devidamente treinados, procuram por formas mais assertivas de liberar seus clientes  para alcançarem os movimentos necessários rumo à resolução de seus problemas. 

Mas, para quem ainda acredita que é só mais um tipo de terapia, acaba se surpreendendo positivamente: o trabalho estruturado por Bert Hellinger, está ganhando cada vez mais estudos científicos e seus benefícios são comprovados por milhares de pessoas que foram submetidas à esse trabalho, seja ela no âmbito do tratamento individual ou em grupo.

Agora, está na hora de saber um pouco mais sobre essa abordagem e como aplicá-la com seus clientes. Vamos embarcar nessa descoberta juntos?

 

Aplicando a abordagem Constelação Familiar Sistêmica com seus clientes em terapia

A partir de agora, vamos demonstrar o que você precisa conhecer e compreender, antes de aplicar a abordagem Constelação Familiar com seus clientes. Para isso, é fundamental que seja compreendido O QUE NÃO É Constelação Familiar Sistêmica.

É preciso que para o cliente, fique claro que trata-se de uma abordagem fenomenológica, que abarca também compreensões de várias áreas do conhecimento científico, como a Filosofia, Biologia, Psicologia , Física e tantas outras áreas afins, que ampliam o entendimento sobre os movimentos essenciais e surpreendentes revelados durante uma constelação.

Não existe adivinhação, percepção sobrenatural, nem nada do tipo. Elucidar essa questão para o seu cliente, é fundamental para que ele consiga desfrutar de todos os benefícios e do real tratamento dessa poderosa abordagem. 

A partir dos próximos tópicos, vamos lhe ajudar a mergulhar ainda mais nessa poderosa técnica para auxiliar a sua compreensão sobre alguns itens fundamentais para que alcance sucesso no resultado da aplicação em seus clientes. Além disso, você vai entender melhor qual é o seu papel e como deve ser a sua postura de constelador.

 

Ordens da Ajuda

Além de ter o importante papel de fazer com que o cliente perceba o que realmente é a abordagem Constelação Familiar, você profissional de ajuda, deve iniciar com seu próprio processo de autoconhecimento, só assim saberá qual é o seu verdadeiro lugar nessa relação terapêutica. 

Um terapeuta sente em si a missão de servir seu cliente, usando seus conhecimentos e técnicas para isso. Porém, observa-se com frequência, que muitos profissionais acabam se colocando em um lugar de risco, ao assumirem para si uma dor que não lhes pertence.

Para elucidar esse tema, Hellinger estruturou as 5 Ordens da Ajuda, confira:

  1. Dar apenas o que se tem e pegar para si, somente o que se necessita;
  2. Submeter-se às circunstâncias e reconhecer a realidade e suas limitações;
  3. Colocar-se diante do cliente como um outro adulto;
  4. Requer a empatia do ajudante focada mais no sistema como um todo do que exclusivamente no cliente;
  5. Amor a cada ser humano do jeito que é. Colocar todos no coração.

Com elas, o psicoterapeuta  irá perceber que é o cliente quem tem as respostas a suas dores da mesma forma que têm os recursos para encontrarem o melhor caminho de solução a suas próprias questões.

O lugar do terapeuta é de facilitar a percepção do cliente para conectar-se com sua própria força. Ele deve se ater ao seu papel, ser apenas uma “lanterna”, guiando o cliente a trazer à consciência seus sofrimentos e assim cortar os ciclos que o mantém nesse estado.

Agora que você pode entender melhor sobre o seu papel e como se manter em uma postura consteladora. Continue a leitura e conheça como aplicar a abordagem nas suas terapias:

 

Casos em que a Constelação pode ajudar seus clientes

A Constelação Familiar é uma terapia breve, ou seja, não exige o acompanhamento rotineiro e prolongado, como outras terapias exigem. Por agir diretamente na situação que está causando desconforto e atrapalhando a vida da pessoa, ela permite que o tratamento seja focal e assertivo.

aplicação da postura fenomenologica

Porém, existe uma dúvida muito comum na cabeça dos terapeutas e dos clientes. Quais são as principais situações nas quais a abordagem Constelação Familiar pode ser aplicada?

    • Relações familiares: o uso mais conhecido é para lidar com questões disfuncionais nos relacionamentos, sobretudo com os pais, irmãos e companheiros que impedem a alegria e paz. O trabalho lança luz sobre esses complexos  vínculos que são formados nos sistemas familiares. A aplicação da técnica nesse caso, visa trazer a luz esse emaranhado de sentimentos e dores.
    • Questões organizacionais: muitos também procuram as constelações para resolver problemas de ordem profissional, bem como situações específicas de empresas, organizações, revelando aspectos sistêmicos que estejam impedindo o crescimento e sucesso das empresas.
    • Saúde: Muitas doenças de ordem física e emocional são denúncias, fidelizações a destinos difíceis do sistema familiar. É importantíssimo o trabalho de liberação que as constelações oferecem, em um movimento de auxiliar nesse processo de recuperação, junto às diversas áreas da saúde, como a medicina, psicologia, psiquiatria e outras.  

São diversas as profissões que podem ser beneficiadas com o uso das constelações, primeiro através do desenvolvimento de uma postura de observância às três leis da vida que são o alicerce deste trabalho, e depois sua aplicação consciente em seu fazer profissional, na realidade de seu dia à dia.. Direito, educação, saúde, organizações, seja onde for que exista serviço a pessoas, lá se torna aplicável essa abordagem transformadora. 

Agora, está na hora de elucidar qual é a real postura que um constelador precisa ter para obter sucesso com essa terapia breve.

 

A postura do constelador

Para Bert Hellinger, o sucesso no tratamento e na utilização da Constelação Familiar, só é possível quando o profissional consegue renunciar a opiniões e valores pessoais, “acolhendo” o cliente na sua totalidade. 

abordagem da constelação familiar

Esse é uma postura que exige do profissional de ajuda um constante aprimoramento, onde manter-se atualizado é fundamental. 

O constelador é constantemente desafiado em sua própria história a viver sob a ótica das três leis da vida. Desafio que deve ser levado muitíssimo a sério quando se escolhe servir como constelador. Por esse motivo, é fundamental manter-se atualizado, em busca de conhecimento e aprimoramento. 

Confira aqui os nossos cursos especiais para
a sua carreira de constelador.

Para complementar a sua leitura sobre temas que podem ser “contemplados” pela Constelação Familiar, confira nosso blog

 

Abordagem Constelação Familiar: Atendimento individual, em grupo e exercícios Sistêmicos

Exercícios Sistêmicos: 

Os exercícios sistêmicos são atividades que permitem ao terapeuta utilizar ferramentas de apoio ou ainda que auxiliam a obter breves insights da situação do cliente. Podem ser usados nos processos terapêuticos ou mesmo em cursos e treinamentos.

Atendimento individual com uso de bonecos e figuras 

Uma das maneiras de se aplicar as técnicas de Hellinger, é através do atendimento individualizado, utilizando figuras que possam representar facilmente o tema abordado.

bonecos e figuras constelação familiar atelier crie ame

Atelier CRIE AME CURE

Os objetos usados são colocados na sessão, de maneira que possam ser apropriadas pelo cliente como parte da sua história.

O profissional deve iniciar o trabalho fazendo perguntas que o permitam entrar no campo familiar. De acordo com as respostas, o cliente se utiliza das figuras/bonecos para representar na realidade, a situação que precisa ser tratada.

Além desta ferramenta, existem outras que podem colaborar com a preparação do facilitador e do cliente nesse processo da constelação. 

 

Ferramentas práticas preparam o constelador para seu trabalho como facilitador

Além de uma excelente formação como constelador por instituições competentes para tal, algumas área contribuem enormemente para a preparação do facilitador, como conhecimentos de comunicação, neurolinguística, psicologia, psicogenealogia, novas abordagens da medicina, física, filosofia, biologia.

Citaremos aqui apenas algumas para que você se sinta desafiado a mergulhar nesse universo de serviço que a constelação nos leva a experimentar. Não são conhecimentos”obrigatórios”, mas totalmente pertinentes aqueles que decidem viver o trabalho como consteladores.

meditação bert hellinger

  • A Meditação, que visa encontrar buscar o centro: a meditação é uma prática  milenar, que permite ao paciente olhar para dentro de si, iluminando a si mesmo com o próprio olhar. Prática muito necessária ao constelador para encontrar centramento e capacidade em se afastar da intenção e interpretação.
  • A psicogenealogia e seu genossociograma, um método para conhecer a história familiar do cliente, é uma ferramenta que permite explorar quais são as representação simbólicas entre os membros da família. Dessa maneira, é possível entender muito mais profundamente a história familiar do cliente. Não é utilizada na constelação, mas é referência de entendimento para as lealdades invisíveis que são reveladas no trabalho.
  • A Contoterapia: é uma técnica de Storytelling, na qual o terapeuta utiliza contos, para trazer na sessão diversas manifestações de comportamentos desajustados e emoções destrutivas do cliente e assim ressignificá-las. O constelador ao utilizar histórias que surgem como resposta aos movimentos do campo de informações do cliente, potencializa a liberação dos emaranhados e a resolução dos conflitos de forma lúdica e profunda.

constelação familiar sistêmica

A abordagem permite o uso de diversas técnicas e ferramentas poderosas, além de oferecer um método de terapia breve porém, que desperta para que o cliente encontre a sua própria força, fazendo com que os resultados sejam prósperos.

 

Conte para nós, após a leitura deste artigo, como está a sua percepção sobre a abordagem Constelação Familiar?

No texto que você leu, abordamos sobre o que o constelador precisa entender antes de decidir viver a postura necessária para ser um constelador. Vimos, quais suas principais aplicações e que há exercícios simples que podem potencializar a eficiência de seu trabalho como profissional de ajuda.

A abordagem Constelação Familiar permite transformar não apenas a vida do cliente, bem como seu entorno na medida em que sua mudança alcança o outro. 

Lembrando que, é fundamental que o constelador se mantenha sempre atualizado e comprometido com seu próprio desenvolvimento e constante aperfeiçoamento, pois a vida é fluxo, está sempre em movimento, assim como o conhecimento. 

E que tal começar agora mesmo a aprimorar a carreira ou ainda iniciar a sua Jornada? Conheça nossa Formação em Constelação Familiar.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079