Categorias

Como o fortalecimento de vínculos familiares pode transformar as relações
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 05/06/20 | 8 comentário(s)

 

Você já parou para pensar em como a falta de fortalecimento dos vínculos familiares pode afetar toda a sua vida? Normalmente este não é um ponto que a primeira vista paramos para refletir, porém deveríamos, afinal a forma como uma relação é construída afeta diretamente o nosso sucesso, seja em âmbito pessoal ou profissional.

E onde os vínculos se constroem e se fortalecem? Segundo Bert Hellinger, o nascimento é o primeiro grande êxito que obtemos em nossa jornada. O ato natural de nascer exige o uso da nossa própria força, que somado ao movimento da Mãe em nos permitir sair de seu ventre, cria registros ativos de nossa capacidade de nos desenvolvermos. 

Um ato tão natural, porém fundamental. É nesse momento mágico que começamos a construir a capacidade de nos impor diante dos desafios. Nesse instante especial, somos agraciados com uma das experiências mais importantes para o fortalecimento de vínculos familiares: o encontro com a nossa Mãe! Aquela que nos carregou por todo o tempo, que nos transmitiu todo o seu amor e carinho, até que pudéssemos vir ao mundo. E mesmo que não tenha sido assim, com o cuidado zeloso e amoroso, o essencial nos foi concedido através de seu sim à nossa vida. Estamos aqui!

Sugar e receber ativamente o alimento proveniente do peito de nossa Mãe, é nosso segundo grande êxito. Preparação para tomar a vida como é, com abundância e prazer.

Conforme vamos crescendo, ancorados por essa primeira e fundamental ligação, vamos estabelecendo os demais vínculos familiares com outras pessoas de nosso sistema familiar, além da figura materna. 

Assim, surgem em nossa história de forma presente, nosso Pai, nossos Avós, Tios, Primos e outros que vão cercando nosso desenvolvimento. O nosso Pai, importante e essencial raiz de nosso desenvolvimento, nos garantirá o terceiro êxito quando, ao tomarmos a vida que ele nos ofertou  através do sim que deu à nossa Mãe e também a nós, nos ensinará o mundo, nos dirigirá ao futuro. 

Sim, é o Pai que animicamente nos apresenta ao mundo e é por isso que o mundo se torna mais árido quando ele nos falta, mas também tão cheio de possibilidades quando o respeitamos e a ele damos espaço em nossa vida. 

Mas é exatamente nesses relacionamentos que começamos a experienciar dificuldades que poderão se repetir por toda a nossa vida, sem que saibamos exatamente os motivos pelos quais elas acontecem. É essencial compreender esses movimentos e ligações como um todo, para que essas dores cotidianas possam ser identificadas, aceitas, acolhidas e finalmente sanadas.

Nesse ponto, as Constelações Familiares podem atuar, oferecendo luz acerca dessas dificuldades que não se mostram de forma consciente, nos proporcionando uma mudança de postura, capaz de transformar por completo nossas vidas. 

Para trazer mais compreensão sobre o tema, o Instituto Ipê Roxo desenvolveu o eBook “Constelações Familiares e as Leis Sistêmicas: Um guia completo para se aprofundar nos ensinamentos de Bert Hellinger”. Confira!

E-book de constelações familiares

Agora, vamos aprofundar nossa leitura sobre o fortalecimento de vínculos familiares?

Continue a leitura.

 

A importância do fortalecimento de vínculos familiares

O conhecimento da nossa história e de nossos vínculos familiares nos mostra como diariamente somos influenciados por nossos antepassados. Todos estamos conectados de alguma maneira, revivendo as dificuldades, os ganhos, insucessos e também as vitórias, que nem sempre nos pertencem.

Aqueles que conseguem trazer à tona, de maneira consciente, o seu modo de agir e também ao mesmo tempo, respeitam a relação de precedência que existe mas relações familiares, poderão trazer respostas a um questionamento muito comum: o vazio de algo que não se pode explicar, causador de problemas que atrapalham nossa evolução.  

fortalecimento de vínculos familiares constelação familiar bert hellinger instituto ipê roxo florianópolis

O fortalecimento dos vínculos familiares e o respeito à hierarquia, são indispensáveis para solucionar esse questionamento, tornando possível mudar a maneira como reagimos a essas fidelidades invisíveis. O pertencimento de todos que fazem parte do sistema familiar, os vivos e os mortos, garantirá a força dos que os precedem. Sobre isso, Bert Hellinger disserta:

“Os membros de uma família ampliada veem-se como um todo e se sentem completos quando todos os que pertencem ao círculo familiar têm um lugar de honra em seus corações. Pessoas que só se ocupam de si mesmas e de sua própria felicidade não sentem essa plenitude. Sempre que um membro da família consegue restaurar no seu coração um excluído, a diferença é prontamente sentida. As imagens internas da família e do eu ficam mais completas e a pessoa de fato se sente mais integrada”.

Para a Constelação Familiar, existem forças que atuam de forma inconsciente e são estabelecidas nos vínculos familiares determinando os emaranhamentos. Bert descreve os emaranhamentos como um reavivamento inconsciente do destino de um membro que viveu antes de nós, que tendo sido excluído nos leva através, por exemplo, da repetição de seu comportamento, mesmo sem necessariamente ter convivido com esse familiar, a denunciar essa exclusão com resultados sempre nefastos.

E qual seria a possível resolução? Aceitar, respeitar e incluir o destino de todos que fazem ou fizeram parte. Essa postura nos permitirá “tomar” a vida e seguir em saúde e sucesso. Sobre o “tomar“, o autor descreve que é um processo ativo de aceitação “do que é como é”, sem julgamentos ou a visão dual de mal ou bem. Postura liberadora e inclusiva, que possibilita caminhos de resolução.

 

A força da ordem e do pertencimento

O estabelecimento da ordem e do pertencimento no nosso desenvolvimento nos guia por toda a vida, determinando nosso sucesso ou nosso fracasso. 

É demasiado o número de informações que recebemos a partir do momento em que nascemos, o que torna desafiador ter a habilidade de perceber se aquilo que nos move é um movimento de evolução ou fidelização às histórias de nossos ancestrais, que não foram devidamente honradas. 

Muitas vezes ficamos  presos naquilo que acreditamos estar vendo sem entendermos porque determinadas situações se reproduzem sistematicamente em nossas vidas, como, por exemplo, fracassarmos nos relacionamentos amorosos ou fracassarmos profissionalmente. Na verdade, na maior parte das vezes nossa visão é bastante limitada, superficial, pois não mostra o que está oculto por trás de todos os sentimentos que nos rodeiam, alcança somente o visível e pensável, quando grande parte de nossos emaranhamentos esconde um amor de fidelização dramático e sacrificial, que atua de forma  totalmente oculta e inconsciente.

Nosso inconsciente atua guardando informações de todos os eventos determinantes de nossa história transgeracional interligando-as com as variadas experiências que vivemos, e assim, por amor e de forma totalmente ingênua e inconsciente, por vezes nos enredamos em dores que não são nossas, mas agimos como se fossem. Por amor, amor que adoece e leva ao fracasso, mas amor.  

fortalecimento de vínculos familiares constelação familiar bert hellinger instituto ipê roxo florianópolis

 

O que a Constelação diz sobre as nossas dificuldades?

A Constelação Familiar amplia a nossa visão para compreendermos nosso exato lugar na vida, nos mostrando como na maioria das vezes somos leais ao fluxo de vida pertencente a outras pessoas do nosso sistema familiar, assumindo caminhos e motivações que não nos pertencem e por isso, tornando nossa liberdade limitada. Nós acreditamos que temos a liberdade de escolher ou de gostar do que quisermos, mas isso não é real.

Com o auxílio da Constelação Familiar, podemos identificar essas “amarras” e ser capazes de mudar o nosso caminho, tornar o fluxo mais assertivo, deixar de repetir erros ou doenças de nossas gerações anteriores.

As 3 leis que regem nossa existência agem de forma inconsciente em toda nossa vida. Elas influenciam nossas relações familiares, profissionais, amorosas e até a forma como lidamos com nosso próprio eu interior. O desequilíbrio dessas leis, a transgressão a elas, é o que causa muitas das dificuldades em toda nossa existência. Por esse motivo, elucidar a maneira como elas agem, é fundamental para trazer a consciência e mudar nossa postura, alcançando assim, a vida plena e fluida que tanto desejamos.

> Saiba mais sobre as 3 leis da vida acessando nosso blog.

 

Como começar um movimento de fortalecimento de vínculos familiares

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre a influência dos vínculos familiares na sua vida, deve estar se perguntando: Como aliviar essa pressão que sentimos e fortalecer esses vínculos? É o que vamos explicar nos próximos tópicos:

fortalecimento de vínculos familiares constelação familiar bert hellinger instituto ipê roxo florianópolis

 

Encerrando ciclos que seguem se repetindo

Questões não ditas, mágoas que não foram ouvidas, tudo isso favorece comportamentos de reivindicações, julgamentos e dores, que conectam todos os envolvidos, dificultando sua liberação e consequente resolução do conflito. 

Assim tendemos a repetir padrões disfuncionais por fidelidades invisíveis, permanecendo vinculados de forma perniciosa àquilo ou àqueles que devemos aceitar e ao destino daqueles de quem deveríamos nos curvar. E assim deixarmos o que aconteceu onde deve estar, no passado!  

Mesmo um encerramento, rompimento ou fim de um ciclo sendo um momento delicado,  essa vivência precisa servir como aprendizado e não como uma repetição sem fim. Encerrar não significa excluir, mas sim evitar que o passado continue afetando a sua realidade.

“A felicidade consiste em aceitar com alegria o que a vida nos dá e em soltar com a mesma alegria o que a vida nos tira”.  – Santo Agostinho

É essencial que se respeite o que passou e não se prender a isso. Aceitar o fim com respeito e olhar para a frente é uma excelente maneira de encerrar ciclos que se repetem e de nos submetermos à realidade, sendo uma grande força positiva para nós.

 

Abrindo o caminhos para um novo olhar

Como reforçamos em todo este artigo, não há outro lugar de onde possamos tirar maior força do que a nossa origem e da nossa história. Olhar para trás, pode ser um movimento que traz impulso para reconhecermos que existe um movimento de acontecimentos e conhecimentos que nos guia para frente.

fortalecimento de vínculos familiares constelação familiar bert hellinger instituto ipê roxo florianópolis

Experimente abrir os seus caminhos e olhar para a sua história com um olhar renovado e desconstruído, que seja capaz de entregar as respostas que tanto você busca. Dessa maneira, será possível encontrar o bálsamo para todas as dores e dificuldades que assombram a existência humana.

Da mesma forma quando não nos apropriamos desse passado, a mesma história que buscamos conhecer pode acabar servindo como uma desculpa para deixar de lado nossa responsabilidade, nos direcionando para os emaranhamentos de nossos sistema familiar. Fazendo uma analogia, é como se jogássemos uma âncora no passado e ali ela ficasse, esperando que alguém a veja e puxe de volta.

Quer ter felicidade e prosperidade? Fortaleça seus vínculos essenciais, honre e respeite suas raízes, seus pais!

 

Mas a felicidade realmente existe? Para Bert Hellinger, a resposta é bem simples:

“A felicidade almejada pelo “eu” nos escapa com facilidade.
Nós crescemos quando ela se vai.
A felicidade da alma chega e permanece.
E cresce conosco.”

Esperamos que esta leitura tenha sido agradável e possa somar ao conhecimento que você está formando acerca das Constelações Familiares e temas relacionados à ela. Caso tenha se sentido tocado por esse conteúdo, gostaria de lhe propor que compartilhe com alguém a leitura, para juntos ampliarmos o alcance dos ensinamentos tão ricos e poderosos, que Bert Hellinger nos deixou em seu legado.

 

Se você está em busca de um conhecimento ainda mais aprofundado, lhe convido a conhecer a nossa Formação em Constelação Familiar.

 

8 Comentários

  1. Elaine Lima

    Elaine Cristina Gomes Lima
    Sou mãe de uma menina Rebeca de 9 anos. Tive um parto natural porém demorou e a Rebeca nasceu escura e não chorava. Hoje a Rebeca não se concentra nos estudos e está cada vez mais teimosa. Falo que não quero que ela faça tal coisa, passado uns minutos ela vai fazer o que eu não queria.
    Percebo que pode ser uma chamada de atenção.
    Sou uma mãe que precisa de ajuda
    Tudo pirou quando eu engravidei do Luís e a Rebeca tinha 5 anos.
    Me ajudem a ajudar a minha Rebeca que cada vez mais “grita por ajuda ”
    Gratidão
    Elaine Lima

    Responder
    • Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar

      Olá, querida!
      Um bom caminho seria trazer este tema para uma Constelação em um Workshop.
      Entre em contato com a nossa equipe no WhatsApp: 48 99177-0079, elas poderão lhe passar mais detalhes.

      Responder
  2. Bruno Costa Fiorelli

    Sim gostaria de me inscrever no grupo e receber o material gratuito.

    Muito obrigado!!!

    Responder
    • Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar

      Olá, Bruno!

      Já cadastramos o seu e-mail para receber os nossos conteúdos.}

      Gratidão por nos acompanhar!

      Responder
    • Nelson Marques

      Boa tarde, quero me inscrever no grupo, muito obrigado.

      Responder
      • Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar

        Olá, Nelson!
        Nossa equipe entrará em contato com você pelo seu e-mail.
        Se você preferir, também pode nos contatar pelo WhatsApp: 48 99177-0079.

        Gratidão por nos acompanhar!

        Responder
  3. Bruno Costa Fiorelli

    Olá gostaria de saber meus estudos antepassados e como posso me relacionar com meus ancestrais e com possibilidades de atingir minha mente de amor e harmonia,e minha família,e profissão.Busco Ajuda na área de profissional e prosperidade dos meus antepassados.

    Responder
    • Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar

      Olá, querido!
      Aqui em nosso blog mesmo você consegue encontrar muitos conteúdos sobre este tema!
      Um bom começo também, é participar de um Workshop de Contelações.
      Entre em contato com a nossa equipe: 48 99177-0079.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079