Categorias

O que é fenomenologia e como aplicar essa postura no dia a dia
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 27/05/20 | 0 comentário(s)

 

Quando nos questionamos sobre o que é fenomenologia, é comum que façamos uma confusão de que trata-se de algo místico ou mágico. O que não é verdade, posto que, para a compreensão sobre esse estudo que lida com os fenômenos, é preciso um olhar mais crítico e ampliado.

Vamos começar com o que seria a ideia de fenômeno? Teoricamente trata-se daquilo que podemos captar a partir de um ou mais dos nossos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Porém, existem coisas que não podem ser captadas através deles, como por exemplo a essência de alguém. Não podemos vê-la nem tocá-la, ela precisa ser revelada. Através da percepção fenomenológica poderemos alcançar o indizível, o essencial que muitas vezes se mantém oculto, mas que se torna rastreável pelos sinais capturados fenomenologicamente.

Se você está em busca desse entendimento e deseja embarcar nessa jornada de conhecimento mais profunda sobre essa tema, então está no lugar certo e no artigo ideal para abrir os caminhos de sua compreensão. Você vai ver nos próximos tópicos o que é fenomenologia e como ela pode contribuir com a sua postura no dia a dia.

Mas, antes de continuarmos, gostaria de lhe convidar a conhecer o eBook Constelações Familiares e as Leis Sistêmicas, uma leitura indispensável para entrar em contato com os ensinamentos de Bert Hellinger.

ebook constelações familiares bert hellinger visao sistemica conflitos familiares amor emaranhamentos

Agora, vamos entender melhor sobre o que é fenomenologia?

 

Compreendendo o que é fenomenologia

Edmund Husserl (1859-1938), famoso matemático e filósofo do século XIX, definiu a fenomenologia como uma corrente filosófica, baseada na construção de uma visão do ser humano mais compreensivista. Ela busca compreender qual o propósito entre a consciência e o ser, retornando à intuição pura e a percepção da essência os correlacionando.

De forma sucinta, Husserl defendia a proposta que o mundo é composto de energia, logo, nem sempre o óbvio chega a consciência de maneira clara. Basicamente, essa percepção se baseia no pressuposto de que nem tudo o que parece, realmente é. Portanto, é fundamental para a fenomenologia, um olhar para o ser desprovido de julgamentos e preconceitos. 

Mas como ela se mostra? O que é o ser humano? Como conhecê-lo? Estas foram algumas perguntas norteadoras feitas por Edmund Husserl.

O que é fenomenologia Constelação Familiar Bert Hellinger Instituto Ipê Roxo

Bert Hellinger –  Criador da Constelação Familiar Sistêmica – utilizou a abordagem fenomenológica para estudar o comportamento humano, colocando-se em um lugar muito além de observador. Ele vivenciava as ações de transformação, compreendendo as experiências de uma maneira muito mais significativa e comprovada.

Veja abaixo um trecho de Bert sobre o que é fenomenologia: 

[…] Este é o modo fenomenológico de trabalho. Não se apoia em nenhuma teoria e tampouco em experiências anteriores, mas se trabalha apenas com o momento. Isso é muito difícil, porque a terapia é sempre um novo risco. O procedimento fenomenológico não tem querer, nem saber, nem temor. Olha para aquilo que une, atrás de tudo o que aparece e é apoiado e conduzido por aquilo que é base e limite de todo o querer.

Como cada ser é único, Bert se colocou frente a um importante questionamento: Por que para cada indivíduo, o peso de determinadas ações e transgressões são diferentes em suas consciências? Com essa indagação, ele desenvolveu sua compreensão sobre as 3 consciências que atuam em cada um e como elas afetam os nossos comportamentos.

 

Os três tipos de consciência abordadas por Hellinger

São três as consciências observadas por Hellinger: a consciência pessoal, consciência coletiva e consciência universal. Cada uma delas responde a uma necessidade de pertencimento do indivíduo à um grupo e será determinante na forma como ele irá lidar com as mais diversas situações em sua vida. Determinados por um clã ou pela coletividade, todos buscam em última instância a sobrevivência. 

Entenda melhor cada uma delas:

 

1 – Consciência pessoal:

Essa é a consciência que nos conecta a relações interpessoais, fundamentais para a nossa felicidade e bem-estar. Ela é estreita e possui alcance limitado, pois ao diferenciar o bem e o mal, só reconhece para alguns o direito de pertencer agindo de acordo com o que faz sentido para um determinado grupo excluindo outros.  É por isso que procuramos nos comportarmos de acordo com a expectativa que carregamos desse determinado grupo    para nos mantermos pertencentes.

Seu objetivo principal é garantir o pertencimento e sobrevivência pessoal, Também nos alerta quando nosso pertencimento está em risco.

 

2 – Consciência Coletiva:

Essa consciência coletiva ou de clã, está em funcionamento para a sobrevivência não só do indivíduo, mas sobretudo do grupo, pois todos os seres humanos estão ligados aos pais e ao clã em uma comunidade de destino. Isto significa que considera a família como um todo. 

Dessa forma, todo membro da família tem o mesmo direito de pertencimento. E quando esse direito é negado a alguém que teve um destino difícil, como por exemplo um assassino, um natimorto ou outros destinos delicados no sistema familiar, essa consciência toma alguém, normalmente um descendente, que irá se identificar com o excluído e de forma inconsciente irá imitar seu destino, sem perceber e portanto sem conseguir evitá-lo, pressionado pela necessidade de compensação da consciência do clã ou consciência coletiva.

Essa consciência é totalmente amoral, não faz distinção entre o bem e o mal nem entre culpa ou inocência. Seu maior, senão, único objetivo, é restaurar a integridade do clã, mesmo que para isso, tome um ou mais membros, de forma sacrificial, para denunciar e incluir o que estava excluído, unir o que estava separado. 

Assim, essa consciência busca  incluir do mesmo modo a todos e o faz através dos registros e memórias transgeracionais que são armazenadas de geração a geração. Respeito à hierarquia e ao equilíbrio, também são exigidos para a manutenção da ordem nos sistemas familiares e afetam diretamente a esfera pessoal, familiar e coletiva do indivíduo. A consciência coletiva está atenta a todos esses movimentos.

 

3 – Consciência universal

Aqui, não existe uma limitação referente ao individual ou ao grupo. Essa é a consciência que se dedica de forma igual a todos, independentemente de onde ou a qual grupo as pessoas pertençam. 

A consciência universal se baseia no amor e aceitação de todos exatamente como são, servindo ao amor e a paz. Aqui não há diferenciação entre certo e errado, melhor ou pior, bom e mau. Existe apenas o que é como é. Tudo e todos fazem parte. 

Ver com os olhos da inclusão, aceitando o que se mostra como é, sem julgamentos, expectativas… sem exclusão. Aqui se percebe a postura fenomenológica, que segue e considera o fluxo natural dos fenômenos, lidando com cada aspecto e cada situação, sem enquadrar o que acontece em pensamentos segregacionistas ou limitadores. O natural passa pela percepção de que o que acontece cria um movimento que levará ao próximo passo. Esperar na alma, no tempo, nos conduzirá à resolução, nos direcionará ao novo e à plenitude.

 

Aplicação da fenomenologia nas Constelações Sistêmicas

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é fenomenologia e sobre os tipos de consciência, está na hora de compreender como desenvolver essa postura no seu cotidiano. 

Talvez o tema mais sensível, que leva a maioria das pessoas a pesquisarem sobre as constelações familiares – cujo alicerce fundamental está na fenomenologia, é para entender e resolver problemas de ordem pessoal, referentes a carreira, relacionamentos familiares, amorosos, entre outros.

O que é fenomenologia Constelação Familiar Bert Hellinger Instituto Ipê Roxo

Acredite. Há uma saída para a dor que talvez você esteja sentindo hoje, e o melhor: você tem a chave que abrirá o caminho para a solução“.

A Constelação Familiar Sistêmica pode ser aplicada para além da resolução de conflitos pessoais. Ela também é eficaz em diversas áreas de trabalho como na área do direito, pedagogia, saúde, bem como nas organizações .

Isso é possível, devido a visão sistêmica, que de forma inclusiva e imparcial amplia a percepção sobre os recursos existentes nos diversos sistemas que permeiam as profissões, otimizando o cumprimento de seus propósitos. 

Para saber mais sobre essa atuação em áreas diversas, confira os artigos publicados em nosso blog!

 

Uma jornada para dentro de si!

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o que é fenomenologia, está na hora de iniciar ou avançar em sua própria jornada de autoconhecimento, para compreender o que ainda pode melhorar em todas as áreas de sua vida.

O que é fenomenologia Constelação Familiar Bert Hellinger Instituto Ipê Roxo

Bert Hellinger nos deixou um forte legado, através de uma terapia breve que transforma vidas permanentemente. Essa abordagem terapêutica nos permite entrar em contato com dores e dificuldades que limitam e impedem que a força do amor em nosso sistema familiar, flua e nos encaminhe ao sucesso. Ao trazer luz sobre o que estava oculto, é possível ressignificar os eventos determinantes das dores transgeracionais e reescrever a história com um novo script.

Claro que esse assunto não se esgotou. Ainda há uma enorme fonte de conhecimentos sobre a força que habita em você que está á sua disposição.

Quer saber mais?
Quer viver com a força de sua ancestralidade a te impulsionar?

Caso você tenha interesse em ampliar seu conhecimento, nossos cursos vivenciais estão à sua disposição. Especialmente a Formação em Constelação Familiar, lhe possibilitará desenvolver essa postura de força e inclusão, que te levará ao sucesso.  

Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe através do formulário abaixo. Aguardamos você com muito carinho!


 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Baixar PDF >

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079