Categorias

Autoconhecimento na prática: Uma jornada para dentro de si
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 25/05/20 | 0 comentário(s)

 

A humanidade sempre buscou uma compreensão mais ampla de si mesmo. Isso remete desde os antigos filósofos e se perpetua até os dias atuais. Mas o autoconhecimento na prática é um longo caminho que precisa ser percorrido. Por sermos seres complexos e interrelacionados, é comum sermos permeados por questionamentos infindáveis: sobre nossas relações familiares, amorosas, profissionais e até sobre nosso propósito de vida.

Visto toda essa turbulência, o conflito surge exatamente por termos tantas perguntas, sem quase nenhuma resposta, principalmente sobre como solucionar esses sentimentos ou minimizá-los. Não à toa, Bert Hellinger conduziu um denso estudo sobre as influências que sofremos em nossos relacionamentos, de modo a compreender e buscar uma melhor maneira de resolver essas questões.

Desse estudo, nasceu uma forma de encontrarmos a nossa própria força, conhecida como Constelação Familiar. Basicamente, trata-se de uma abordagem terapêutica que permite que lancemos ao nossos conflitos um olhar de revelação, possibilitando a sua compreensão e trazendo à consciência todos os mecanismos ocultos, que nos levam a agir de determinadas maneiras.

Técnicas como essa, permitem colocar o autoconhecimento na prática. Através dele, nosso desenvolvimento pessoal acontece de maneira saudável e benéfica. Além disso, essa ferramenta permite um conhecimento profundo sobre nosso propósito de vida, relacionamentos, funcionamento e como podemos reagir diante dos sistema em que vivemos.

Tem interesse pelo tema? Para lhe ajudar nessa compreensão, conheça esse eBook exclusivo do Instituto Ipê Roxo, um guia completo para se aprofundar nos ensinamentos de Bert Hellinger, que foi desenvolvido exatamente para quem deseja saber mais sobre como resolver seus problemas familiares, desenvolver habilidades que permitem levar ao sucesso pessoal e profissional, e ainda acrescentar sentimentos construtivos no seu dia a dia. 

pronto para constelar constelação familiar bert hellinger instituto ipê roxo

Gostou da temática e gostaria de embarcar em uma jornada de autoconhecimento? Então continue a leitura, que vamos lhe ajudar a abrir esse caminho para dentro de si:

 

Primeiros passos para o autoconhecimento na prática

Logo no início do artigo, falamos sobre a necessidade que todo ser humano tem em se conhecer melhor, para compreender de onde viemos e para onde estamos indo. A autoanálise permite a compreensão de diversos assuntos internos, principalmente aqueles que bloqueiam as realizações e sabotam a própria felicidade.

Autoconhecimento na prática constelação familiar instituto ipê roxo

Por muitas vezes, acabamos gastando muita energia ao tentar separar áreas que se correlacionam entre si, como os relacionamentos e a vida profissional. Mas, isso deve ser repensado, uma vez que as leis que regem essas áreas são as mesmas. Sobre esse tema, deixamos uma frase de Bert Hellinger:

Às vezes distinguimos, por um lado, entre as áreas da família, a realização e a felicidade nos relacionamentos e, por outro lado, os campos do trabalho e da profissão, como se pudéssemos separá-los. Entretanto, eles seguem as mesmas leis do êxito e fracasso, as mesmas leis da felicidade e da infelicidade, as mesmas leis e ordens na vida e no amor.

Para entender a conexão que todos os aspectos da nossa vida possuem, a Constelação Familiar oferece algumas compreensões e ensinamentos. A partir dessa abordagem, conseguimos identificar comportamentos carregados de repetições de dramáticas familiares, que acabam ocasionando infelicidade e insucesso em diversos âmbitos da nossa vida.

Também a partir dela, é possível colocar em ação o autoconhecimento na prática, uma vez que nos proporciona uma “virada de chave” na vida.

Agora, entenda melhor sobre como ela pode te ajudar nos próximos tópicos:

 

As Leis Sistêmicas que agem mesmo quando não as vemos

A Constelação Familiar possui 3 leis básicas que atuam especificamente nos relacionamentos (Ordem, Equilíbrio e Pertencimento), das quais podem nos fazer agir de forma primitiva e cega, quando se refere aos nossos relacionamentos familiares. Isto porque muitas vezes não as vemos e nos falta compreensão acerca delas.

Autoconhecimento na prática constelação familiar instituto ipê roxo

Bert Hellinger observou que, quando uma dessas leis é quebrada, o sistema familiar se movimenta de tal forma, até atingir o equilíbrio entre elas novamente. Entenda um pouco mais:

 

1 – Lei da ordem: 

É a lei que institui o respeito por aqueles que precederam: Os avós vieram antes dos pais, que vieram antes dos filhos e assim sucessivamente. Essa hierarquia também existe entre os irmãos: o mais velho tem precedência sobre o mais novo. 

Quando essa lei é quebrada, consequências dolorosas e significativas tomam forma e desorganizam o sistema familiar. 

Saiba mais sobre a Lei da Ordem >

 

2 – Lei do Equilíbrio:

Dentro do âmbito da família, para uma convivência saudável e constante, é necessário que em todas as relações – exceto o de pais e filhos – o dar e tomar tenham pesos iguais. Quando apenas um ganha, o desequilíbrio acontece e isso se perpetua durante toda a vida e  alcança inclusive outras relações.

Saiba mais sobre a Lei do Equilíbrio >

 

3 – Lei do Pertencimento

Todos os integrantes daquele sistema, sem exceções, tem o direito de ali estar. Quando existe a exclusão de um membro, todo o núcleo se movimenta, a fim de fazer com que ele retome ao seu lugar de direito.

Saiba mais sobre a Lei do Pertencimento >

 

Entender sobre essas leis e compreender os fatores que causam rupturas, é fundamental para identificar os motivos pelos quais as dores aparecem. Compreendendo essas 3 leis que regem o autoconhecimento na prática, está na hora da próxima etapa:

 

Olhando para a nossa família e nossos antepassados

Por menos que se possa entender ou aceitar, o vínculo com o sistema familiar é eterno. Com o analogia, podemos dizer que existem diversos fios que se entrelaçam entre si e tecem as nossas relações, antes mesmo de termos nascido.

Problemas, doenças, dores e dificuldades dos nossos antecedentes, podem virar rapidamente os mesmos pontos dos descendentes. Por esse motivo, compreender quais são essas peças quase que invisíveis, que fazem a engrenagem familiar rodar, é fundamental na sua jornada de autoconhecimento na prática. 

Autoconhecimento na prática constelação familiar instituto ipê roxo

Todo processo inconsciente, só pode ser tratado e compreendido, quando ele é trazido à luz e compreensão da consciência, permitindo ressignificar e compreender o que é seu e separar o que é do outro. 

Para amadurecer é preciso coragem! Dito isso, a Constelação Familiar lhe permite compreender nós e desatá-los da sua própria história, permitindo que se interrompa o ciclo de repetição desses comportamentos que lhe causam dor. Mas, ela não permite apenas isso:

 

Compreendendo e respeitando sua hierarquia familiar

Sabendo que os pais vieram antes dos filhos e assim por diante, é natural que exista uma hierarquia nessa relação familiar. Através desse mecanismo, inconscientemente aceitamos alguns conflitos e comportamentos que nos causam problemas, tanto dentro da família, quanto na vida fora dela.

Após esse olhar delicado sobre nossa família e antepassados, podemos elucidar os fios que se emaranham e impedem a evolução, dando um grande passo no autoconhecimento na prática: o que respeita nossa hierarquia familiar e história, porém, entendendo que o destino deles pertence apenas a eles. 

Dessa maneira, é possível romper esse ciclo contínuo e restabelecer as leis sistêmicas, garantindo a ordem, equilíbrio e pertencimento em todos os âmbitos de nossa vida.

 

Analisando nosso comportamento diante de nossos vínculos

Quando falamos em autoconhecimento na prática, trazer a consciência como nos comportamos diante dos nossos vínculos, é fundamental para navegar de forma segura e positiva nesse rio do descobrimento. 

Autoconhecimento na prática constelação familiar instituto ipê roxo

Todos os nossos relacionamentos – familiares, amorosos, de amizades e profissionais – são interligados e geram a mesma gama de sentimentos e emoções. E essa bagagem, começa a se acumular desde a infância, com a relação entre pais e filhos

Nossas experiências são carregadas a todo momento, de forma inconsciente e ativa. Por esse motivo, é tão comum nos comportarmos sempre de forma similar nos relacionamentos que são estabelecidos na vida adulta.

 

Abrindo o seu olhar para si e para o todo 

Sendo assim, é possível dizer que nossa história familiar possui uma enorme força em toda a existência. Ela pode trazer grandes aprendizados, mas também muitas dores e problemas, quando não são bem compreendidas e ressignificadas.

Autoconhecimento na prática constelação familiar instituto ipê roxo

Por esse motivo que a Constelação Familiar se mostra como uma abordagem eficaz para elucidar esses conflitos. Através da sua aplicação, é possível entender a fundo quais são os mecanismos responsáveis por suas dificuldades e o motivo de sua infelicidade. 

Aqui é necessário se fazer um adendo: uma jornada de autoconhecimento na prática, com base nas Constelações Familiares, não é uma fórmula mágica, ou um achismo. Mas, sim uma postura reconhecida mundialmente, capaz de transformar as relações do indivíduo a médio e longo prazo, permitindo a libertação de estigmas e entraves que não pertencem a ele. Porém, isso só é possível se existe uma ampla compreensão de todos os pontos que falamos ao longo deste artigo.

 

Desenvolvimento humano: a essência do Instituto Ipê Roxo

Aqui no Instituto Ipê Roxo, proporcionar o autoconhecimento na prática e o desenvolvimento humano são a nossa essência e o propósito de nossa existência. Nós fazemos isso de maneira tanto com atendimento individual, como em grupo, através de treinamentos, cursos e workshops, nas versões presencial e algumas online, com a mesma qualidade dos treinamentos presenciais.

Comece a traçar agora mesmo seu caminho para o autoconhecimento na prática. Veja como a postura sistêmica-fenomenológica das constelações familiares, pode lhe auxiliar a libertar-se de lealdades que te impedem de atingir o êxito, alegria e felicidade, que você tanto merece!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079