Categorias

Hierarquia familiar: Saiba qual seu lugar de força
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 20/04/20 | 2 comentário(s)

 

Em linhas gerais, hierarquia é uma ordenação contínua de influenciadores que visa estabelecer os graus de poder, de modo que a posição inferior sempre se subordina às posições superiores. 

Na hierarquia familiar é semelhante. Observamos que somos de certa forma, subordinados aos nossos antepassados, pois vieram antes de nós. A isso chamamos de relação de precedência. E é exatamente sobre essa questão que falaremos nesse artigo, ao longo dos tópicos desenvolvidos para que você possa compreender mais sobre o tema, refletir sobre o seu sistema familiar e encontrar o seu lugar de força.

Falando em família, o cerne da Constelação Familiar, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas em relação ao relacionamento entre pais e filhos. Para entender melhor essa relação, assim como a influência da hierarquia familiar nesse processo, convido você a assistir “Como melhorar o relacionamento com seus filhos“. Uma aula online exclusiva com a psicóloga Maria Inês Araújo Garcia Silva.

hierarquia familiar constelacao bert hellinger ipe roxo

Agora, continue aqui no artigo para entender um pouco mais sobre hierarquia familiar e assim compreender sua importância e encontrar o seu lugar de força. Boa leitura!

 

Hierarquia familiar: encontrando o seu lugar de força

Não podemos falar em hierarquia familiar sem explicar sobre as Constelações Familiares, afinal, elas fazem parte do mesmo contexto. 

Desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar nos leva a refletir sobre a postura que apresentamos diante da vida. Visando, de maneira prática e vivencial, dissolver conflitos, dificuldades relacionais, profissionais ou mesmo doenças que se repetem nos sistemas familiares, a constelação familiar nos ensina a identificar emaranhados  que por vezes impedem o fluxo de amor entre os membros de um sistema.

hierarquia familiar constelacao bert hellinger ipe roxo

Embasado em seus estudos, observações e experiências fenomenológicas, Hellinger constatou que existem três leis que regulam a nossa vida:

 

  • Lei da ordem;
  • Lei do equilíbrio;
  • Lei do pertencimento.

 

Respeitar essas leis, abre caminho para uma vida mais leve e nos permite assumir nosso próprio destino. Já desrespeitá-las, seja de forma consciente ou não, traz consequências que serão percebidas como dificuldades, fracassos, doenças ou peso pelos membros de um sistema.

 

As 3 leis da Constelação Familiar de Bert Hellinger

Bert chamou essas leis de “ Leis do Amor”. Elas permitem que a força do amor  das gerações que vieram antes flua e nos possibilita  alcançar saúde, sucesso e prosperidade em todas as esferas da nossa vida. Para isso, precisamos compreendê-las e respeitá-las.

Mas porque infringimos as leis? Sempre é por amor. Um amor sacrificial e cego, movido por lealdades invisíveis, normalmente de forma totalmente inconsciente.De acordo com Hellinger, ao infringir quaisquer uma dessas leis, algo não irá bem em nossas vidas. Então, como podemos permanecer em saúde e harmonia? Respeitando as leis do amor. Para isso precisamos conhecê-las.

 

Lei da Ordem

Esta lei diz que quem veio antes de nós (como  nossos avós, pais e irmãos mais velhos) possui o direito de precedência, e temos de respeitá-los como mais velhos.

Assim, a hierarquia familiar é regida pela precedência no tempo, ou seja, quem veio primeiro têm mais autoridade sobre quem nasceu depois. Um avô, por exemplo, tem precedência sobre o filho e sobre o neto; o pai sobre o filho e, por fim, o irmão mais velho possui precedência sobre o irmão mais novo, porém apenas de seu lugar de irmão, jamais como pai.

É na Lei da Ordem que percebemos as transgressões mais comuns, ou seja, os menores  tendem a entrar no lugar dos que são maiores no sistema. Este movimento costuma ser ingênuo e movido pela arrogância infantil. Nossa criança interna acredita que pode salvar ou cuidar de quem veio antes como se fosse maior. Isso é impossível. Para evitar essa transgressão à ordem, precisamos desenvolver consciência de nosso verdadeiro lugar no sistema familiar e para isso, a  humildade é essencial. Postura difícil de alcançar em uma sociedade competitiva e egocêntrica.

Condição básica para o desenvolvimento saudável do indivíduo segundo a lei da ordem está contida na premissa: os sucessores na hierarquia familiar não podem interferir nos assuntos dos antecessores. Assim, por mais que tenham “boa vontade”, eles não devem tomar dores ou insucessos dos mais velhos, mesmo que justificado pelo amor.

 

Lei do Equilíbrio

Aqui entra a importância do dar (incluindo “se doar”) e do tomar (receber). A lei do Equilíbrio, lei da compensação, preceitua: onde houverem pessoas se relacionando, as trocas entre elas devem ser equilibradas.

No caso de um desequilíbrio, uma das partes pode acabar se afastando por não poder retribuir. Para que o equilíbrio nos relacionamentos seja possível, quando uma  pessoa percebe que dá ou se doa muito, e não está sentindo a retribuição em equilíbrio, pode diminuir o “dar”, para o bem do relacionamento. Assim, a outra parte terá a oportunidade de retornar ao equilíbrio na relação dando na medida do que tem e tomando na medida do que necessita. Apenas no relacionamento entre pais e filhos essa equivalência entre o dar e o Tomar não existe, pois os pais como grandes sempre “dão” e os filhos como pequenos sempre “recebem”.

 

Lei do Pertencimento

Esta lei preceitua que todos temos o direito de fazer parte do sistema onde nascemos. O sistema se preocupa em proteger todos da mesma maneira, os vivos e os mortos, todos fazem parte. Assim,  nossos antepassados pertencem ao nosso sistema, bem como as crianças que não sobreviveram, como no caso dos abortos.

Na lei do pertencimento, fica claro que o sistema não permite nenhuma exceção, mesmo em situações onde o nosso julgamento possa tender a penalizar com a exclusão os que agem por fora da regra. 

 

O Pai e a Mãe, através do olhar das Constelações Familiares

Os pais representam  a fonte de força dos indivíduos nas Constelações Familiares. São eles, cada qual com seu destino, que permitem que a vida flua através dos  filhos, garantindo a continuidade do sistema familiar  e dessa forma seu pertencimento. Cabe aos pais assumirem seu lugar hierárquico como responsáveis por seus filhos, pois a tendência dos filhos é tentar de forma inconsciente,  assumir as dores e dificuldades dos pais em uma ilusão de que conseguirão aplacá-la. 

hierarquia familiar constelacao bert hellinger ipe roxo

Os filhos percebem a dor que o pai ou a mãe sentem e ficam ali  emaranhados ,sem perceberem que com isso não só não solucionam a dor dos pais, como as aumentam na medida que interrompem o seu próprio destino. A falta de consciência dos filhos vêm do amor profundo mas cego, das fidelidades invisíveis e lealdade que sentem pelos pais.

  • O Pai: É o nosso primeiro contato com o masculino. É junto dessa figura que os filhos sentem-se seguros para enfrentar o mundo. Isso acontece porque segundo Hellinger, para o homem é natural perceber-se distinto dos filhos, o que para a mulher é muito difícil, em função de sua natureza de gestar, gerar, acolher a criança em seu ventre. Ela quando em concordância respeitosa ao pai, no tempo certo, apresentará a  criança à ele que o conduzirá ao futuro. 
  • A Mãe: O maior presente que recebemos da vida.  Coloca sua vida em risco para nos oferecer a vida. Por isso é através desse inequívoco sim que aprendemos o amor incondicional, aprendemos a servir com dedicação, entrega e renúncia.  A força e dedicação de nossa mãe, nos ensina amar o trabalho, pois foi através de seu maior “trabalho” que nos tornamos possíveis. Observe, a forma como a tratamos é a maneira como nos colocamos perante a vida, portanto respeite e seja delicado e grato à sua mãe para que a vida siga com sucesso.
  • Amor de pai e de mãe: É pela mãe que podemos experimentar o amor que acolhe. Já o pai, nos permite aprender sobre o amor que nos mostra o eterno, que ensina os limites. É claro que ambos são necessários.

 

O laço existente entre os irmãos

Irmãos são pessoas que estão na mesma comunidade que compartilha um destino comum. Eles vêm de pais em comum (ou pelo menos um deles em comum). Em algum momento de origem, eles compartilham a mesma história familiar.

hierarquia familiar constelacao bert hellinger ipe roxo

Em seu livro “No centro sentimos leveza”, Bert Hellinger aponta que entre irmãos, também existe uma ordem que deve ser respeitada. Há o que veio antes e os que chegaram depois. No caso do nascimento de gêmeos, o que nasceu primeiro tem a precedência sobre o que chegou depois. Com relação a valor, irmãos são equivalentes, ainda que haja precedência. Ou seja, para o sistema, não existe diferença de valor entre eles somente uma diferença de ordem. Aqui se incluem os irmãos que não puderam ficar, abortos ou mortes.

 

As interconexões do sistema familiar

O  conhecimento da história da família nos ensina que todos que pertencem a um sistema familiar  estão submetidos à sua história. Todos estão interligados, conectados reeditando dores, fracassos, sucessos, êxitos.

Existem campos não-físicos que tem informações, memórias, que se manifestam em sistemas com alguma organização inerente, desde um sistema simples observado em plantas ou animais, até sistemas complexos como os seres humanos. Assim, através dessa consciência coletiva, os membros que vêm depois são influenciados pelo que aconteceu antes deles.

A família tem relação com os conflitos em sua vida?

A Constelação Familiar fala de como somos influenciados pelos acontecimentos e conflitos que envolvem a nossa rede familiar, sobretudo com relação aos nossos antepassados, por outro lado ela também fala sobre nossa responsabilidade perante os movimentos de nossa própria vida. É nossa pequena liberdade, como diz Hellinger.

Ou seja, somos influenciados pelas experiências de tudo o que faz parte da nossa história. Porém, mesmo que de forma inconsciente,muitas vezes decidimos e nos colocamos no caminho da repetição de padrões condutuais que nos levam a dor e ao fracasso. Os indivíduos que conseguem trazer para o consciente essa forma de agir ( repetição por fidelização) e respeitam reverentemente o destino dos que vieram antes, podem assumir atitudes que cessem o movimento que traz as dificuldades, e assim reverter esse processo de repetir ações geradoras de conflitos. Respeito à hierarquia nos possibilita viver em ordem, garantia de pertencimento, gerando equilíbrio e sucesso.

 

Agora que você adquiriu um pouco mais de conhecimento sobre a hierarquia familiar, pode continuar sua trilha de conteúdos sobre as Constelações Familiares. Para isso, o Instituto Ipê Roxo possui um material feito com exclusividade. Trata-se do E-book “Constelações Familiares e as leis sistêmicas” Um Guia completo para se aprofundar nos ensinamentos de Bert Hellinger. Além disso, nosso site apresenta outros conteúdos interessantes que você pode gostar, como:

> Em que casos uma Constelação pode ajudar?

> Quem faz parte da família, segundo Hellinger.

Espero que a leitura tenha sido agradável e que você tenha desfrutado do conhecimento que compartilhamos com nossos leitores. Lembre-se de transmitir esse conteúdo para quem você acredita que também poderá se beneficiar dele!

Caso seja do seu interesse buscar um nível a mais no aprendizado em Constelações Familiares, temos experiência de mais de 10 anos na área, com uma equipe altamente capacitada de docentes e profissionais consteladores.Faça a diferença em sua vida como muitos psicólogos, médicos, odontólogos, advogados, empresários, educadores e outros profissionais o fizeram. Conheça a Formação em Constelação Familiar! Solicite agora mesmo mais informações através do formulário abaixo:


 

2 Comentários

  1. Luís Fernando Pereira Vicente

    Bom dia !!!
    Gostaria de saber mais é claro estudar sobre constelação.

    Responder
    • Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar

      Olá, Luís! Somos gratos por nos acompanhar! ?

      Nossa equipe entrará em contato.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Baixar PDF >

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079