Categorias

Contoterapia: A técnica de contar histórias para seus pacientes
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 30/03/20 | 2 comentário(s)

 

Você sabe o que é Contoterapia?

Como o próprio nome sugere, essa ferramenta terapêutica consiste em utilizar os contos para abordar diferentes questões ligadas ao comportamento e a vida. Ela pode ajudar o paciente a enxergar seu problema sob uma nova perspectiva, um novo olhar. Assim, questões como emoções positivas, negativas, ansiedade, tristeza e outras são processadas na mente de maneira mais clara, mediante a.escuta de um conto a num ambiente seguro.

O movimento criado pela Contoterapia é um forte auxiliar nos processos de cura para as mais variadas situações.

Ao ler este conteúdo, você terá um conhecimento mais amplo sobre o que se trata essa bonita prática traçada com auxílio dos contos, como ela surgiu e o que faz um contoterapeuta.

Deixamos desde já, o convite para que conheça a Formação em Contoterapia, oferecida pelo Instituto Ipê Roxo em Florianópolis. No curso, você irá adquirir ainda mais conhecimento sobre o tema, além de ter a chance de praticar, pois a formação é vivencial desde o primeiro encontro.

contoterapia paulo pimont berndt e sonia de farias

Recomendamos que continue a leitura desse artigo para saber mais.

 

Contoterapia: um caminho de cura através dos contos

Como dissemos no princípio desse artigo, a Contoterapia é uma ferramenta de trabalho terapêutico que consiste na utilização de contos e histórias para auxiliar as pessoas a encontrar soluções para as mais diversas questões comportamentais e de suas vidas.

Escolhendo contos relacionados ao tema que está sendo trabalhado, o contoterapeuta e o cliente encontram caminhos para entender e solucionar aspectos que impedem a evolução, diluindo obstáculos como:

  • Medos;
  • Traumas;
  • Ansiedade;
  • Emoções diversas;
  • Tomadas de decisões;
  • Barreiras emocionais;
  • Manifestações de tristeza;
  • Dificuldade de superação.

O processo de cura incentivado pela Contoterapia, visa revelar caminhos que indicam quais soluções são plausíveis para o caso apontado. As soluções estão presentes no interior dos clientes, por um motivo bem especial, são impedidos por ver o que sabem. O conto tem um poder simples, porém, profundo de trazer a luz o oculto, a partir desse encontro vital.

contoterapia paulo pimont berndt e sonia de farias

O uso dos contos durante o tratamento, ajuda a fixar melhor o conhecimento, abrir a mente do cliente, ampliando seu coração e ocasionando uma abertura para novas possibilidades.

Diferente de outras abordagens terapêuticas, a Contoterapia é mais rápida, eficiente e suave. Por vezes, ajuda a alcançar resultados que nenhuma outra promoveu em um curto espaço de tempo. 

 

Autores base do trabalho com Contoterapia

Criada e desenvolvida por Sônia Farias — psicóloga, escritora, consteladora sistêmica, contadora de histórias, economista e co-fundadora do Instituto Ipê Roxo — a Contoterapia é um trabalho inédito que teve início com o livro “Mulheres que correm com os lobos” de Clarissa Pinkola Estés.

contoterapia paulo pimont berndt e sonia de farias mulheres que correm com os lobosAlém de Clarissa, outros autores embasam a técnica desenvolvida por Sonia ao longo de mais de uma década, tais como Robert Bly e Bert Hellinger.

Hellinger, criador da Constelação Familiar, nos mostra em seu livro “Ordens do Amor” como o uso de contos ajuda a quebrar barreiras:

Quando não vou adiante com alguém e noto que existe um bloqueio, às vezes me ocorre uma história para essa pessoa  (…). (com a história) a outra pessoa não precisa defrontar diretamente comigo.

Se, por exemplo, eu lhe digo diretamente o que ela poderia ou deveria fazer, ela se vê como um oponente e precisa colocar limites diante de mim, ainda que seja correto o que lhe digo. Ela precisa fazer isso para preservar sua dignidade.

Mas, quando lhe conto uma história, ela não se defronta mais comigo e sim com os personagens da história. E muitas vezes não conto a história a ela, mas a uma outra pessoa, e ela não sabe que a história está sendo dirigida a ela.

 

Relação da Contoterapia com o Storytelling

Storytelling significa narrativa, ou seja, podemos definir também como o ato de contar uma história. Trata-se de uma estratégia que utiliza de personagens e de um conflito central, para transmitir uma determinada mensagem de forma marcante e inesquecível. O princípio base é: Fale menos, conte mais, onde maior poder se encontra na narrativa concisa e eloqüente. Para o Storytelling, uma idéia brilha mais, quando segue o ditado que provém de desprender las palabras “. Se trata de uma narrativa compartilhada com a tradição dos contadores de histórias, significa despensar palavras da história para torná-la mais forte.

Storytelling cria conteúdos que chamam a atenção do ouvinte, a partir de narrativas reais da vida. O envolvimento é profundo com o que está sendo transmitido. A técnica da narrativa se utiliza de recursos linguísticos que promovem uma conexão emocional com a história que está sendo contada. 

Mas qual a relação do storytelling com a contoterapia?

Simples! Sua aplicação nos trabalhos terapêuticos ajuda a quebrar barreiras, justamente por promover essa ligação e identificação entre a história que está sendo contada e o problema abordado.

Com essa prática é possível criar uma comunicação mais afetiva e efetiva, chamando mais atenção do ouvinte. Com isso, o conteúdo transmitido se dirige ao coração do ouvinte. Um coração atendido, educa uma mente endurecida. Fica bem melhor absorver e registrar no cérebro algo novo. A compreensão ajuda na aplicação da mensagem passada.

 

Contoterapia: explorando o poder dos contos no seu dia a dia 

A Contoterapia é um caminho de cura aberto pela utilização de histórias que permitem ao seu cliente, identificar e encontrar soluções para suas questões.

Além disso, é uma ferramenta que ajuda a “baixar a guarda”. É uma forma de comunicar e tratar indiretamente questões difíceis. O ouvinte se apresente mais receptivo às novas possibilidades. Ouve-se experiências que não são suas a princípio, mas, indiretamente são. Pois os contos terapêuticos são patrimônios da humanidade, de alguma forma, eles estão ao longo da história, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento de todos.

 

Formação em Contoterapia no Instituto Ipê Roxo

Muito interessante, não acha? Formação em Contoterapia é um aprofundamento na história, promove crescimento pessoal, e uma maneira prática da aplicação do conto na vida pessoal, familiar e na atuação terapêutica. Ao participar dessa transformação e envolver-se no poder dos contos, a vida ganha: instruções, o resgate da alegria no lúdico, além da cura emocional e psíquica de uma humanidade tão enferma.

Assim, se você está em busca de desenvolvimento pessoal, ou é um profissional que busca constantemente diferentes maneiras de auxiliar seus clientes, participe da Formação em Contoterapia promovida exclusivamente pelo Instituto Ipê Roxo.

Somado a isso, as mulheres podem se inscrever para participar também do Grupo Lobas, voltado para aquelas que se sentem deprimidas, cansadas, pressionadas ou que tenham diversas outras emoções tão características do universo feminino.

Nosso intuito é promover soluções para esses problemas, através de abordagens tão antiga e ao mesmo tempo tão atual,  em termos terapêuticos, como a Contoterapia.

 

O que faz um Contoterapeuta?

Para você que quer se profissionalizar e se tornar um Contoterapeuta, ao final da formação, você estará apto e habilitado a utilizar histórias de forma terapêutica. Com isso, auxiliará seu cliente a se conectar com seu processo de crescimento, encontrando soluções muitas vezes já presentes no seu interior, mas obstruídas por alguma dificuldade.

 

Para quem é voltada essa formação?

A Formação em Contoterapia é um curso dividido em 2 módulos, voltada à profissionais de diferentes áreas, com especial indicação para:

  • Profissionais de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas;
  • Profissionais da área da saúde;
  • Profissionais de ajuda;
  • Assistentes sociais;
  • Professores;
  • Terapeutas;
  • Teólogos;
  • Psicólogos.

contoterapia paulo pimont berndt e sonia de farias

Além disso, é de grande ajuda para:

  • Pessoas que procuram novas ferramentas para aplicar em relacionamentos interpessoais;
  • Pessoas em busca de autoconhecimento;
  • Pais e mães.

 

Facilitadores preparados e experientes 

A Formação em Contoterapia é promovida pelos professores e consteladores Sônia de Farias, e Geiziane Barcelos.

contoterapia paulo pimont berndt e sonia de farias geiziane

Da esquerda pra Direita, Paulo Pimont Berndt, Sônia de Farias e Geiziane Barcelos

Além de ter desenvolvido a Contoterapia, Sônia de Farias é também professora do curso de Constelações Familiares e Sistêmicas segundo Bert Hellinger e criadora do Grupo Lobas, voltado exclusivamente para mulheres.

Paulo Pimont Berndt é psicólogo e co-fundador do Instituto Ipê Roxo. Também atua como professor nos cursos de Constelações Familiares e Sistêmicas segundo Bert Hellinger, Direito Sistêmico. É criador do “Homem Inteiro”, programa criado exclusivamente para homens.

Geiziane Barcelos é contoterapeuta, psicóloga e Mestre em Ciências Médicas (UFSC). Possui cursos e formações na área clínica e educacional. Trabalhou como psicóloga escolar, coordenadora e professora em escolas pública e particular. É consteladora e professora da Formação em Constelações Familiares no Instituto Ipê Roxo.

Agora que você sabe um pouco mais sobre Contoterapia, sua aplicação e benefícios, saiba que o Instituto Ipê Roxo já ajudou mais de 1.000 psicólogos e terapeutas com seus cursos, capacitações, workshops e formações. Você também pode fazer parte dessa estatística e com isso ajudar muito mais pessoas à sua volta, contribuindo para um mundo melhor!

 

2 Comentários

  1. NILDES EMBIRUÇU MAGALHÃES

    Boa Noite,
    Fiquei interessada no curso de Contoterapia, como posso conhecer mais?

    Responder
    • Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar

      Olá, Nildes! Já passei o seu e-mail para nossa equipe entrar em contato com você! 🙂

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079