Instituto Ipê Roxo: Como ajudamos mais de 1.000 psicólogos e terapeutas através da Constelação Familiar

Com a consolidação da comunicação em massa, exercer qualquer profissão tornou-se um grande desafio, visto que cada vez mais há necessidade de fortalecer e direcionar o exercício profissional

Diante dessas dificuldades, como criar o desempenho ideal na carreira? A Constelação Familiar e suas Leis sistêmicas proporcionam uma direção terapêutica de base fenomenológica para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Logo, são recursos que permitem maior e melhor domínio no âmbito profissional.

A Constelação Familiar foi desenvolvida pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger. Trata-se de uma proposta Sistêmica Fenomenológica que foi criada após anos de vivências e pesquisas com famílias, empresas e organizações. 

O trabalho de Hellinger tem a finalidade de buscar imagens de soluções aos problemas e conflitos. Suas percepções foram convertidas em um conjunto de Leis Sistêmicas, que norteiam uma forma de terapia que é simples, direta e profunda. 

As três Leis Sistêmicas são a de Ordem, Pertencimento e Equilíbrio. Essas leis regem os relacionamentos pessoais e profissionais que atuam nos sistemas gerando influências que afetam a todos, mesmo que não tenham conhecimento ou consciência dessas leis.

Para uma melhor compreensão dos benefícios que a filosofia pode trazer, o Instituto Ipê Roxo desenvolveu um rico material em PDF, que promove informações e serve como um Guia sobre Constelações Familiares para se aprofundar nos ensinamentos de Bert Hellinger. Baixe agora mesmo o seu exemplar!

 

Como o Instituto Ipê Roxo ajudou mais de 1.000 psicólogos e terapeutas através da Constelação Familiar

O Ipê Roxo é um instituto que tomou a Constelação Familiar como um serviço de amor que acompanha o que há de mais profundo e vital em cada ser humano. A partir do nosso pequeno lugar temos atuado na área do desenvolvimento humano, aplicando o trabalho das Constelações de Bert Hellinger, seguindo suas compreensões e leis e sobre tudo aquilo que rege os relacionamentos. Temos como propósito servir à sociedade dando nossa contribuição à vida de todos que chegam até nós. 

O Instituto Ipê Roxo foi assim batizado em homenagem à árvore medicinal de mesmo nome. A escolha visava a conexão com a possibilidade de cura que a árvore possui em suas raízes, caules, folhas e flores. Uma representação sobre o propósito de curar, embelezar e oferecer sombra com descanso àqueles que passam por nosso caminho. 

Como um Ipê Roxo, o trabalho do Instituto se coloca a serviço das conexões que se manifestam. Com atenção, cuidado e critérios, contemplamos junto às constelações um nível mais profundo, o da alma. Nada se despreza, é um trabalho que busca olhar nas raízes, nos caules, nas folhas e flores, a cura que existe em todas as famílias. Onde há dor, há cura. 

As constelações revelam que existem dimensões no destino das famílias, na humanidade, no que está além do controle racional. Com a filosofia fenomenológica trazida por Bert Hellinger, seguimos com passos pequenos, porém firmes e respeitosos, pois o trabalho sistêmico é contínuo. A Constelação Familiar Sistêmica é reconhecida em todo o mundo. É uma terapia que promove transformações a curto e longo prazo – sem ilusões ou magias – pois se trata de um serviço simples, porém profundo, respeitando o movimento de cada família. 

Para nortear o trabalho, consideramos alguns valores básicos, entre eles a postura da inclusão a todos. 

O ser humano faz tudo para pertencer, e isso não se trata de um querer, é uma necessidade existencial. Incluir é a base de todo o trabalho das Constelações. Outra compreensão de sustentação básica, é o respeito à ordem de chegada do indivíduo a seu sistema, seja familiar ou organizacional. O respeito à ordem de chegada, confere dignidade, reconhecimento e força  a cada pessoa do sistema.

Mais uma força que atua é o equilíbrio em todas as relações. Essa é uma das compreensões básicas que promove saúde, alegria e leveza à todos os que pertencem a um sistema. Dar e receber nos relacionamentos é viver o amor. Dar é amar. Receber é amar. Compreender o equilíbrio nas relações de trocas, trata-se de viver a ética do compartilhar de forma fluida e consciente. Aqui o dar tem a medida que o outro pode  receber e retribuir, de tal forma que a relação tenha vida saudável e longevidade. 

Aqui no Instituto Ipê Roxo contamos com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e formada principalmente por Consteladores Sistêmicos, que vivenciam diariamente os ensinamentos trazidos por Hellinger. 

instituto ipê roxo psicólogos terapeutas constelação familiar

Também apoiamos trabalhos voluntários como Consteladores e professores, auxiliando na ampliação dessa perspectiva para além do espaço do Instituto.

Nos cursos e serviços oferecidos, tem-se como foco principal promover o desenvolvimento pessoal dos nossos alunos e clientes. Privilegiamos, sempre que possível, o contato estreito entre os participantes e os professores. Por essa razão, nossos cursos possuem turmas com o número restrito de vagas. 

O que recebemos de aprendizado tem importância fundamental, pois procuramos ensinar e repassar com o mesmo zelo. Com nosso trabalho, queremos tocar o maior número de pessoas, para que todos que chegarem ao Instituto Ipê Roxo, obtenham o nosso melhor e assim, vivam o seu melhor também.

Com humildade, seguirão o saber de que a constelação é um processo que segue movimentos sistêmicos internos. Uma experiência profunda, lenta e longa. O tempo vai amorosamente promovendo uma evolução humana, a partir do campo de memórias familiares de amor, de dor, de lutas e de lealdades sistêmicas ocultas. Sem pressa, nossos alunos e clientes seguem no tempo e ritmo de seus próprios sistemas.

Veja  como o instituto têm beneficiado mais de 1.000 psicólogos e terapeutas por meio do trabalho com a constelação familiar.

 

Com a palavra: os clientes do Instituto Ipê Roxo

São inúmeros os relatos de quem passa por aqui e vive experiências com a Constelação Familiar. 

instituto ipê roxo psicólogos terapeutas constelação familiar

Confira o que os próprios clientes do Instituto Ipê Roxo descrevem sobre a vivência realizada:

– Roberta Miscow, Advogada e Terapeuta Floral: Com a formação em Constelações Familiares, estou aprendendo a encontrar o meu lugar: no meu relacionamento com a minha família de origem, com o meu marido, com os meus trabalhos. São lições que aprendo e vou internalizando a cada módulo do curso. Sinto que, em alguns aspectos, as pessoas com quem convivo também crescem – não porque elas mudaram ou eu as mudei; mas porque eu mudei na forma de me relacionar com elas. (…) Recomendo bastante esse curso, independente se a pessoa quer se tornar consteladora ou não. É um curso para a vida.” 

– Josiane Steinmetz, Psicóloga: A cada cliente que constela eu me sinto influenciando de forma profunda nas transformações de sua alma e recebendo influência deles para continuar, devido às mudanças que ocorrem. E poder acompanhar o antes no processo terapêutico, o durante nas constelações e o depois, tem sido uma experiência riquíssima.” 

– Olésia Lisboa, Psicóloga: A cada módulo me sinto mais encantada e satisfeita com a proposta destes profissionais que compartilham seus saberes teóricos e vivências com amorosidade e competência. Sou muito grata por estar fazendo parte desta formação.” 

– Maria Emília Rossa, Advogada e Terapeuta Holística: Quando eu me iniciei nessa seara dos ensinamentos de Hellinger, ele já anunciava a Hellinger Sciencia e a nova Constelação Sistêmica, hoje adotada por escolas, terapeutas, médicos, empresas, advogados e magistrados em vários países. Tudo isso é muito percebido pelos Professores do Instituto Ipê Roxo. As dinâmicas das aulas possibilitam que cada um dos formandos, de acordo com seu próprio fluir, se abra às mudanças em si e perceba a ressonância em seu campo familiar/escolar/profissional.” 

 

Trabalhando o desenvolvimento humano individual e coletivo

O desenvolvimento humano é a essência do Instituto Ipê Roxo, que atua tanto no âmbito coletivo quanto no individual. Nossa dedicação de entrega é intensa, acompanhada com vivências para que haja uma conexão com os recursos que cada aluno e cliente possui. A Constelação Familiar  é desenvolvida em grupos ou de forma individual. Essas modalidades exigem data e horário para agendamento. Há possibilidade de inscrição para constelar e/ou participar. 

A Constelação Familiar individual acontece apenas com o constelador e a pessoa interessada em constelar. É uma escolha orientada tanto pela necessidade de um atendimento mais rápido ou por necessidade de maior privacidade, evitando assim expor seus temas. 

instituto ipê roxo psicólogos terapeutas constelação familiar

No atendimento individual, alguns recursos auxiliam na realização da representação de cada membro do sistema constelado, como bonecos e outros acessórios. As peças são colocadas de acordo com as figuras e imagens que o cliente encontra  em seu sistema familiar. O constelador acompanha com com suas percepções e observações o que surge durante a sessão realizada.

Quando um tema é constelado, o campo de amor que pertence ao sistema é acessado em pouco tempo. O que se mostra é percebido e acompanhado por ambos: constelador e o cliente. 

 

Cursos presenciais com Formações e Treinamentos de qualidade

Por meio de cursos presenciais, formações, treinamentos, workshops, seminários, grupos de estudo e constelações, o Instituto Ipê Roxo já ajudou mais de 1.000 psicólogos e terapeutas a conduzirem suas vidas e profissões de forma mais leve e próspera.  

Não existe nada melhor do que aquilo que é… o que é, é o maior.”
Bert Hellinger, Ordens de ajuda, pg 162.    

Ampliando o olhar sistêmico, com um profundo SIM à vida, nossos alunos acessam os emaranhamentos de suas próprias famílias. Se permitem entrar em contato com padrões, doenças que se repetem de geração em geração. Confrontam-se com traços e heranças genéticas, dramas, bem como as potencialidades e qualidades que recebem de seus antepassados. 

Com todas essas experiências vivenciadas de forma consciente, o aprendizado que ganham segue com eles, influenciando por extensão a seus clientes também. 

instituto ipê roxo psicólogos terapeutas constelação familiar

Os workshops também são uma maneira de experimentar e vivenciar as dores humanas, que muitas vezes impedem o êxito, a saúde e os bons relacionamentos. São imersões fortes e profundas. 

Durante a atividade, há compreensões sobre os seguintes temas: saúde e doença; trabalho, profissão e empresas; obstáculos da vida cotidiana; relação de casal; pais e filhos e as Leis da Vida de Hellinger.

O Instituto Ipê Roxo oferece também soluções para o desenvolvimento humano, mediante palestras e treinamentos nas seguintes áreas:

  • Direito Sistêmico ;
  • Saúde Sistêmica;
  • Educação – Pedagogia Sistêmica; 
  • Organizações
  • Cursos vivenciais
  • Formação em Constelação Sistêmica Familiar.

Assim, psicólogos e terapeutas possuem uma série de opções para melhor desenvolverem suas habilidades, carreiras e vidas a partir dessa visão sistêmica. 

São cursos que exploram uma nova postura que irá desenvolver um olhar sistêmico. Todos são convidados a andar um pouco mais, encontrar um olhar além do que se mostra na superfície. Os cursos são acompanhados de docentes altamente capacitados, já tendo participado de inúmeros treinamentos, inclusive com Bert Hellinger.

 

Equipe multidisciplinar de profissionais e consteladores sistêmicos

Trabalhando em grande integração e harmonia, a equipe multidisciplinar do Instituto Ipê Roxo está sempre em busca de novos conhecimentos e capacitações. 

instituto ipê roxo psicólogos terapeutas constelação familiar

Confira um pouco da experiência do nosso corpo docente:

  • Maria Inês Araújo Garcia Silva: Sócia fundadora do Instituto Ipê Roxo e co fundadora do Programa Educando Nossos Filhos. Maria Inês é Consteladora Sistêmica Familiar há 11 anos com Formação pelo Instituto de Filosofia Prática Peter Spelter (Brasil – Alemanha) e possui treinamentos com Bert Hellinger e Sophie Hellinger (Alemanha), Joan Garriga Bacardi (Espanha). Psicóloga clínica com 40 anos de experiência no atendimento de famílias, casais e grupos terapêuticos, professora dos cursos de formação em constelação sistêmica.
  • Sonia Suzana Caldas de Farias: É Psicóloga, Contoterapeuta e Consteladora Sistêmica. Pós-graduada em Terapia de Casal e Família pelo Instituto Phileo de Psicologia. Possui Formação em Constelação Familiar pelo Instituto de Filosofia Prática Peter Spelter. É co-fundadora do Instituto Ipê Roxo. Fez treinamentos no Brasil com Bert e Sophie Hellinger no II Intensivo Hellinger Science na Espanha. Em sua carreira possui diversos treinamentos como: Pedagogia Sistêmica com Marianne Franke-Gricksch/Br e Psicogenealogia com Maura Saita Ravizza. Trabalha com contos e constelações como base de todo o seu trabalho e também acompanha grupos de mulheres com o livro ‘Mulheres que Correm com os Lobos’, da Dra em psicanálise Clarissa Pinkola Estés. Atualmente ministra a Formação em Contoterapia no Instituto Ipê Roxo ao lado de Paulo Pimont Berndt.
  • Ana Cristina Garlet: Ana Cht Garlet é advogada, consteladora familiar e organizacional. Tem mais de 25 anos de experiência no universo empresarial. Dedica-se ao estudo e pesquisa da obra de Hellinger há mais de 10 anos, pois encontrou nela as respostas para aqueles casos em que, mesmo com todas as possibilidades e qualificações, seus clientes não conseguiam avançar. Seu propósito é acompanhar profissionais, líderes e empresas para que encontrem sua própria força e alcancem seu potencial de realização e contribuição a serviço da vida. Cursou MBA em Gestão Empresarial e em Finanças e Mercado de Capitais, ambos pela FGV. É co-fundadora do Instituto Ipê Roxo e também Co-fundadora do Ipê Empresarial. Fez formação em Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais com Peter Spelter e foi treinada por Bert e Sophie Hellinger na Alemanha, México e Brasil.
  • Paulo Pimont Berndt: Sócio fundador do Instituto Ipê Roxo e psicólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Paulo é Terapeuta de casais e famílias, Constelador Familiar pelo Instituto de Filosofia Prática Peter Spelter e formado em Direito Sistêmico pela Hellinger Schule. Professor em Constelações Familiares no Instituto Ipê Roxo, Paulo foi pioneiro nacional na aplicação das Constelações na Justiça Federal e pioneiro Catarinense no Tribunal de Justiça.
  • Geiziane Barcelos: Psicóloga (UNIVALI) e Mestre em Ciências Médicas (UFSC), possui diversos cursos e formações na área clínica e educacional. Trabalhou como psicóloga escolar, coordenadora e professora em escolas pública e particulares, bem como lecionou no Curso de Formação de Oficiais da PMSC. Geiziane participou da equipe interdisciplinar do Núcleo Desenvolver (HU/UFSC), avaliando crianças com dificuldades de aprendizagem. É professora da Formação em Constelações Familiares do Instituto Ipê Roxo e também uma contoterapeuta, com participação nos grupos de estudos do livro de Clarissa Pinkola Estés, “Mulheres que correm com os lobos”.
  • Gabriela Felippe: Possui Mestrado e Doutorado em Odontologia e pós-graduação em Constelação Familiar, Contoterapia, Biodecodificação Dental e Bio Psicogenealogia. É professora nos cursos de formação em constelações familiares e também facilitadora de grupos terapêuticos e workshops teórico-vivenciais. Gabriela exerce trabalho voluntário com as constelações em grupos terapêuticos e oficinas em Fóruns, na Justiça Federal e no Presídio Feminino (SC);
  • Letícia Linhares: Psicóloga, empresária e consteladora sistêmica. Empreendeu pela primeira vez aos 18 anos. Atuou na Gestão de Pessoas e mais tarde fundou o Ipê Roxo Terapêutico, formando o primeiro núcleo de consteladores em SC. Atuou na criação e desenvolvimento da Hacienda Branca Vineyard Estates, Portugal e na F1, no setor da industrial. Letícia tem MBA em Gestão Empresarial /ESAG e Constelações Sistêmicas segundo Bert Hellinger pelo Instituto de Filosofia Prática Peter Spelter e com o próprio Bert Hellinger em Barcelona.

Apoio a iniciativas em prol da ampliação da visão sistêmica

Uma das iniciativas apoiadas pelo Instituto Ipê Roxo é a Oficina Conversas em Saúde. Uma parceria entre o Instituto com uma unidade de Saúde do SUS, no bairro Ipiranga na cidade de São José – SC. Trata-se de um trabalho voluntário que lança um novo olhar para as questões ocultas que envolvem as dinâmicas que atuam em nossa saúde.

Dentro desta nova visão, o convite é contemplar o lugar para onde se dirige olhar das doenças reconhecidas com sistêmicas. As doenças mostram os caminhos que a família precisa trilhar para incluir alguém que tenha sido, excluído ou esquecido. Esse membro faz parte, pertencem, porém distanciou-se, mas a alma da família sabe, e jamais o esquecerá. A Constelação instrui a incluir a todos, apesar das dores ou diferenças.

A Oficina Conversas em Saúde é recorrente e aberta para os pacientes, equipe de saúde e comunidade. A atividade leva aos frequentadores informações sobre as dinâmicas que influenciam nossas vidas e nossa saúde, revelando a força do vínculo familiar.

 

Uma mudança de postura que transforma vidas!

Os cursos e demais formações oferecidas pelo Instituto Ipê Roxo, são uma jornada de progresso para a vida de psicólogos e terapeutas, assim como impactam também outras pessoas e profissionais.

instituto ipê roxo psicólogos terapeutas constelação familiar

Já nos primeiros encontros é possível perceber o que pode estar prejudicando seu dia a dia e carreira, e direcionar seu foco de vida.  Com o resgate da nossa história familiar, é possível buscar por ações positivas para o futuro. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre o Curso de Formação em Constelação Familiar oferecido pelo Instituto Ipê Roxo. Para tal, basta preencher o formulário abaixo. Seu futuro e o das pessoas que você cuida, agradece!


Deixe uma resposta

Open chat
1
Olá! 😊
Como podemos lhe ajudar?
Powered by
%d blogueiros gostam disto: