5 motivos para você fazer a Formação em Constelação Familiar

5 motivos para fazer a formação em Constelação Familiar, um curso especial para  seu desenvolvimento pessoal e profissional, pelo Instituto Ipê Roxo de Desenvolvimento Humano.


O curso de Formação em Constelação Familiar segundo Bert Hellinger, oferecido por nós do Instituto Ipê Roxo, é muito especial.

A cada turma, vemos como os conhecimentos e a postura dos ensinamentos de Hellinger trazem uma nova possibilidade dentro daquilo que já pertence à vida de cada aluno que passa pelas aulas e vivências.

Dentro de uma infinidade de objetivos trazidos por cada um, vemos as realizações que chegam ao fim do curso: alunos que decidem se tornar Consteladores, profissionais de todas as áreas que tomam a postura dos ensinamentos de Hellinger em seu ambiente profissional, familiares que se reencontram e se organizam dentro do seu lugar de direito.

São tantos resultados em tantos níveis, que ficamos cada vez mais seguros da qualidade do serviço que oferecemos e da força do conhecimento das Constelações.

E ainda que este seja um trabalho para o nosso “interno”, percebemos seus reflexos na vida diária de cada aluno que passa por aqui, e nos alegramos com este novos movimentos.

E para aquelas pessoas que sentem o chamado, que de alguma forma sua curiosidade tem atraído para se aproximar da Constelação Familiar, mas que sentem dúvida ou incerteza, preparamos uma pequena lista onde falamos de 5 bons motivos para ajudar na sua decisão.

Quantas vezes você já sentiu perdido, com seu pertencimento ameaçado em relação a algum grupo? As vezes, até mesmo na sua família?

Um dos pontos centrais da filosofia de Hellinger é sobre o seu lugar. Isso se manifesta na sua família, no seu trabalho, nos seus relacionamentos.

Quando estamos cientes do nosso lugar, automaticamente também passamos a respeitar o lugar dos outros, e nesse movimento, os conflitos diminuem.

Estar ciente do seu lugar, se em um primeiro momento parece algo restritivo, na prática, vemos justamente o contrário: há uma força especial em aceitar o que é seu para si. Isso serve para as dificuldades, mas também para o benefícios que a vida oferece para nós, diariamente.

Aquilo que é bom também pode nos encontrar, pois estamos prontos para receber. Não invadimos o espaço do outro, e aceitamos sem culpa o que é nosso. Essa é força da ordem na nossa vida.

O conhecimento da Constelação Familiar é também chamado de Conhecimento Sistêmico. Ele olha para os humanos como seres sociais que somos e como essas interações nos moldam e nos influenciam.

Hellinger traz esse olhar, principalmente, para dentro do nosso sistema familiar. E como essas interações e as histórias construídas desde nossos antepassados, passando por nós e para os que virão depois, são acumuladas e nos influenciam todos os dias.

A partir do macro, vamos chegando ao micro. Como pequenas interações ou comportamento escondem uma fidelidade a algo muito maior. Como as pessoas de uma rede familiar interagem para além das palavras e muitas vezes se influenciam pelo simples fato de pertencerem a um mesmo sistema.

Essa influência está para além do racional, muitas vezes lidando com o emocional no primeiro plano. E a medida que vamos caminhando nos módulos, vamos encontrando a profundidade do nosso vínculo familiar atuando em nós.

Da mesma forma, olhamos para frente. E se em nosso sistema familiar de origem, no sistema que construímos passamos a exercer uma grande influência naqueles que vêm depois. E com isto, nossa responsabilidade aumenta.

Este curso possibilita vivenciar esta profundidade, e também a encontrar o nosso lugar nela.

Muito dos nossos alunos que fazem este curso não são da psicologia. São profissionais de diversas áreas que encontram nas Constelações Familiares de Hellinger uma forma de se colocar melhor em seus relacionamentos diários.

Em nosso curso, cada módulo tem um tema: família, relacionamentos, trabalho, sucesso, saúde, entre outros. E a cada módulo, vamos ampliando nosso olhar para muitas manifestações dos vínculos em cada um desse setor.

Descobrimos que o sucesso não está ligado apenas ao esforço pessoal ou às possibilidades oferecidas.

Que o relacionamento pode fracassar, mesmo que haja um verdadeiro amor entre os dois. Ou mesmo, que casais separados permanecem vinculados para sempre. Que a saúde está à serviço do afeto, e não apenas ligado à questões físicas.

De tema em tema, nosso campo de visão se amplia para algo muito grande a muito humanos. Como seres sociais que somos, nossas interações se mostram como pontes para muitos aspectos do “eu”. E este olhar, sobre os vínculos, é um dos grandes tesouros oferecidos por Bert Hellinger no seu campo de estudo.

A pergunta é: se existe a boa ajuda, é justo dizer que existe a má ajuda?

Com as constelações familiares descobrimos que sim. Mas também já observamos isto em nossa vida. Quantas vezes, com nossas melhores intenções, nos envolvemos em ajudas em que o resultado não foi positivo, nem para nós, nem para aqueles que direcionamos nossa ajuda?

Isso porque, para este conhecimento sistêmico, existe uma boa postura de ajuda, e ela tem limites nas possibilidades de ajuda.

Uma ajuda sem limites pode se tornar uma invasão dentro do processo pessoal do outro. E neste movimento de auxílio, acabando gerando mais uma barreira no desenvolvimento da outra pessoa.

A Formação em Constelação Familiar trabalha com este conhecimento para auxiliar os alunos a encontrar o lugar da boa ajuda, não interferindo mas apenas acompanhando amorosamente o cliente, ou qualquer outra pessoa que se encontra numa postura de necessidade de auxílio.

É um desafio ligado também aos nossos vínculos familiares, mas quando descobertos e desenvolvidos, trazem uma força maior que contribuem para o próprio desenvolvimento pessoal e para os outros que chegam até nós.


Algo que a Formação em Constelação Familiar de Hellinger nos cede com muita gentileza é o contato com nossa responsabilidade pessoal e o nosso lugar no nosso sistema familiar, profissional e na vida como um todo.

A combinação destas características nos abre a porta para uma vida mais significativa e mais leve.

Leve pois estamos preparado para enfrentar o que nos pertence, ou aquilo que se mostra para nós em nosso caminho. Mesmo quando a situação em sí é difícil.

Ao mesmo tempo, quando reconhecemos isto em nossa vida, e os conhecimento de Hellinger nos ajudam a chegar neste ponto, também reconhecemos isto na vida dos outros. Isso significa que nos tornamos mais fortes e acreditamos também que os outros são capazes de resolver o cabe para cada um.

Ao não nos ocupar o que é dos outro, permitimos o nosso crescimento. Estamos à disposição, dentro do nosso lugar e dos limites que isso representa, e também permitimos aos outros o mesmo movimento.

Em algum lugar há uma intersecção. Onde todos se encontram e segue adiante. Cada um com o que lhe pertence.


O Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano é pioneiro em Florianópolis no trabalho com as Constelações Sistêmicas, uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica. Foi criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo.

O resultado desses estudos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo. Que se baseia em um conjunto de leis naturais que regem o equilíbrio dos sistemas. Leis estas que o próprio Bert gosta de chamar de “Ordens do Amor”.


✅ Turmas com número limitado de alunos (máximo de 45 alunos por turma), permitindo atenção e desenvolvimento centrado na experiência do aluno com as Constelações Familiares;

✅ Quadro de professores altamente qualificados, com habilitação em diversas áreas terapêuticas e com treinamentos feitos no Brasil e na Europa. Nosso corpo docente possui grande experiência na aplicação da Constelação Familiar em atendimento terapêuticos, com mais de 170 workshops realizados, além de cursos, treinamentos e oficinas;

✅O curso é realizado na sede do Instituto: um lugar preparado com cuidado e conforto especialmente para os alunos. Em todos os dias de aula, o coffee break é cuidadosamente preparado pela equipe do Instituto.

✅ O curso inclui exercícios e práticas para que o aluno possa desenvolver a confiança necessária para trabalhar como facilitador de Constelação Familiar;

✅ Há a oportunidade de acompanhar o trabalho de núcleos que conduzem atividades voluntárias no campo do Direito Sistêmico (Justiças Federal e Estadual) e também em projetos desenvolvidos na área da saúde (Posto de Saúde do SUS);

✅A coordenação pedagógica é realizada por Maria Inês Araújo Garcia Silva, psicoterapeuta com 40 anos de experiência clínica e professora convidada em universidades e cursos de pós-graduação do sul do Brasil;

✅ Há acompanhamento e supervisão especializados para a construção do artigo de conclusão do curso;

✅ Há um ambiente de forte troca de experiências entre alunos, sendo grande parte deles profissionais destacados de diversas áreas de atuação e de diferentes estados do país.


Pertença a esse grupo. Aprenda a Constelação Familiar.

Entre em contato com um conhecimento que tem força para auxiliar você a ser um profissional com um olhar que vai para além do que está na superfície.


O curso de Formação em Constelação Familiar segundo Bert Hellinger do Instituto Ipê Roxo é formado por seis módulos de 3 dias cada um, que ocorrerão sempre às sextas, aos sábados e aos domingos.

Os módulos abrangem os principais campos de trabalho da Constelação Sistêmica. Vamos olhar para temas como: famílias, pedagogia, saúde, direito e empresas.

Cada módulo possui a exposição do conteúdo, exercícios e constelações, sempre conduzidas pelos professores.

Este é um grande benefício deste curso: o trabalho pessoal que cada aluno realiza durante sua caminhada de Formação. Os temas trabalhados nas constelações são, em sua maioria, temas trazidos pelos alunos.

Assim como descreve Hellinger, não há constelação para apenas uma pessoa. E, assim, o grupo se desenvolve e aprende em conjunto.

“Nos fins de semana dos módulos ficamos imersos nos assuntos abordados e é impossível sair de lá no domingo do mesmo jeito que entramos na sexta-feira. Saímos mais ricos, sem dúvida.”

João, Administrador e aluno da formação em Constelação Familiar

▶Faz parte da nossa filosofia de trabalho orientar os alunos durante o curso para que eles primeiro trabalhem suas questões para depois poderem trabalhar com as outras pessoas.

▶Muitos alunos se formam consteladores familiares e agregam esta formação ao trabalho que já executam, seja em empresas, em escritórios de advocacia e consultoria, em consultórios terapêuticos e médicos, em escolas e ou em outros âmbitos profissionais.

▶ Esta é uma formação que habilita o aluno para trabalhar como facilitador de constelações, assim como permite ampliar o olhar, as habilidades de liderança e a compreensão das relações humanas, o que fortalece todo o trabalho que realizamos, independentemente da área de atuação.

▶Os alunos que vivem esta experiência da Formação sempre comentam sobre o quanto tem sido transformador viver este processo. Temos certeza de que o curso será uma experiência surpreendente para você também!

Sim! Você é bem vindo aqui!



Serviço

Módulo 1 – 11, 12 e 13 de setembro 2020
Módulo 2 – 04, 05 e 06 de dezembro 2020
Módulo 3 – 05, 06 e 07 de março 2021
Módulo 4 – 18, 19 e 20 de junho 2021
Módulo 5 – 17, 18 e 19 de setembro 2021
Módulo 6 – 10, 11 e 12 de dezembro 2021

Local: Instituto Ipê Roxo – R. Prof. Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 706 – Itacorubi, Florianópolis – SC

Módulos de Curso: 6 módulos de sexta a domingo

Carga horária: 158 h

Pré-requisitos para certificação

Módulos vivenciais e horas de workshops Além de cursar os 6 módulos, para receber o certificado é obrigatório vivenciar no mínimo 64 horas de participação em Workshops Vivenciais de Constelações, podendo ser cumpridas no Ipê Roxo ou em eventos de colegas, mediante comprovação.

Artigo de conclusão É solicitada a apresentação de um artigo escrito sobre a experiência vivida durante a Formação ou sobre um tema relacionado aos módulos estudados.

Elaboração de Artigo de Conclusão – (Carga horária: 20 horas)

Carga horária total do curso: 158 h

Investimento

CONDIÇÃO DE LANÇAMENTO ATÉ 10/06/2020 – Matrícula de R$ 200,00 + 15 X R$ 752,00 e, se você preferir pagar a primeira parcela até 10/06, você fica isento da taxa de matrícula

A partir de 11/08/2020 – Matrícula de R$ 200,00 + 10 X R$1.127,00
PARCELADO EM 3X – Matrícula de R$ 200,00 e valor do curso com 3% de desconto

 

Para garantir sua vaga, é necessário realizar o pagamento da taxa de matrícula (ou o valor da primeira parcela, se você escolher a condição de lançamento) na conta abaixo e enviar o comprovante do depósito bancário para o WhatsApp 48.91770079 ou e-mail contatoiperoxo@gmail.com.

Unicred (Banco 136)
Agência: 1104
Conta: 18728-3
CNPJ: 28.188.726/0001-19
Instituto Ipê Roxo


Será uma alegria receber você – e seu sistema – aqui e participar do seu crescimento humano e profissional. Este é um serviço que realizamos com alegria e satisfação e um grande senso de propósito. Seja bem-vindo!


Ficou com alguma dúvida?

Utilize o formulário abaixo para falar conosco.

Acompanhe o conteúdo do Ipê Roxo no nosso Facebook e no nosso Instagram

 

Deixe uma resposta

Open chat
1
Olá! 😊
Como podemos lhe ajudar?
Powered by
%d blogueiros gostam disto: