LANÇAMENTO: Capacitação em Saúde Sistêmica

Capacitação em Saúde Sistêmica

O que adoece e o que cura?

Olhamos com respeito para os profissionais que diariamente entram em contato com questões profundas da vida humana e das disfunções de nossa saúde. Porém, uma pergunta nos toca profundamente: onde reside a capacidade de cura e de recuperação de pacientes enfermos?

Será que ela está nas mãos destes profissionais? E será que esta visão não torna a prática da medicina, da psicologia, da fisioterapia, entre muitos outros campos da saúde, mais pesada?

A abordagem das Constelações Sistêmicas afirma: “A doença está sempre à serviço da saúde “. Mas o que isso quer dizer?

Esse curso responderá às questões comuns no dia a dia dos profissionais da saúde, conforme a visão sistêmica de Bert Hellinger, que encontra resultados cada vez mais positivos no campo da saúde.

Esta visão de forma alguma busca substituir o conhecimento científico de tratamentos e conhecimentos sobre as nossas questões de saúde. Muito pelo contrário: a Constelação Sistêmica busca trazer um ponto de apoio para profissionais e pacientes no processo de tratamento de suas questões.

E por que isso é importante?

O que verificamos em nossa prática de mais de 11 anos é que a postura sistêmica que aprendemos com as constelações, auxilia na criação de um ambiente interno mais propício para a cura. Isto é, o paciente se torna, internamente, mais aberto para a eficiência do tratamento.

Isto acontece porque muitas vezes nos guiamos para as doenças por questões profundas de nosso inconsciente. E, enquanto não olhamos e não entendemos esses movimentos, o corpo busca outras formas de nos “avisar” sobre este assunto. Este lembretes do corpo vêm de forma frequente a partir de questões de saúde.

Para o profissional de saúde, trabalhar com a postura sistêmica se torna uma grande base que permite realizar o seu trabalho com olhar aprofundado, com mais leveza e conexão com o cliente.

Essa postura e esse conhecimento serão trabalhados no nosso curso de Capacitação em Saúde Sistêmica.

Nosso corpo traz em si os recursos para sua recuperação diante das doenças que denunciam questões sistêmicas.

Saber ler o que o corpo nos comunica, a voz de nossa alma que fala sobre possibilidade de evolução através, por vezes, de um sintoma, uma doença, é fundamental para que alcancemos a verdadeira saúde de forma integral.

Trata-se de uma visão transformadora, mas não necessariamente nova, que mostra a força dos vínculos de amor dos clientes e profissionais da saúde a serviço de seu sistema familiar de origem, afim de garantir o pertencimento a quem foi esquecido ou excluído. É um caminho por vezes de dor e sofrimento.

Baseados nas constelações sistêmicas familiares, ampliaremos o olhar para as doenças, os pacientes, os profissionais de ajuda e organizações onde este serviço de amor acontece.

Objetivo do curso

O curso de capacitação em saúde sistêmica do Instituto Ipê Roxo, tem por objetivo capacitar os profissionais da saúde e consteladores a ampliarem sua prática terapêutica sob a visão das constelações sistêmicas familiares na área da saúde.

Este curso não tem como objetivo formar consteladores, mas sim, auxiliar o profissional da área da saúde e também consteladores formados a se desenvolverem no olhar sistêmico para a saúde de seus pacientes e clientes.

O aluno, nesta capacitação, acessará um conhecimento profundo sobre o que move as pessoas à doença, considerando a particularidade de cada sistema abordado. Desta forma, estarão com seus olhares mais disponíveis para o que se manifesta para além dos sintomas físicos e, assim, poderão acompanhar o paciente em seus quadros de sofrimento e dor de forma ampla e inclusiva.

Da mesma forma, ao olhar para a instituição ou organização na qual você está incluído, através da abordagem das constelações, aprenderá como alcançar equilíbrio e sucesso tanto econômico quanto interpessoal em sua organização.

Ao término do curso, os participantes estarão aptos a:

  • Identificar dinâmicas sistêmicas que comprometem a saúde física e emocional de seus clientes, podendo:
    – Encaminhá-los, quando necessário, para a constelação;
    – Obter maior eficiência terapêutica em casos difíceis.
  • Utilizar a postura de observância às 3 leis da vida como caminho de equilíbrio em relação:
    – ao paciente;
    – à instituição;
    – à si mesmo, otimizando sua saúde e harmonia pessoal em sua atividade profissional cotidiana.
  • Ser um multiplicador da postura de respeito as três leis do amor.

Inscreva-se

http://bit.ly/CapacitaSaudeSistemica


Programa

O curso está organizado em 4 Módulos presenciais de três dias cada, que contemplarão:

1°Módulo – 06, 07 e 08 de Março 2020
“ A visão sistêmica fenomenológica das constelações familiares”
– Bases cientificas;
– As 3 leis do amor de Bert Hellinger;
– Psicogenealogia – A força da transgeracionalidade.

2° Módulo – 15, 16 e 17 de Maio 2020
“Onde a medicina se encontra com a constelação familiar?”
– A nova medicina de Hammer;
– Medina integrativa e resiliência;
– Biopsicogenealogia.

3° Módulo – 17,18 e 19 de julho 2020
“O quê adoece, o quê cura?
– Sintomas;
– Doenças;
– Transplantes, implantes;
– Fertilização in vitro;
– A base da vida saudável: Amor que cura.

4°Módulo – 21, 22 e 23 de agosto 2020
“Postura do profissional de ajuda”
– Ética, diagnóstico, prognóstico;
– As doenças mais comuns dos profissionais de ajuda;
– Hierarquia – organizacional;
– Ordens de ajuda.

Equipe docente

Maria Inês Araújo Garcia Silva – Psicóloga e Consteladora Sistêmica

Maria da Graça Araújo Garcia – Médica e Consteladora Sistêmica – CRM 13223/PR. Atua como Médica de Família e Comunidade na Secretaria de Saúde de Curitiba/PR.

Dra Gabriela Felippe – Dentista, Doutora em Odontologia e Consteladora Sistêmica

Isabel Cristina Mazzolli – CRM-SC 4172 – médica orientada pela Antroposofia, com especialização em Homeopatia e Consteladora Sistêmica

 

Metodologia do curso

Este curso é sobretudo vivencial, no qual, de forma prática, a teoria será experimentada tanto com o uso de exercícios sistêmicos quanto em constelações, onde os conteúdos serão revisitados e cada participante terá a oportunidade de trabalhar e fortalecer seu lugar profissional e pessoal.


Inscreva-se

http://bit.ly/CapacitaSaudeSistemica


Trabalho de conclusão

É necessário ao aluno, além da vivência no curso, desenvolver estudos autônomos, que serão estruturados pelos professores.

Esses estudos autônomos visam que o aluno conecte a parte vivencial com os conteúdos teóricos e, assim como sua síntese interna, deverá registrar suas impressões, reflexões sobre o tema em um artigo a ser entregue.

Cada aluno deverá apresentar, até 21 de julho de 2020 (1 mês antes do último módulo) um artigo de conclusão de curso.

Algumas observações sobre este trabalho:

  • Os artigos deverão cumprir as normas da ABNT para artigos;
  • Mínimo 10 páginas;
  • Os temas deverão ser abordados a partir dos conceitos teóricos alicerçados nas constelações familiares de Bert Hellinger;
  • É possível utilizar outras abordagens teóricas como viés compreensivo, para ampliar os temas;
  • É importante, que os temas também sejam conectados com as vivências pessoais de cada aluno em relação ao tema durante o processo da capacitação;
  • Os artigos deverão ser entregues em tempo hábil para as correções e sugestões pertinentes (no máximo um (1) mês antes do módulo de conclusão do curso)


Capacitação em Saúde Sistêmica do Instituto Ipê Roxo.

Curso em 4 módulos de 3 dias cada.

Serviço

  • 1°Módulo – 06, 07 e 08 de Março 2020
  • 2° Módulo – 15, 16 e 17 de Maio 2020
  • 3° Módulo – 17,18 e 19 de julho 2020
  • 4°Módulo – 21, 22 e 23 de agosto 2020

Sempre as sextas, sábados e domingo, das colocar horário

Valores

Taxa de Matrícula = R$ 280,00 * (A vaga só é garantida após o pagamento da taxa de Matrícula, que não é reembolsável em caso de desistência) –
Escolha a forma ideal para você:
As condições de pagamento parceladas podem ser feitas com cheque ou cartão. Na opção estendida só é possível pagar com cheques.


Quero me inscrever na Capacitação em Saúde Sistêmica!

Entre em contato e solicite mais informações.

Deixe uma resposta