Constelação Organizacional e o sucesso da empresa

Levar a visão sistêmica para dentro da sua empresa poderá ser um passo surpreendente. Porque dizemos isso? A experiência nos mostra que o conhecimento sistêmico trazido por Bert Hellinger tem auxiliado a revelar o que está oculto, atuando de forma invisível para bloquear ou impedir o crescimento das organizações.

Oculto, e ainda assim, presente.

Invisível, mas todos sabem que “tem algo acontecendo ali”.

Toda empresa possui por si só, o seu campo de informação. Este é formado pelo movimento inicial de criação do negócio, pela história de vida do empreendedor, pelo setor em que atua, pelo campo dos colaboradores e pelo resultado da soma de todas estas influências. Este resultado é algo próprio e único de cada organização.

O conhecimento da Constelação Organizacional auxilia a reconhecer o que está neste campo e que muitas vezes atua como uma força invisível, e isto se torna uma fonte de insights para a tomada de decisão estratégica do negócio.

Boas informações são a base de boas decisões. E alcançar as boas informações, intimamente ligadas com a verdade da sua empresa, é o propósito oferecido pela Constelação Organizacional.

 

Uma dúvida: o nome desta ferramenta

 

A Constelação Organizacional é uma derivação do conhecimento sistêmico trazido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger chamado constelação familiar. Porém, com foco de aplicação nas organizações.

A constelação familiar encontrou sua primeira aplicação no campo da terapia familiar, sendo mais tarde levada com sucesso para outros campos, como as organizações e assumindo o nome “Constelação Organizacional.”

Então, se à primeira leitura a palavra “constelações” pode levar a um estranhamento, é bom notar que nada há de esotérico neste conhecimento. A palavra “constelação” serve como um significado abrangente para “posicionamento”. Em realidade “colocar os membros de um sistema em sua posição” é o nome inicial que Bert deu a este trabalho.

Uma das mais fortes características deste método é justamente o posicionamento de cada peça no sistema. Ele fornece o caminho para localizar e entender o papel de cada um no sistema, e como esse papel está vinculado a um lugar.

Uma vez que este lugar é visto e integrado, maiores as chances do seu entorno fluir bem.

O Sistema

 

Outra grande capacidade que este conhecimento traz é permitir visualizar as relações entre as muitas partes de uma organização, como setores, áreas e grupos de colaboradores.

Com isto é possível identificar os locais que necessitam receber por parte dos gestores, uma ação  mais direcionada com o problema real, ou o “sintoma” do que se manifesta ali.

Organizações empresariais são grandes sistemas. Desde as de pequeno porte até grandes multinacionais, as empresas se estruturam em redes de colaboradores unidas por um objetivo em comum.

O conhecimento de Hellinger permite olhar de forma profunda para esta rede e sua autoinfluência. E como um grupo que é, independente do tamanho, ela possui também um campo de informação que influencia a todos os integrantes, que podemos chamar de “Inconsciente organizacional”.

O “Inconsciente Organizacional”

 

É este campo, invisível e que tem forte atuação sobre o sistema que o originou. Um campo que, muitas vezes, determina a repetição de ocorrências dentro da empresa. A rotatividade de funcionários, dificuldades de gestão, problemas com as vendas ou outros pontos que podem precisar da atenção do gestor.

A Constelação Organizacional permite olhar para o que está no pano de fundo da empresa. Permite ver o que atua neste inconsciente e então adaptar as diretrizes para que seja possível gerir e decidir com mais clareza.

Por este mesmo motivo, esta é uma ferramenta excelente para momentos onde é necessário um ajuste de rota na empresa, mas sua aplicação não se limita somente a estes momentos.

Muitas empresas, em todo o mundo, já utilizam a constelação organizacional como ferramenta de informação no dia-a-dia da gestão, permitindo que o sistema como um todo possa seguir adiante com informações concretas  para a tomada estratégica de decisão.

 

O Sucesso nas empresas

 

Uma vez que as empresas são formadas em grande parte por seres humanos, é necessário considerar o resultado que essas interações trazem para o resultado da empresa e do próprio campo de atuação da organização.

Este é um dos pontos mais fortes deste trabalho. A Constelação Organizacional, direcionada para o trabalho com as pessoas, por exemplo, é capaz de trazer uma experiência profunda e capacitar indivíduos e equipes para mudanças positivas e valiosas nas empresas.

Quando os lugares de cada pessoa dentro da organização se tornam claros, elas se tornam mais aptas para agir e não a apenas reagir aos impulsos que surgem deste inconsciente. Além disso, podem partir para a ação em contato com um nova e livre força criativa.

Este trabalho surge como uma tomada de consciência que permite a todos caminhar com o claro objetivo do sucesso pessoal e do sucesso da empresa, sem ter sua visão obstruída por assuntos que atuam de forma invisível, bloqueando o crescimento.


Conheça o curso “Liderança Sistêmica” e leve esta abordagem para a sua empresa:

Clique no banner abaixo e saiba mais.


Este conteúdo (textos, imagens e artes gráficas – exceto trechos de livros, citações de outros autores, e imagens de banco de imagens, quando houver) é exclusivo e produzido pelo Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano. Sua reprodução é permitida se acompanhada com o devido crédito:material de propriedade do Instituto Ipê Roxo – disponível em www.institutoiperoxo.com.br|Curadoria de conteúdo realizada por Ana Cht Garlet, professora do Instituto.”


Gostaria de saber mais alguma informação sobre “Liderança Sistêmica”?

Fale conosco pelo formulário abaixo.

Deixe uma resposta