Saúde Sistêmica: projeto pioneiro com Constelação Familiar no SUS com a participação do Instituto Ipê Roxo

Em 2019, o Instituto Ipê Roxo inicia um projeto inovador com a unidade do posto de saúde do bairro Ipiranga em São José, na Grande Florianópolis, conveniado ao SUS, para o trabalho com saúde sistêmica naquela comunidade através da oficina “Conversas de Saúde.”


Saúde Sistêmica é o trabalho das Constelações Familiares focado em questões de doença e saúde. Este trabalho segue os conhecimentos trazidos por Bert Hellinger através das Constelações Familiares para olhar para as dinâmicas ocultas que atuam na nossa saúde.

Esta é uma ferramenta que auxilia no tratamento tradicional da medicina, abrindo a percepção do cliente para aquilo que o conduz para a doença ou para o que o dificulta a cura. 

Esta é uma iniciativa pioneira em nossa comunidade, que nos traz muito orgulho por sermos convidados a servir à vida com mais este trabalho que fortalece a vida e a saúde das pessoas.

O projeto é voluntario e foi uma iniciativa da médica Vivian Da Cas Engelkeque atende ao posto e que durante sua formação no Instituto Ipê Roxo, teve um sonho de levar este trabalho para os pacientes da unidade. O projeto foi abraçado pela responsável da Unidade, Alini Filippus da Silveira, que também se tornou aluna do Instituto e será conduzido pela professora e consteladora Gabriela Felippe, do Instituto Ipê Roxo.

Oficina do dia 30 de janeiro de 2019

A Constelação Familiar

Este conhecimento trazido por Bert Hellinger fala de como somos influenciados pelos acontecimentos contidos dentro da história do nosso sistema familiar.

Isso significa que o que foi difícil para um avô (como uma perda de alguém, a morte da mãe no parto, uma doença grave ou abandono afetivo, por exemplo) poderá causar reflexos em algum momento da vida de seus filhos, netos ou mesmo bisnetos. 

Isto pode se manifestar em qualquer campo da vida da pessoa, inclusive na sua saúde.

Isto porque há uma lealdade, e a partir dela uma solidariedade, dos que vieram depois em relação aos que vieram antes.

Há um tentativa, geralmente inconsciente, da geração atual de repetir o sofrimento ou buscar reparar na sua vida uma dificuldade de uma geração anterior.

 

Pertencimento

Isso é motivado principalmente pelo sentimento de pertencimento dos que vieram depois em um sistema familiar.

É como se a pessoa concretizasse na alma: “Se sofro junto, faço parte disto.” E este fazer parte é uma das maiores forças que atua dentro de nós, principalmente em relação ao nosso sistema familiar.

Como dito, este é um movimento inconsciente, e que já vem sendo observado e estudado por Hellinger há mais de 40 anos, atrvés do trabalho e estudos dos relacionamentos sistêmicos e suas influências.

A aplicação na saúde

Além de Hellinger, um dos principais terapeutas na atualidade nesta abordagem do trabalho é o alemão Stephan Hausner. É dele o livro “Constelações Familiares e o caminho da cura”, onde é descrito seu trabalho e estudos de casos atendidos por ele.

Quando se trabalha através das Constelações Familiares, o grande objetivo é permitir ao cliente que entre em contato consciente com o que atua em seu inconsciente que o faz seguir em direção a uma dificuldade ou uma doença.

Este trabalho tem a capacidade de demonstrar onde a lealdade ao sistema está atuando, e que faz com que o cliente fique preso a uma condição do seu sistema familiar, ao invés de viver seu próprio destino.

Através da dinâmica conduzida pelo facilitador no atendimento, é possível para o cliente perceber o que o conduz para a repetição ou a identificação de um problema de seu sistema familiar.

Este contato causa uma mudança interna no paciente, que consciente da forma como pratica sua lealdade ao sistema, fica mais disponível para um movimento de solução, permitindo inclusive o caminho de cura.

As oficinas

O trabalho desta iniciativa do Instituto Ipê Roxo ocorrerá através de oficinas recorrentes e abertas para os pacientes, equipe e a comunidade.

Nestas ocasiões, será possível levar para os frequentadores um pouco mais sobre estas dinâmicas que influenciam nossa vida e nossa saúde.

Também será possível realizar atendimentos com base na Constelação Familiar em grupo, olhando para casos trazido pelos pacientes da unidade, e aumentando assim a consciência sobre a força dos vínculos familiares e como eles influências nossos movimentos na vida.

A visão que temos hoje, através da nossa experiência de trabalho de quase 11 anos, é que este modelo facilita o processo de consciência pessoal, mesmo de pessoas que não passem pelo atendimento em Constelação Familiar propriamente dito.

A participação em oficinas sistêmicas tem se mostrado uma ferramenta de grande força e resultados surpreendentes, no Brasil e no mundo.

 


Neste projeto no bairro Ipiranga, as oficinas acontecem sempre na quarta-feira da 3ª semana do mês, das 8:30h às 10:30h.


Quer vivenciar e compreender este movimento que está transformando a forma como olhamos a saúde?

 

FAÇA PARTE DOS PRÓXIMOS EVENTOS 


Em abril – Seminário de Saúde Sistêmica

No nosso trabalho no campo da saúde sistêmica continuamos também com o movimento dentro do Instituto Ipê Roxo.

Com esta abordagem, teremos em 12 e 13 de abril o Seminário de Saúde Sistêmica conduzido pela nossa equipe de professores.

O seminário contará com assistência técnica da médica Isabel Cristina Mazzolli (CRM-SC 4172). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link “Seminário de Saúde Sistêmica.” 

 


Em junho Novo Grupo de estudos sobre Saúde Sistêmica

Outra oportunidade será no final do primeiro semestre, a partir de 11 de junho de 2019, quando se inicia o novo grupo de estudos em Saúde Sistêmica conduzido pela consteladora sistêmica Gabi Felippe.

Este grupo será conduzido com 2 encontros por mês, sempre nas terças-feiras da segunda equarta semana do mês. Mais informações no link “Grupo de Estudo Saúde Sistêmica.”

São duas grande oportunidades de se aprofundar mais neste conhecimento trazido por Bert Hellinger, além da oportunidade de olhar para as suas questões pessoais através deste trabalho. Aguardamos você aqui.


Este conteúdo (textos, imagens e artes gráficas – exceto trechos de livros, citações de outros autores, e imagens de banco de imagens, quando houver) é exclusivo e produzido pelo Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano. Sua reprodução é permitida se acompanhada com o devido crédito: material de propriedade do Instituto Ipê Roxo – disponível em www.institutoiperoxo.com.br | Curadoria de conteúdo realizada por Ana Cht Garlet, professora do Instituto.


Participe dos nossos eventos de Saúde Sistêmica!

Entre em contato e solicite mais informações.

Deixe uma resposta