Categorias

Contoterapia: um caminho de cura com os contos
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 15/01/19 | 3 comentário(s)

 

Há algo extraordinário nos contos que são repassados através das gerações. Em cada história, em cada desencadeamento de ação no enredo, nossa mente e nosso psíquico se aventuram em redescobrir um desdobramento do nosso eu.

Nos identificamos profundamente com as histórias que ouvimos, e  envolvidos, permitimos nosso coração participar deste pequeno e importante movimento.

Nesta conexão, permitimos nos transportar para outro lugar, e por algum tempo, permitimo-nos viver emoções e realidades que não são nossas, mas que de alguma forma nos pertencem.

O caminho dos contos: storytelling aplicado ao mundo terapêutico e pedagógico

Este é o caminho que o trabalho da Contoterapia trabalha no nosso interior. Baixamos nossas guardas para as histórias, e elas nos retribuem por meio de vivências imaginativas que absorvemos como novas experiências e aprendizados.

Isto é o que a psicóloga Sonia Farias descobriu e tem observado nos resultados que aparecem a muitos anos com centenas de clientes em que trabalhou com esta abordagem terapêutica.

E foi isto que a motivou a desenvolver e organizar os conhecimentos de seus anos de trabalho em um Curso de Formação inédito e exclusivo do Instituto Ipê Roxo Florianópolis.

A porta de entrada

Este trabalho da psicóloga Sonia Farias iniciou e continua até hoje através dos contos do livro “Mulheres que correm com lobos”, da escritora americana Clarissa Pinkola Estés.

Neste livro a autora americana aborda, em diversos contos, arquétipos da identidade feminina. Em formatos curtos, suas histórias trazem para quem lê a identificação e a possibilidade de olhar uma característica pessoal por outro ângulo.

Dessa forma, as mulheres – que são o foco principal desta obra – são presenteadas com novas informações e percepções que as liberam de expectativas frustradas e as colocam em rota de encontros com sua verdadeira força criativa.

São histórias que colocam cada mulher em contato com o empoderamento e a possibilidade de enxergar com mais clareza a manifestação feminina de forma saudável, em todas as suas possibilidades.

 

O trabalho em grupo

A partir desta obra, Sonia Farias agregou seus conhecimentos e sua experiência de mais de 30 anos como psicóloga e também da Constelação Familiar de Bert Hellinger para iniciar o trabalho terapêutico do grupo de lobas.

Abordando em cada encontro um conto e as manifestações arquetípicas contidas neles, os grupos vão caminhando, abrindo e desenvolvendo novas percepções e conhecimentos.

 

Em pouco tempo, os resultados com as participantes dos grupos ministrados por Sonia passaram a se tornar surpreendentes.

“Posso dizer que minha história de vida se resume em antes e depois das Lobas.” Rosania Alves

“Senti desde o início o meu coração vibrar ao perceber que não preciso estar só. Andar em matilha de lobas reunidas semanalmente é muito mais prazeroso e fortalecedor!” Laidiara Schneider

“Descobri coisas que nem imaginava que estavam dentro de mim. Tudo veio com muita leveza e pude me conhecer melhor. Recebi muitas orientações através desse trabalho lindo. É como se os contos fossem mapas. Eles nos guiam até onde precisamos, até nossos tesouros.” Maevy Dias

Em seguida, o psicólogo Paulo Pimont se juntou no trabalho com as “Lobas” e posteriormente, passou a trabalhar com Contoterapia para o masculino, utilizando o livro de Robert Bly “João de Ferro” como base.

É toda esta experiência que agora dá sustentação à Formação em Contoterapia do Instituto Ipê Roxo, coordenado pela Sonia, que em 2019 chega à sua terceira turma de formação de multiplicadores desta grande ferramenta de trabalho.

 

A Formação

Composta por três modulos, a Formação em Contoterapia é um trabalho direcionado àqueles que desejam agregar mais um forma de trabalho à sua caixa de ferramentas profissionais.

Para além desses, é um curso que permite que os alunos também se desenvolvam com o caminho percorrido através da Contoterapia. Primeiramente trabalham em si para após seguirem seus caminhos como Contoterapeutas.

Programa Módulo 1

  1. Conto – 1° parte: Palavra que vem de longe: O conto fala! |Palavra que responde: O conto responde! |Palavra tecida: O conto é como um belo tapete tecido.
  2.  A palavra do contador – Uma palavra que cria: Indicações práticas |Técnicas sobre a arte de contar.
  3. Para quê Contos? Para olhar além: O conto organiza | O conto e o contador na contemporaneidade.
  4. Clarissa Pinkola Estés – Contos de iniciação: Contos & Clarissa & Constelações (I) | Sinopses e Prática dos primeiros 4 contos: La Loba – Os 4 rabinos – Barba Azul – Vasalisa.

Programa Módulo 2 

  1. Conto – 2° parte: Uma Palavra que cria  | “Só se pensa por imagens” – Albert Camus
  2. Pertencimento: A pertinência equilibra o psiquismo.
  3. Agregar – Qual é o meu lugar? Pertencimento e Diferenciação.
  4. Caráter informativo e formativo: Não explique, conte!
  5. Contos de fadas: Fada é uma professora | Linguagem simbólica – Fala com um outro alfabeto | Conteúdos imutáveis e atemporais.
  6. Storytelling: Conceito | Vertentes.
  7. Clarissa Pinkola Estés – Contos de iniciação: Contos & Clarissa & Constelações (II) | Prática e Sinopses dos contos: Vasalisa – Manawee – Mulher Esqueleto – Patinho Feio – Os Sapatinhos Vermelhos

Programa Módulo 3

  1. Conto – 3° parte: Uma palavra que decifra enigmas.
  2. Mitos Familiares.
  3. A hora da contação.
  4. A criança, o adulto e o Conto.
  5. João de Ferro – Robert Bly: Arquétipo masculino.
  6. Clarissa Pinkola Estés: Contos & Clarissa & Constelações (III) | Prática e Sinopses dos contos: Urso da ½ Lua – Pele de foca, pele da alma – Donzela sem mãos.
  7. A Deusa Interior & Constelações: Os seis arquétipos femininos míticos que moldam a mulher:Atena – Hera – Ártemis – Perséfone – Afrodite – Deméter.

Esta é a sua oportunidade para se desenvolver no caminho curativo dos Contos. 

Facilitadores

Sonia Farias e Paulo Pimont


Este conteúdo (textos, imagens e artes gráficas – exceto trechos de livros, citações de outros autores, e imagens de banco de imagens, quando houver) é exclusivo e produzido pelo Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano. Sua reprodução é permitida se acompanhada com o devido crédito: material de propriedade do Instituto Ipê Roxo – disponível em www.institutoiperoxo.com.br|Curadoria de conteúdo realizada por Ana Cht Garlet, professora do Instituto.”


 

3 Comentários

  1. Maria de Fatima Barreto da Silva

    Amei a proposta Minha formação e pos em Gerontologia e a contoterapua e maravilha neste contexto .Não disponho de recursos no momento para abraçar esta formacao. Se houver materiais disponíveis on line agradeço se for viável o compartilhamento .

    Responder
    • Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar

      Olá, querida!

      Gratidão por nos acompanhar! Aqui mesmo em nosso blog temos vários materiais com esse tema.
      Nossa equipe também entrará em contato pelo seu e-mail.

      Responder
  2. Sonia Novaes

    Pena que estarei viajando para a Grecia( que coencidencia!) logo nessa data. Quando começará a nova edição, pois aí quero estar nessa! Sonianovaes17@hotmail.com

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Festa Sem Lixo – Theo 9 anos - Casa Sem Lixo - […] que foram contadas pela mamãe e o papai Paulo que é contoterapeuta (ele arrasa! Saiba mais AQUI). Além disso,…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079