Retrospectiva Instituto Ipê Roxo 2018

  • 10 anos de trabalho na área sistêmica

O Ano de 2018 foi um grato ano para o Instituto Ipê Roxo. Completamos 10 anos do nosso trabalho com as Constelações Familiares de Bert Hellinger.

Um serviço que fomos pioneiros em Florianópolis e hoje floresce em resultados e na força do propósito que sentimos em trabalhar com conhecimento tão relevante e profundo para nós e nossos clientes e alunos.

  • Uma nova sala de aula e mais conforto para os alunos

Foi também neste ano que vivenciamos mais uma etapa do crescimento do nossos querido Instituto. Lançamos uma nova sala para cursos, com capacidade para até 60 pessoas.

Esta nova sala agora concentra toda a nossa programação de cursos, workshops e demais eventos dentro da nossa sede em Florianópolis.

  • Mais corações pulsando na equipe

Recebemos novos membros na nossa equipe, que agregou novos professores e colaboradores.

Formamos uma equipe cada vez mais forte e coesa para oferecer aos nossos alunos e clientes o melhor serviço que podemos: um contato com as Constelações Familiares de Bert Hellinger com amor, respeito e dedicação com a fonte e a todos que chegam até nós neste movimento de serviço à vida.


A Constelação Familiar de Bert Hellinger permeia todo o trabalho no nossos Instituto. Nesses 10 anos de trabalho com o campo da constelação, seguimos em contato estreito com a fonte e repassamos isso aos nossos alunos em nossos cursos, workshops e atendimentos. Estes foram alguns de nossos movimentos em 2018 com as constelações familiares:

  • 02 novas turmas em Formação

Em 2018 recebemos duas novas turmas da Formação em Constelação Familiar segundo Bert Hellinger. O curso, agora com seis módulos, é direcionado para o estudo do conhecimentos das Constelações Familiares, desenvolvimento da postura do constelador, a prática de exercícios sistêmicos e exercícios para desenvolvimento de percepção.

  • Módulos Avançados

Grupo do Jornada Ipê

Também tivemos em 2018 o módulo especial avançado para consteladores e alunos recém-formados sobre o atendimento individual com uso de bonecos e figuras. Aliás, este módulo especial tem sua 3ª edição acontecendo agora em janeiro, em Florianópolis. 

Ainda no campo das Constelações Familiares de Bert Hellinger, continuamos com os atendimentos nos Workshops de Constelação Familiar.

  • 34 workshops de Constelação Familiar e Empresarial

Este ano foram 34 datas focadas no trabalho do atendimento em grupo de clientes que trouxeram seus temas pessoas, de relacionamentos, organizacionais, judiciais e de saúde. Um grande serviço à vida.

O nosso curso vivencial “Jornada Ipê”, exclusivo do nosso Instituto, teve mais uma nova turma, que embarcou numa trajetória de conhecimento e desenvolvimento pessoal com as Constelações Sistêmicas, Psicogenealogia e processos de Coaching.

+info


O campo de trabalho da aplicação das Constelações Sistêmicas no direito cresceu muito em 2018, se tornando um conhecimento de aplicação prática no Judiciário brasileiro com diversas iniciativas ocorrendo em todo o Brasil.

  • Treinamentos para operadores do Direito e Judiciário

Turma do Direito Sistêmico

No instituto, tivemos duas novas turmas do curso “A prática da constelação sistêmica no Direito”, onde recebemos operadores do direito para o treinamento na abordagem sistêmica para aplicação no trabalho no judiciário.

O curso, coordenado pelo professor Paulo Pimont continua em 2019 com nova turma que já está com as inscrições abertas.

 

  • Workshop e Grupo de Estudos de Direito Sistêmico

Este ano tivemos também o primeiro Workshop de Direito Sistêmico, direcionado especialmente para clientes que levaram como temas questões envolvendo conflitos litigiosos para serem olhados através das Constelações Sistêmicas.

Houve também o grupo de estudos do Direito Sistêmico, encontros mensais para aprofundamento e aprendizado contínuo para alunos do curso do professor Paulo Pimont que desejassem se manter em contato e em desenvolvimento com o conteúdo aprendido no curso.

  • Núcleo de Direito Sistêmico: equipe conduziu oficinas na Justiça Federal de SC, Presídio e Fóruns das Comarcas de Florianópolis, Camboriú e São José. 

Oficina Direito Sistêmico em Camboriú.

Paulo também liderou em 2018 o trabalho do Núcleo de Direito Sistêmico do Instituto Ipê Roxo, que conta com a participação de alunos da formação de Constelação Sistêmica no trabalho em diversas iniciativas do sistema judicial catarinense.

Foram realizados trabalho no Fórum Norte da ilha, Justiça Federal de Santa Catarina, Comarca de Camboriú, São José, entre outros.

2018 foi o ano em que o trabalho do Direito Sistêmico tomou força e ingressou na realidade do sistema judicial brasileiro, cada vez trazendo mais resultados e expansão.

+info


  • Formação em Contoterapia 

O trabalho trazido e coordenado pela psicóloga do Instituto Ipê Roxo Sonia Farias recebeu este ano duas novas turmas que iniciaram a formação desta grande ferramenta terapêutica, calcado principalmente no trabalho de Clarisse Pinkoles Estés e de Bert Hellinger.

  • Alunos formados em Contoterapia tornaram-se multiplicadores

As novas turmas, e a conclusão da formação de alunos que entraram em 2017, tem ampliado o alcance dessa maravilhosa aplicação para o desenvolvimento pessoal, através de multiplicadores que levam este conhecimento para os seus trabalho em consultórios e com pessoas.

  • Workshops especiais de Contos

Formação em Contoterapia

Além disso, dentro do campo da Contoterapia, o Ipê recebeu este ano alguns workshops especiais de trabalho da metodologia da Sonia, com o trabalho temático de contos em grupos de aprofundamento com contos como “O barba azul” e “A donzela indefesa”.

  • Projeto Homem Inteiro

No trabalho do masculino, Paulo Pimont conduziu workshops e a Jornada do Homem Inteiro, com a utilização de Robert Bly e tendo como base o livro “João de Ferro.” Em 2019 este trabalho se ampliará para novas turmas e eventos especiais.

 

  • Grupos regulares

Ainda na Contoterapia, continuou em 2018 o trabalho dos grupos de Lobas, focado nos contos e nos arquétipos femininos, como base de um trabalho inovador e poderosos com mulheres que focam no crescimento pessoal.

+info


Para o serviço com foco nas empresas e no desenvolvimento organizacional, o Instituto Ipê Roxo lançou este ano os Workshops empresariais e o curso “Liderança Sistêmica”, coordenado pela professora Ana Cristina Garlet.

  • Workshop Sistêmico para Organizações

No primeiro evento focado no trabalho sistêmico das constelações com as empresas, Ana Garlet e Letícia Linhares conduziram o workshop especial de Constelações Organizacionais com profissionais de diversas áreas de atuação profissional.

  • Curso Liderança Sistêmica

O passo seguinte em 2018 foi o lançamento do curso em 3 módulos chamado “Liderança Sistêmica”, focado no trabalho das Constelações de Bert Hellinger no campo empresarial. Este curso já conta com programação para uma nova turma em 2019.

É o grande conhecimento trazido por Hellinger como fonte de uma nova força para o trabalho de lideranças e equipes, além de fomentar o caminho da tomada de decisões e crescimento das empresas no Brasil.

+info


2018 foi um ano especial para a Saúde Sistêmica no Brasil. O olhar das constelações familiares de Bert Hellinger recebeu o aval do governo brasileiro e entrou para dentro do SUS – Sistema único de Saúde como uma prática integrativa de prevenção e suporte do tratamento tradicional.

  • Seminário de Saúde Sistêmica

Já aqui no Ipê tivemos o 2º seminário especial de Saúde Sistêmica.

Um evento que reuniu profissionais e pacientes que buscavam olhar para a sua prática e para suas questões de saúde de um novo lugar, mais conectado com a integralidade e com a complexidade dos sintomas que se apresentam em nossa saúde. Este evento já conta também com a sua data em 2019 programada.

  • Grupo de estudos de Saúde Sistêmica

Neste ano iniciamos também o grupo de estudos de Saúde Sistêmica com a Consteladora Gabi Felippe, com encontro mensais com leituras, exercícios sistêmicos e o trabalho com as Constelações Familiares de Hellinger.

Este trabalho também já conta com datas programadas para 2019.

  • Oficina para médicos na Justiça Federal

Em uma oficina inédita desenvolvida em parceria com Dra. Micheli Polipo (Cejuscon) na Justiça Federal, o Instituto Ipê Roxo através do Professor Paulo Pimont e Gabi Felippe trabalharam com médicos responsáveis pelas perícias no orgão. Este foi um trabalho novo e pioneiro no campo das Constelações.

+info


Mais Ipê

Este ano continuamos também oferecendo o trabalho de atendimento e acompanhamento psicológico com a nossa equipe de profissionais da Psicologia.

  • Encontro anual de alunos

Tivemos também o encontro anual de alunos, que neste ano trouxe como convidada a psicóloga Márcia Alencar para falar  Da “Morte como Conselheira.” Este encontro, exclusivo para alunos do Instituto Ipê Roxo, acontece todo fim de ano sempre com algum tema especial que amplie o olhar para questões humanas e de desenvolvimento pessoal.

  • Formaturas

Tivemos a formaturas das turmas de Constelações Sistêmicas, Contoterapia e do Direito Sistêmico que iniciaram em 2017, e que agora se tornam eles também profissionais conectados com o olhar sistêmico em suas áreas de atuação.

  • Seguimos adiante

Tudo isto nos faz olhar para este ano com gratidão e com o coração abundante de alegria por toda a confiança que nos é depositada. É lindo ver o movimento de cada pessoa que aqui chega, toma o que precisa, e segue para vida ampliando seu serviço para os outros.

O olhar sistêmico que permeia todos os nossos cursos permite a cada um que chega até nós que cresçam e se apropriem deste conhecimento maravilhos trazido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.


Este conteúdo (textos, imagens e artes gráficas – exceto trechos de livros, citações de outros autores, e imagens de banco de imagens, quando houver) é exclusivo e produzido pelo Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano. Sua reprodução é permitida se acompanhada com o devido crédito: material de propriedade do Instituto Ipê Roxo – disponível em www.institutoiperoxo.com.br | Curadoria de conteúdo realizada por Ana Cht Garlet, professora do Instituto.


2019 será o ano em que você estará junto conosco!

Entre em contato e saiba mais sobre o serviço de seu interesse.

Deixe uma resposta