Categorias

Jornada Ipê: um caminho para a vida
Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar | 06/11/18 |

 

Enfrentamos em nossas vidas muitos momentos diferentes. Temos a oportunidade de experimentar o sucesso e o fracasso, a felicidade e a dor, a leveza e o peso.

Lidamos bem com aquilo que é prazeroso, que consideramos positivo. Já os momentos mais difíceis por vezes nos seguram, impedem nosso movimento.

Momentos difíceis podem nos trazer aprendizados, ao mesmo tempo que temos que permitir que eles possam ir após cumprir com o papel que eles nos prestam: trazer uma nova experiência e um novo aprendizado.

Mas é comum cairmos na sedução da dor, da fraqueza e da inocência.

Nos deixamos levar pela inocência da vitimização e, quando percebemos, nossa vida não se move, tornando-se apática e sofrida.

Seguir em frente

A vida, por outro lado, deseja seguir adiante. E pulsa dentro de nós como um incentivo para procurar novas possibilidades de crescer, aprender e mover adiante o fluxo do qual fazemos parte.

Então, nos momentos difíceis, quando há dor, o que nos falta para entrar em contato novamente com esta vida que deseja pulsar livremente em nós?

Esta vida que deseja encontrar caminhos para crescer e aprender, de produzir e servir do seu lugar para que algo siga adiante?

Essa desconexão é, muitas vezes, com a nossa própria história. Quando nos distanciamos do que é mais essencial para nós, muitas vezes sentimos o peso e a tensão que este movimento acarreta.

E, para o nosso centro, ou nossa alma, nosso sistema familiar é o pulso que mais forte se manifesta em nós. Ainda que de forma inconsciente, nossa lealdade a ele comanda boa parte dos nossos movimentos na vida. 

Bert Hellinger, psicoterapeuta que observou e estudou as influências familiares falou que sentimos uma lealdade profunda por nosso sistema de origem. Independe de como nos sentimos racionalmente (se somos próximos ou não dos nossos familiares, se “os levamos em consideração ou se queremos distância”): nosso movimento interno é sempre movido pela lealdade familiar e pelos acontecimentos contidos nele.

Lealdade familiar

Essa lealdade familiar é o centro do trabalho realizado pela Constelação familiar de Hellinger. Por muitos anos, o psicoterapeuta alemão observou e estudou como os relacionamentos familiares definem nossos movimentos, nossos sucessos, nossos fracassos, nossa saúde e nossos relacionamentos.

Desde que Hellinger trouxe este conhecimento, a constelação familiar tem se tornado uma base sólida para o trabalho pessoal e terapêutico em relação àquilo que é difícil para nós, proporcionando nossa reconexão com nosso sistema familiar.

Através dessa forma de terapia breve, ficamos cientes do movimento cego no qual nos colocamos, muitas vezes em direção ao fracasso e à doença, em contato com a nossa lealdade familiar.

Laços da genealogia

Outro campo de estudo que também fala sobre como os laços familiares definem nossos movimentos na vida é a Psicogenealogia, trazida pela psicoterapeuta Anne Ancelin Schützenberger.

Ela estudou e percebeu que existe um inconsciente familiar que se manifesta através de padrões e repetições de acontecimentos, datas e nomes e observou que, assim como vemos na Constelação Familiar, temos a tendência de repetir, ou atuar através de uma “programação familiar” que condiciona nossa existência.

Esses dois campos de conhecimento – a Constelação Familiar e a Psicogenealogia – falam de como aquilo que é pesado em nossa vida pode ser uma manifestação dessas repetições e dessa lealdade familiar.

Enquanto não estamos cientes, podemos repetir o fracasso no relacionamento, o insucesso no trabalho, ou mesmo males de saúde. 

Soluções

Ao mesmo tempo, estes campos apontam o caminho para soluções. E é este o foco principal do curso “Jornada Ipê”: auxiliar os alunos que buscam uma ferramenta para trabalhar, de forma prática e vivencial, as dificuldades que atuam hoje em suas vidas.

Nossa experiência neste curso tem sido especial ao ver os novos movimentos que surgem, em direção a um caminhar mais leve na vida dos alunos que já passaram por aqui.

Movimentos que vínhamos observando já como resultado do trabalho com as Constelações Familiares nos workshops de atendimento, e que encontraram neste curso de 3 encontros mensais, de 2 dias cada, um terreno fértil e integrado de trabalhar diversas áreas de nossa vida por esse olhar.

É um serviço que somos gratos pela oportunidade de oferecer, e que convidamos você para usufruir.


JORNADA IPÊ | Para quem é este curso?

  • Para homens e mulheres;
  • Para pessoas que estão buscando formas de se desenvolver em sua vida;
  • Pessoas interessadas em trabalhar questões pessoais através dos conhecimentos das Constelações Familiares;
  • Pessoas que buscam o melhoramento contínuo;
  • Pessoas que se sentem esgotadas em seus esforços de conquistar uma vida mais saudável;
  • Para todas as pessoas que buscam respostas para dores que de outras formas já tentaram responder e não conseguiram;
  • Para aqueles que querem retornar para a grande força que existe dentro de sua história familiar;
  • Para os que desejam empreender um caminho de liberação das dinâmicas que atuam em nossa vida de forma inconsciente.

Inscreva-se


Para embarcar numa nova jornada de autoconhecimento e o olhar para a solução!

 

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Arquivos

Posts relacionados