Constelação Familiar e saúde: entenda neste artigo como essa abordagem tem têm sido uma ferramenta terapêutica de grande ajuda no tratamento de doenças. Vamos começar?
Em todo o nosso tempo atuando, primeiramente como profissionais de psicologia e em seguida como Consteladores, fomos aprendendo a refinar o ouvido para o chamado do corpo. Uma forma de atenção que auxilia a ter mais clareza naquilo que atua na saúde humana.
E principalmente, através das Constelações Familiares, percebemos que o nosso corpo e nossa saúde tem muito a nos dizer. E quando ouvimos, ficamos mais próximos da possibilidade da cura.
Há um desafio para algumas pessoas aqui: se estamos habituados a pensar no nosso corpo como uma máquina, mecânica, podemos ignorar que nossa saúde é constituída de contextos e camadas para muito além do que é perceptível aos olhos.
Ao olhar para o histórico familiar, as experiências tidas por antepassados (perdas, mortes, guerras, separações…) e nosso vínculo com nossa rede familiar, vamos percebendo que nossa saúde é também um meio de expressão destes acontecimentos.
Uma boa maneira de entender um pouco mais sobre saúde sistêmica, é através do nosso eBook, feito com muito carinho por nossa equipe. Confira!
O vínculo
Isso significa que pelo olhar da Constelação Familiar e Sistêmica, nossa saúde também está à disposição do nosso vínculo e para o cumprimento do que Hellinger descobriu ser as 3 leis dos relacionamentos humanos.
“A doença é o sinal de que existe algo que aguarda para ser colocado em ordem. É sempre o amor que coloca algo em ordem. Principalmente o amor a um excluído que não tem lugar. Esse amor quer sempre mais. Também a doença quer sempre mais. O movimento em direção ao mais é um movimento em direção à saúde.” Bert Hellinger, no livro A Cura.
Essa identificação através da doença é possível observar no atendimento das Constelações Familiares.
Quando colocamos um representante para a doença ou uma questão de saúde de um cliente, aos pouco vamos encontrando as relações que surgem do seu sistema familiar.
Muitas vezes, a doença atua num trabalho profundo de amor ao vínculo. Um amor que se conecta inconscientemente na dor, repetindo o que foi difícil para uma pessoa da família.
Estudos
Um dos profissionais mais reconhecidos neste campo de Constelações e Saúde é o terapeuta alemão Stephan Hausner.
Em seu livro, Hausner descreve muitos atendimentos de clientes que trouxeram questões difíceis de saúde. Situações como câncer, problemas digestivos, problemas emocionais, entre muitos outros. E como este trabalho auxilia como ferramenta de cura no tratamento tradicional.
“Essas luzes obtidas na Constelação sobre as origens – frequentemente transgeracionais – de suas doenças e seus sintomas são consideradas por muitos pacientes como um processo de alcance muito profundo e liberador” Stephan Hausner, no livro “As Constelações Familiares e o caminho da Cura”.
Neste livro, Hausner acompanhou casos onde percebeu-se a relação entre o trabalho feito com as constelações em temas de saúde e resultados dos pacientes que passavam por esse processo.
Ao contrário de uma visão mecanicista, onde temos em nosso sistema corporal apenas causa e efeito como explicação para as doenças, a Constelação amplia esse olhar considerando que nossa saúde pode sintomatizar traumas e questões difíceis de nossa vida e da nossa história familiar.
Ampliando o olhar
A partir daí, a Constelação oferece a forma de verificar este vínculos, atuando de forma muito profunda e ligada com a imagem inconsciente que o paciente tem de sua questão.
O paciente, por sua vez, ao ver o que atua em seu inconsciente, acessa uma nova possibilidade de movimentar-se no seu processo de cura, não tão mais refém daquilo que atua dentro de si.
Conheça nossos cursos, formações e workshops:
Formação em Constelação Familiar >
Workshop Online de Constelação Familiar >
Curso Online de Direito Sistêmico >