3 conceitos da Constelação Familiar que vão auxiliar você na vida

A Constelação Familiar de Bert Hellinger é uma filosofia e conhecimento com aplicação prática no campo terapêutico e do desenvolvimento pessoal. É através deste conhecimento que percebemos como nossos vínculos familiares influenciam nosso caminhar na vida.

Ir a um workshop e constelar um tema pessoal tem sido um ponto de virada na vida de muitas pessoas. O atendimento da constelação familiar é um trabalho de autoconhecimento poderoso e capaz de gerar grandes movimentos na vida de quem está realmente aberto para estas possibilidades.

Ao mesmo tempo o conteúdo trazido por Bert Hellinger, o psicoterapeuta e filósofo que liderou a propagação deste conhecimento pelo mundo, tem se provado clareador e de grande aplicação prática nas questões diárias.

Por isso, escolhemos escrever este artigo que traz 3 conceitos importantes da Constelação, e que irão auxiliar você numa nova visão sobre suas questões.

Esperamos realmente que você encontre algo para seu desenvolvimento neste texto. E se ouvir o chamado, se inscreva para um de nossos Workshops de Constelação Familiar e mergulhe neste poderoso conhecimento.


A filosofia de trabalho de Hellinger fala de como nossos vínculos familiares são definidores em nossa vida. Isso significa que por baixo daquilo que sentimos como amor, afeto, raiva, briga, conflito e desavenças (entre muitos outros sentimentos) há algo que liga a todos em um sistema familiar: a lealdade pelo pertencimento a este grupo.

Nisso, você pode perguntar: ok, e daí?

Esse é uma das grandes chaves da Constelação Familiar. Esta lealdade nos guia no mundo, pois, para não contrariar este impulso inconsciente, nos colocamos em situações que de alguma forma honram nossos antepassados.

E nesse movimento de lealdade inconsciente, geralmente repetimos o que foi difícil.

Por exemplo, se há alguém, anterior a você (como um vô ou um tio) que sofre grandes reveses financeiros, e sua lealdade estiver inconscientemente direcionada a esta pessoa, a tendência é que você experimente dificuldades financeiras em sua vida.

Esta é uma dinâmica comum, que atua nas pessoas. E uma chave para quebrar o ciclo da repetição é trazendo a identificação para o consciente e honrando esta pessoa com respeito e amor. Esses dois elementos asseguram o pertencimento que faz diferente, ao honrar os que vieram antes e se liberando para criar a sua realidade sem precisar repetir o que aconteceu antes.

O atendimento em Constelação Familiar tem como uma de suas possibilidades encontrar a identificação ou a dinâmica familiar de antepassados que atua inconscientemente no cliente em sua vida diária. Dessa forma, o caminho para uma solução se mostra de forma clara, liberando os descendentes para uma vida mais leve e livre da repetição.

Nós viemos para a vida através de nossos pais. Somos compostos em nosso DNA por informações genéticas cedidas por eles. Em resumo, nós sentimos e somos compostos por nossos pais, em cada célula do nosso ser.

Então, é possível perceber que em nosso inconsciente, quando temos problemas e dificuldades com nossos pais, o que direcionamos para eles atinge a nós mesmos. Se os negamos, vivenciamos isto em nosso corpo, como insegurança. Se os amamos e os aceitamos como são, nos sentimos bem conosco.

Por isso, o movimento de reconciliação com os pais, da maneira como é possível, é um dos mais poderosos movimentos possíveis através da Constelação. Em um nível direto, vivenciamos esta aceitação como uma autorização para uma boa vida.

Mas há os pais que são difíceis, e então, como podemos fazer?

constelacao familiar ipe roxo

Um bom caminho é reconhecer que Pai e Mãe são papéis desenvolvidos por um homem e uma mulher bem comuns, que também têm suas questões não resolvidas.

Olhar para eles com o olhar da realidade tem o poder de diminuir nossas exigências em direção à eles. E quando deixamos de exigir, abrimos espaço para o que já está disponível. Dessa forma, podemos seguir adiante, com as nossas responsabilidades.

Assim como as físicas tem suas leis, a química também, e até o português tem suas “regras” gramaticais, nos relacionamentos também existem parâmetros que devem ser respeitados para que essas trocas possam crescer e florescer.

As leis da vida, como observado por Hellinger, são uma descoberta humana importante e de fácil comprovação.

Hellinger diz que observou, através das dinâmicas familiares, que três leis se fazem presentes em relacionamentos humanos: o respeito ao lugar de cada um no sistema (ordem), o equilíbrio entre as trocas (equilíbrio) e o direito de pertencer de cada familiar (pertencimento).

Quando essas regras são quebradas, o sistema todo experimenta uma tensão. Esta tensão é uma pressão que é exercida pelo próprio sistema familiar na busca da restauração da atuação correta das 3 leis.

A ordem é quebrada quando, por exemplo, filhos interferem em questões pessoais dos pais. De forma resumida, quando alguém que chegou depois no sistema familiar se intromete em questões de quem chegou antes. É como se fosse uma cachoeira que quer subir uma montanha, não é possível, explica Hellinger.

Já o equilíbrio é quebrado quando há uma grande diferença nas trocas entre duas pessoas. Um exemplo comum, por exemplo, é no relacionamento, quando um lado dá muito, sem permitir que isto seja compensando de alguma forma na troca, a tendência é que ambos comecem a se afastar.

Já o pertencimento fala que não pode haver exclusões em um sistema. Isso significa que não há motivo para que uma pessoa que nasceu em um sistema familiar seja expulso ou tenha seu pertencimento negado. Ele pertence e ponto.

Quando há respeito à essas leis, os integrantes do sistema experienciam uma vida leve e mais significativa.


Muitas outras questões ficam claras em um atendimento de Constelação Familiar. E por falar de algo que está em nossos sentimentos mais básicos, como nossos vínculos familiares, em especial nosso pai e nossa mãe, podemos vivenciar este conhecimento no corpo e nos reflexos em nossa vida.

A Constelação permite que novos movimentos surjam, que sentimentos e relações sejam resgatados e resignificados. Uma vivência profunda que nos permite olhar para o que é essencial e para a grandeza do fluxo da vida.

Em cada grupo de workshop que se forma, novas pessoas são tocadas pela força deste trabalho. E ele está disponível agora, para você!


Gostaria de receber uma ligação nossa? 

Deixe seus contatos no formulário abaixo e sobre qual serviço você gostaria de mais informação que entraremos em contato!

Um comentário em “3 conceitos da Constelação Familiar que vão auxiliar você na vida

Deixe uma resposta