Como a participação no Workshop de Constelação Familiar pode ajudar você.

A Constelação Familiar de Bert Hellinger é um conhecimento que tem aplicação no trabalho terapêutico. Através do atendimento em Constelação Familiar, é possível se conscientizar das dinâmicas que trazem dificuldade para a sua vida, e dessa forma, olhar para uma solução.

Este trabalho é considerado uma terapia breve, uma vez que o atendimento para uma questão acontece em um único encontro.

Após uma constelação, a questão abordada se torna mais clara para o cliente. Ainda que exista um efeito imediato, o processo de assimilação completa das informações se estende por mais tempo. Porém, neste período não há o acompanhamento do terapeuta.

Após uma Constelação é também possível trabalhar as questões que se tornam clara neste trabalho através de um trabalho psicológico, embora isso não seja obrigatório e muitas vezes não é necessário.

O conhecimento trazido por Bert Hellinger tem se provado uma grande fonte de possibilidades no processo de desenvolvimento pessoal de cada um que chega até ele. Muitas coisas se movimentam na vida do cliente após uma constelação, sendo esta uma das mais surpreendentes e efetivas formas de trabalho terapêutico.

A dinâmica da Constelação

O objetivo principal da Constelação Familiar é trazer para o consciente as questões que atuam de forma inconsciente na vida do cliente.

Essas dinâmicas, pela teoria da Constelação, muitas vezes tem origem em uma identificação com outras pessoas de nosso sistema familiar e que vieram antes de nós.

Hellinger descobriu que dentro de um sistema familiar (pais, irmãos, tios, avós, bisavós e antepassados anteriores a eles), há uma grande influência entre seus membros. Isso acontece pois nosso pertencimento a este sistema está atrelado a este vínculo profundo.

Dessa forma, inconscientemente, nos perdemos nos limites entre cada familiar, e nos misturamos nos assuntos que não pertencem a nós.

Quando isso ocorre, é possível que, também de forma inconsciente, atraímos dificuldades semelhantes a outros familiares, de forma a “dividir a dificuldade”, ou “acompanhar o outro” no seu sofrimento.

Nossa lealdade ao nosso sistema familiar é instintiva. Ela está para além da nossa aceitação da nossa família, e para além do que desejamos ou sentimos.

Mesmo uma pessoa que esteja completamente afastada (inclusive emocionalmente) de seu sistema, permanece pertencendo. E é essa força que atua em grande parte nas dificuldades que tem origem sistêmica.

O Workshop

Como seres sociais que somos, uma parte daquilo que se manifesta em nossas dificuldades têm origem na nossa interação sistêmica, sendo a maior influência aquela que vem do nosso sistema familiar.

O conhecimento da Constelação Familiar (ou Posicionamento familiar) ajuda a identificar como os vínculos afetivos dentro do sistema podem estar direcionando para uma dificuldade em nossa vida.

Bert Hellinger tem se dedicado, há mais de 40 anos, a estudar e observar as dinâmicas que geram reflexos, muitas vezes negativos, da interação entre integrantes de sistemas. E seu olhar mais forte segue para dentro dos sistemas familiares.

Através deste conhecimento, e de uma forma empírica desenvolvida por ele, é possível olhar para questões difíceis de nossa vida buscando identificar a origem delas, e então, se assim desejar, buscar os movimentos necessário para a solução.

 

O Atendimento

Este atendimento, que inclui o facilitador (terapeuta), o cliente (paciente) e um grupo de pessoas que atuam como representantes, acontecem nos Workshops de Constelação Familiar.

É neste momento em que as pessoas que desejam olhar para sua dificuldade através das Constelações Familiares recebem o atendimento dentro desta abordagem.

Uma dinâmica de Constelação Familiar pode durar de alguns minutos atè mais de uma hora. O tempo varia conforme as informações do campo e o caminhar das dinâmicas que surgem.

Porém, o tempo decorrido não interfere na qualidade das informações: o que é essencial para a busca de soluções prevalecerá.

O que pode ser levado como tema?

No momento do atendimento, o facilitador irá perguntar ao cliente para qual tema deseja olhar. O cliente então poderá trazer aquilo que ele sente como dificuldade em sua vida. Elencamos aqui algumas possibilidades de temas:

  • Relacionamento com os pais;
  • Relacionamento amoroso;
  • Sucesso ou insucesso profissional;
  • Questões de saúde;
  • Questões relacionadas a prosperidade material;
  • Dificuldades dos filhos;
  • Dificuldades empresariais;
  • Questões jurídicas;
  • Questões pedagógicas.

Estes são alguns exemplos, que colocamos de forma a facilitar a compreensão de que áreas da vida podem estar sendo percebidas com dificuldades e que a Constelação Familiar pode auxiliar na busca de uma solução. Mas com certeza eles não são os únicos.

Cada dinâmica em cada sistema familiar é única. Para você perceber se a ajuda da Constelação Familiar é para você, perceba se aquilo que você sente como difícil na sua vida é algo do qual você não consegue identificar a origem de forma clara.

Ou se é algo que você já buscou outras abordagens terapêuticas e não conseguiu resolver. Estas percepções podem indicar uma dificuldade com origem sistêmica, e nisso a Constelação Familiar pode te ajudar.

O trabalho com as Constelações no Instituto Ipê Roxo

O Instituto Ipê Roxo é pioneiro em Florianópolis no atendimento com as Constelações Familiares de Bert Hellinger. Com mais de 10 anos de experiência, oferecemos serviços psicológicos e terapêuticos alinhados com a visão sistêmica de Hellinger.

Um destes trabalho é o Workshop de Constelação Familiar, que acontece geralmente em 3 datas a cada mês, sempre com os facilitadores Maria Inês Araujo Garcia Silva e Paulo Pimont, ambos Consteladores e também psicólogos.

Para saber mais sobre os Workshops como datas, valores e inscrição, clique no link a seguir https://iperoxo.com/agenda/workhops-de-constelacoes-sistemicas/ ou na imagem abaixo.

A força do trabalho da Constelação Familiar é impressionante e tem gerado muitos relatos positivos em todo o mundo, que demonstram cada vez mais a força desta abordagem. E também, através dela, temos descoberto a força que consiste nos vínculos familiares, muito mais profundos do que imaginávamos anteriormente.

Ao olhar e experienciar esta força, algo se altera em nosso inconsciente. Isso permite caminhar em uma nova direção, mais leve e com o foco em nossa própria vida.

Inscreva-se para um Workhsop do Instituto Ipê Roxo de Constelação Familiar clicando na imagem abaixo.


O Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano é pioneiro em Florianópolis no trabalho com as Constelações Sistêmicas. Foi fundado pelos consteladores Sonia Farias, Maria Inês Araujo Garcia Silva, Paulo Pimont e Ana Garlet.

Constelação Sistêmica é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger. Esse conhecimento surgiu após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo.

O resultado desses estudos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo. Se baseia em um conjunto de leis naturais que regem o equilíbrio dos sistemas que o próprio Bert gosta de chamar de “Ordens do Amor”.


Gostaria de receber uma ligação nossa? Deixe seus contatos no formulário abaixo e sobre qual serviço você gostaria de mais informação que entraremos em contato!

Deixe uma resposta