Contoterapia: Faça parte desse movimento de cura através dos contos

O que é a Contoterapia?

A Contoterapia é uma técnica de trabalho, apoiada nos contos e nos arquétipos de histórias, que ajudam o cliente em processo terapêutico ou de desenvolvimento pessoal.

Através dos contos, você pode olhar suas próprias questões por um novo ângulo.

A Contoterapia é um trabalho inédito, criado e desenvolvido pela psicoterapeuta do Instituto Ipê Roxo, Sonia Farias.

Sonia aplicou, por mais de uma década, a técnica de contar histórias para seus pacientes de terapia e para os grupos terapêuticos de mulheres que conduz.

Além disso, aplicou também os contos durante os módulos da formação em Constelação Familiar, sempre com resultados impressionantes.

 

O que o conto faz?

Ela percebeu a força e a capacidade de transformação que uma história pode trazer.

Viu muitas pessoas sem forças recuperarem a energia, viu pais retomando seu lugar, viu amores sendo reconstruídos, viu filhos voltarem para casa.

 

Como se transformou em formação?

Não demorou muito para que as pessoas próximas começassem a pedir para que ela os ensinasse sobre o poder dos contos e sobre qual o segredo de contar histórias tão impactantes, capazes de fazer com que os clientes se transformassem de forma tão surpreendente.

 Em 2017, a profissional lançou a primeira turma da Formação em Contoterapia, que foi um sucesso entre todos os alunos que participaram.

Agora em 2018, uma nova turma está planejada, com início das aulas em maio. 

A Formação vai ensinar a ARTE DA CONTAÇÃO (a técnica e os contos) e também já preparar os alunos para o trabalho de grupos com os contos.

 

 

Autores que embasam o trabalho:

Bert Hellinger e Clarissa Pinkola Estés

Entre os autores que dão base neste curso que ensina o trabalho com contos está Bert Hellinger. No seu livro “Ordens do Amor” ele escreve:

“Quando não vou adiante com alguém e noto que existe um bloqueio, às vezes me ocorre uma história para essa pessoa. (…)(com a história) a outra pessoa não precisa defrontar diretamente comigo.

Se, por exemplo, eu lhe digo diretamente o que ela poderia ou deveria fazer, ela se vê como um oponente e precisa colocar limites diante de mim, ainda que seja correto o que lhe digo. Ela precisa fazer isso para preservar sua dignidade.

Mas, quando lhe conto uma história, ela não se defronta mais comigo e sim com os personagens da história. E muitas vezes não conto a história a ela, mas a uma outra pessoa, e ela não sabe que a história está sendo dirigida a ela.”

Essa possibilidade de “baixar a guarda” do cliente e poder dar a ele o acesso a uma nova visão da sua questão, é o que transforma a Contoterapia em um trabalho tão especial. E junto com a ferramenta das Constelações Familiares de Bert Hellinger ela amplia seu potencial de ajuda.

6 razões que mostram porque os contos transformarão sua forma de ver a vida e também seu trabalho com pessoas

  1. A Formação ‘Contoterapia: O conto dá conta,  promoverá, em pouco tempo, um crescimento interno autêntico, puro, concreto;
  2. Os Contos possuem a dádiva de nos ajudar a compreender as complexidades da vida, bem como suas soluções, por vezes aguardadas há anos;
  3. Um conto pode lhe ajudar a descobrir seu próprio caminho, e isso tem um efeito que marca toda a vida;
  4. O poder de um conto é surpreendente: nutre a alma, pacífica e acalenta as emoções, o corpo e espírito.
  5. O conto nutre e instrui sobre como identificar e lidar com as adversidades a tudo aquilo que se opõe ao Crescimento Interno.
  6. Resolução de casos terapêuticos difíceis são beneficiados por este trabalho. No processo terapêutico, muitas vezes conseguimos resultados com os contos que não havíamos alcançado com nenhuma outra técnica, pois este é um trabalho que consegue entrar por um outro canal de escuta do cliente.

 

Depoimento de uma cliente de Contoterapia no Ipê

“Nos últimos 6 meses iniciei minha participação no Grupo de Contoterapia: Lobas no Instituto Terapêutico Ipê Roxo.  De lá para cá, inúmeras transformações ocorreram em minha vida, para melhor.

O trabalho desenvolvido pelos terapeutas impressiona por sua assertividade, profundidade e tempestividade. Trazem à tona, já nos primeiros encontros, dores que anos de terapia tradicional não me deram, e indo além, oferecendo caminhos de cura.

Não apenas as técnicas utilizadas por eles no grupo, como a utilização de contos para retratar aspectos da vida bem como as constelações familiares.

É uma experiência sagrada perceber a riqueza da vida interior de cada participante que se dispõe a compartilhar. De maneira absolutamente não invasiva, mostram seu íntimo mais pessoal para o benefício do grupo. Meu muito obrigada à equipe e a todas as participantes do grupo.

Hoje, ainda que saiba que isso é um farejar e sentir para a vida toda, me sinto mais leve, mais centrada e mais disposta para Criar, Curar e Amar.

Hoje eu já me tenho de volta.”

 

Seja um multiplicador desse trabalho

A Contoterapia tem se ampliado muito e encontrado uma grande aplicação dentro do trabalho de desenvolvimentos de pessoas. Seja ele terapêutico, pessoal ou como ferramenta de auxílio nas organizações, como treinamentos e cursos de desenvolvimento.

Mas ainda assim, são poucos os profissionais já habilitados com todo o conhecimento que permite que esse trabalho seja realizado com qualidade e bons resultados.

Por isso, nosso convite é também para algo mais amplo: Venha fazer o curso conosco e se torne um multiplicador da contoterapia na sua cidade.

Esse é um desejo pessoal da Professora, Psicóloga e Consteladora Sonia Farias. Ela deseja que cada vez mais pessoas tenham acesso a profissionais bem treinados que levem esse conhecimento a todo o Brasil. 

“O conto é a linguagem de um amor que cura, instrui e salva. Assim, a partir do pensamento simbólico, brincamos muito, porque aqui tudo pode acontecer. De ‘serviçais e escravos’, podemos ser ‘Reis e Rainhas’. O peso dos ombros foi retirado, as mãos foram liberadas de trabalhos desnecessários.” Sonia Farias

 

Faça sua inscrição

“O Conto dá Conta” é uma formação em Contoterapia do Instituto Ipê Roxo e é estruturada em 3 módulos de 3 dias cada.

Próxima turma – em Florianópolis/SC 

Faça sua inscrição aqui

Datas dos módulos

Turma 2 em Florianópolis/SC
MÓDULO 1: Dias 18, 19 e 20 de maio de 2018
MÓDULO 2: Dias 20, 21 e 22 de julho de 2018
MÓDULO 3: Dia 31 de agosto, dias 1 e 2 de setembro de 2018

* Sempre às sextas, sábados (9h às 18h) e domingos (9 às 17h)


O Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano é pioneiro em Florianópolis no trabalho com as Constelações Sistêmicas. Foi fundado pelos consteladores Sonia Farias, Maria Inês Araujo Garcia Silva, Paulo Pimont e Ana Garlet. Constelação Sistêmica é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo. O resultado desses estudos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em um conjunto de leis naturais que regem o equilíbrio dos sistemas que o próprio Bert gosta de chamar de “Ordens do Amor”.


Instituto Ipê Roxo de Desenvolvimento Humano

Rua Ayrton Roberto de Oliveira – 64, Centro Empresarial Isola Sarezzo, andar 7 – Bairro Itacorubi – Florianópolis – SC – Brasil.

Fale conosco 48 99177.0079


Fale conosco e saiba mais sobre o curso de Contoterapia ou outros serviços do Instituto Ipê Roxo

Um comentário em “Contoterapia: Faça parte desse movimento de cura através dos contos

  1. BOM DIA,

    Como sugestão, gostaria que fosse edificada uma turma para formação do JORNADA DO HOMEM INTEIRO. Deveria ser em caráter de imersão, ou seja, com dias corridos, de preferencia iniciando numa sexta feira, facilitando desta maneira, que residentes em outros Estados possam participar da referida formação.

    Paulo Saldanha

Deixe uma resposta