Constelação Familiar em grupo ou individual – Qual a diferença?

Você já conhece a constelação familiar? Essa filosofia foi observada por Bert Hellinger há mais ou menos 40 anos, e desde então, sua abordagem terapêutica tem ajudado milhares de pessoas em todo o mundo a encontrar uma possibilidade de solução para suas dificuldades na vida.

Aqui no Instituto Ipê Roxo trabalhamos há mais de 10 anos com uma equipe especializada, pioneira em Florianópolis neste trabalho terapêutico. Chegamos na última semana ao nosso 150º Workshop de atendimento em Constelações Familiares.

Temos muitos clientes que nos perguntam qual é a diferença entre o trabalho feito em grupo ou individual com a Constelação Familiar, e por isso decidimos escrever esse artigo para ajudar na compreensão dessa grande ferramenta.

 

A Principal Diferença

A primeira grande diferença no trabalho da constelação individual e da constelação em grupo é esta que está no nome.

No atendimento individual, o cliente está sozinho com o constelador. Enquanto na outra modalidade o cliente se encontra na companhia do grupo, geralmente de até 20 pessoas, além do constelador.

Alguns clientes preferem a modalidade individual por algum medo ou insegurança de expor seu tema. Da mesma forma, muitas vezes o cliente tem certa urgência no atendimento ou seus horários impossibilitam a vinda em um Workshop, que tem datas agendadas fixas.

Já no trabalho em grupo, como foi dito, há uma agenda de datas e horários, e em cada evento, um grupo é formado para o trabalho.

Dentro deste grupo, alguns irão constelar um tema e outros se inscrevem para participar como observadores/representantes.

 

Mas como constelar individualmente?

Essa é uma questão recorrente. Para quem conhece a constelação, sabe que nos grupos algumas pessoas participam representando papéis do sistema do cliente que traz a questão. Das informações obtidas através do representante é que algumas informações úteis ficam visíveis para o cliente.

Na constelação individual, esse processo é feito com auxílio de âncoras e figuras, como bonecos e outros acessórios.

O cliente coloca as peças no “campo” através de uma imagem que atua em seu inconsciente, e a partir daí é guiado pelo constelador na observação das dinâmicas e emoções que vão surgindo sobre a sua questão que está sendo constelada.

Assim como a constelação em grupo, este é um trabalho para além do racional, e, por mais que seja difícil de ser explicado, tem anos de aplicações bem sucedidas e os depoimentos de quem vive esta experiência são sobre o quanto as informações que se revelam são surpreendentes.

Ambas as modalidades trazem o mesmo resultado. Apenas através de caminhos ligeiramente diferentes.

Para Constelar individualmente, o cliente pode entrar em contato conosco e marcar uma consulta. Estas não são pré-programadas, possuindo maior flexibilidade de horário em relação ao Workshop vivencial. Você liga, sabe os horários disponíveis e marca sua consulta.

 

E o constelar em grupo?

A vivência em grupo é muito especial. Há algo que notamos na nossa experiência: os grupos que se formam possuem, geralmente, assuntos afim. Isso acaba se configurando um adicional dentro desta modalidade.

Isso porque, como os assuntos são abordados dentro do grupo, questões de um cliente podem trazer um insight que ajude um outro cliente que esteja somente participando. Ou até mesmo complementar a compreensão de alguém que já constelou naquele evento.

Exercício de Constelação em um Seminário Ipê

Para os clientes que vão para observar/representar, a vivência do workshop é uma possibilidade de enriquecer o olhar paras suas próprias relações e dificuldades. É uma oportunidade de vivenciar outros papéis diferentes do seu, e dessa forma ajudar na compreensão das suas relações.

O Workshop em Constelação Familiar e Sistêmica de Bert Hellinger é um trabalho de grande riqueza e de grandes resultados.

 

Qual eu devo escolher?

Apesar de acreditarmos que você é a pessoa mais capaz de tomar essa decisão, vamos falar de alguns pontos que podem ajudar a trazer clareza para sua escolha:

  • O atendimento individual é um bom lugar para você constelar um assunto que é muito sensível para você. Nessa modalidade você está sozinho(a) com o constelador, criando um espaço que talvez lhe permita sentir mais segurança;
  • As dinâmicas e os resultados no atendimento individual ou em grupo em um Workshop não diferem. Os movimentos e informações são igualmente possíveis nas duas modalidades;
  • No atendimento em grupo, embora as pessoas não se conheçam, cria-se uma atmosfera de confiança. O ambiente é facilitado em total respeito aos clientes e seus temas. Não há debates sobre o que se apresenta, fala-se apenas o essencial sobre o tema (sem explicações) e todos estão ali direcionados a um trabalho positivo a todos os envolvidos;
  • Tanto no atendimento individual ou em grupo, o conhecimento que rege os dois é o mesmo. No atendimento individual, a constelação com bonecos e figuras já é um sistema estabelecido e de eficiência comprovada;
  • Tanto no atendimento individual em Constelação Familiar quanto em grupo não há a necessidade de várias sessões sobre o mesmo tema. Uma basta. Caso o cliente sinta a necessidade de acompanhamento posterior, temos opções disponíveis de profissionais da psicologia em nosso Instituto.

 

Em que situações devo fazer uma Constelação?

O atendimento em Constelação Familiar tem uma aplicação bem ampla. Nos Workshops, é comum termos clientes que trazem questões de saúde, decisões financeiras e tomadas de decisão, dificuldades na vida profissional ou pessoal, conflitos nos relacionamentos entre outros. 

Nós vivenciamos na nossa trajetória com as Constelações milhares de clientes encontrarem uma possibilidade interna de mudança que os permitiu seguir adiante com suas vidas, de forma mais leve e mais integrada à sua história.

Hoje esse olhar permeia todo nosso trabalho, tamanha é nossa confiança na eficiência e nos resultados deste serviço.

Caso tenha interesse em saber mais, clique em https://iperoxo.com/agenda/workhops-de-constelacoes-sistemicas/ para fazer sua inscrição em um Workshop de atendimento em Constelação Familiar ou ligue para 48 99177.0079 para fazer o agendamento de sua sessão individual.

Você também pode enviar uma mensagem via WhatsApp, clicando aqui 


O Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano é pioneiro em Florianópolis no trabalho com as Constelações Sistêmicas. Foi fundado pelos consteladores Sonia Farias, Maria Inês Araujo Garcia Silva, Paulo Pimont e Ana Garlet. Constelação Sistêmica é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo. O resultado desses estudos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em um conjunto de leis naturais que regem o equilíbrio dos sistemas que o próprio Bert gosta de chamar de “Ordens do Amor”.


Instituto Ipê Roxo de Desenvolvimento Humano

Rua Ayrton Roberto de Oliveira – 64, Centro Empresarial Isola Sarezzo, andar 7 – Bairro Itacorubi – Florianópolis – SC – Brasil.

Fale conosco 48 99177.0079


Fale Conosco. Utilize os campos abaixo. Responderemos em breve!

Deixe uma resposta