O que é a Contoterapia?

Conheça um pouco mais sobre este trabalho INÉDITO NO BRASIL, criado no Instituto Ipê Roxo de Florianópolis. 

Trabalhamos há muitos anos aqui no Instituto com o uso da Contoterapia, principalmente através do livro “Mulheres que correm com lobos”, da escritora Clarissa Pinkola Estés.

Depois, com a chegada da obra de Bert Hellinger (terapeuta e filósofo alemão que nos trouxe a Constelação Familiar), que também é um grande contador de histórias, agregamos seus belos contos e sua postura de trabalho com as 3 leis da vida à condução de nossos grupos de crescimento e desenvolvimento.

Através de grupos terapêuticos onde os contos desses livros são abordados, direcionados pela fomentação do feminino, a psicóloga Sonia Farias observou ao longo dos anos um grande empoderamento das participantes dos grupos de Lobas, onde esta técnica é aplicada.

 

Ferramenta para acessar a alma do cliente

A contoterapia é uma ferramenta que se baseia no uso de contos para abordar diversas situações comportamentais, entre elas: manifestações de tristeza, ansiedade, emoções positivas e negativas, entre outras.

O Conto tem a capacidade de fornecer idéias e arquétipos que são mais facilmente processados na nossa mente, criando um ambiente de identificação seguro para olhar para determinadas situações de um lugar diferente.

E o conto também tem a capacidade de nos ensinar, nos moldar e abrir nossa mente e nossos corações para caminhos e possibilidades novas.

Muitas vezes esse movimento é o suficiente para dar ao cliente uma nova perspectiva de uma questão, ajudando-o a caminhar em uma direção que seja mais propícia.

 

O que faz um Contoterapeuta?

Através do aparato de histórias e contos selecionados, em cada um abordando um viés de algo que deseja ser trabalhado pelo cliente, o terapeuta que tem a Contoterapia na sua “caixa de ferramentas” pode aplicar, com o propósito terapêutico, um determinado conto que fortalece a busca por identidade, ou que traga o arquétipo maduro da personalidade.

Os movimentos gerados pelo conto, através do raciocínio e da elaboração, fazem o cliente entrar em contato com seu próprio processo de crescimento, incentivando a busca por soluções que já constam no seu organismo, porém escondido por alguma dificuldade da sua história.

Há meios de se fazer esse uso do conto. No curso da Formação em Contoterapia do Instituto Ipê Roxo, Sonia ensina os caminhos acumulados em mais de 15 anos de profissão, muito deles com o uso dos contos.


Contos são mapas sobre a alma humana

sonia1Segundo Sonia Farias, idealizadora deste trabalho, a narração dos contos fornece mapas iniciáticos de forma que mesmo uma tarefa interrompida há anos, possa ser terminada.

Contar é um apelo que mantém vivo um sistema familiar, um povo, uma nação, uma cultura. Contamos histórias não só para nós, mas para as próximas gerações.

As imagens geradas pelas histórias contidas no conto ressoam em nosso ser, nos fazendo olhar de uma nova forma para situações da nossa vida. “O conto ajuda a fixar o conhecimento… não importa o tema” afirma Sonia Farias.  Para ela,

“O conto é útil para todas as pessoas. Revela caminhos que apontam soluções. Com instruções precisas, o conto respeita a realidade e evoca uma transformação real. Sua missão é abrir a mente, ampliar o coração e dar espaço à esperança.”

O escritor Anselm Grüm fala que “as palavras conseguem emocionar quando não apenas argumentam racionalmente, mas quando evocam imagens. As imagens apelam para modelos arquétipos na alma humana e desvelam também sua eficácia. As imagens comovem, estão cheias de emoção e suscitam emoções”.

Um conto trabalha neste nível. Traz imagens carregadas de emoções que nos servem de espelho. E assim, ao analisar o que reflete, vamos trabalhando nossa própria história e emoções.

Faça parte de nossa Formação em Contoterapia e aprenda as técnicas de contação, aprenda a perceber o momento exato para trazer um conto que vai tocar a alma do cliente, aprenda a ler o mapa que todo conto traz.

Te esperamos para nossa próxima turma!


 6 razões para conhecer a Contoterapia

  1. A Formação ‘O conto dá conta’,  promoverá, em pouco tempo, um crescimento interno autêntico, puro, concreto;
  2. Os Contos possuem a dádiva de nos ajudar a compreender as complexidades da vida, bem como suas soluções, por vezes aguardadas há anos;
  3. Um conto pode lhe ajudar a descobrir seu próprio caminho, e isso tem um efeito que marca toda a vida;
  4. O poder de um conto é surpreendente: nutre a alma, pacífica e acalenta as emoções, o corpo e espírito.
  5. O conto nutre e instrui sobre como identificar e lidar com as adversidades a tudo aquilo que se opõe ao Crescimento Interno.
  6. Resolução de casos terapêuticos difíceis são beneficiados por este trabalho. No processo terapêutico, muitas vezes conseguimos resultados com os contos que não havíamos alcançado com nenhuma outra técnica, pois este é um trabalho que consegue entrar por um outro canal de escuta do cliente.

Quer fazer parte da próxima turma em Florianópolis?

As MATRÍCULAS já estão abertas – início das aulas em 03, 04 e 05 de maio de 2019

3 Módulos Intensivos

Aulas na sexta, sábado e domingo

 

contoterapia


 

Se preferir, fale sobre a Formação em Contoterapia com nossa equipe, pelo formulário abaixo:

Deixe uma resposta