Retrospectiva Instituto Ipê Roxo 2017

Este ano foi transformador em vários sentidos. Sementes plantadas há alguns anos mostraram seus frutos em 2017. E neste movimento de dizer sim para o que foi, o que é e o que será, relembramos os momentos importantes para o Instituto Ipê Roxo em 2017.

Assim como acontece em nossa vida, com aqueles que vieram antes e preparam o nosso caminho para chegar aqui, este ano foi a confirmação de movimentos que iniciamos há quase uma década.

Fomos dando passos que nos trouxeram para um 2017 de movimentos incríveis. Pudemos servir à vida através de nosso trabalho com as Constelações Familiares e todos os outros conhecimentos que possuímos.

Relembre o que fizemos juntos este ano, com a participação de cada aluno e clientes. Somos gratos a todos que depositam em nós a confiança e que nos acompanham nestes movimentos.

Nosso esforços e direcionamento é nos preparar cada vez mais para oferecer os melhores cursos e vivências. Um trabalho que oferecemos a todos que procuram este caminho de cura e de respeito à vida que é a Constelação Familiar de Bert Hellinger.



30 Workshops realizados em 2017

O workshop é o lugar onde fazemos o atendimento da Constelação Familiar em grupo. Quantas famílias tivemos a honra de receber em 2017! Em nossa sala dentro do Instituto, pudemos vivenciar a força que pertence a cada uma.

Fomos nos movendo através de cada integrante que chegou para olhar – e ver – o que age em sua vida. Quantos movimentos em direção à vida podemos presenciar! Que alegria termos a confiança de tantas pessoas na prestação deste serviço.

Mais em 2018: Consulte nossa agenda para Workshops em 2018



2 novas turmas em 2017

Este ano tivemos a formatura das nossas primeiras turmas. Duas iniciadas em 2014 e 2015 (em formato extensivo) e uma em 2016 (em formato intensivo).

Além dessas frutos, tivemos em 2017 duas novas turmas da formação. Novos alunos e profissionais que procuram o olhar da filosofia de Bert Hellinger para adicionar em seus campos de atuação profissional.

Mais em 2018:  Saiba mais informação sobre a nova turma de Formação


3 workshops especiais para educação de crianças e adolescentes

Tivemos em janeiro, fevereiro e abril os eventos especiais do Projeto do Instituto Ipê Roxo “Educando nossos filhos”. Em uma série de 3 encontros, foram abordados os temas “Limites que ajudam a crescer”, “A comunicação com os filhos” e “As experiências da adolescência”.

Os encontros foram liderados pelas profissionais Maria Inês Araujo Garcia Silva e Ana Garlet, e foram direcionados aos pais que procuram aconselhamento para situações de suas famílias.

Saiba mais: Página do projeto Educando nossos filhos


Módulo Avançado

Este módulo deu total atenção à aplicação da Constelação Familiar através de bonecos, figuras e âncoras.

Focado no desenvolvimento de mais uma aptidão para os alunos do Instituto, fortalece a aplicação em situações em que é necessário sigilo ou quando há limitação de pessoas para o trabalho em grupo.

Mais em 2018: Módulo avançado 2018



Encontro especial com Marco Schultz

O filme “Eu Maior” foi abordado neste encontro com o co-criador Marco Schultz. Numa conversa entre os participantes deste evento, Marco trouxe um pouco mais da visão que é repassada pelo filme.

Através de entrevistas com pessoas de diversas àreas, como Mario Cortella, Monja Coen, Leonardo Boff, Letícia Sabatella, Gikovate, Hermógenes, o filme mostra alternativas para nosso desenvolvimento pessoal


8 encontros especiais em 2017

Liderados pela Psicóloga e Consteladora Sonia Farias e por Paulo Pimont, os Workshops Especiais com contos do Livros “Mulheres que correm com lobos” aconteceram ao logo de 2017 abordando em cada um, um conto específico do livro.

A aplicação dos contos é um trabalho muito rico, que já é vivenciado nos grupos regulares com os profissionais, além dos Workshops especiais avulsos.

Mais em 2018: Grupos regulares de Contoterapia


2 encontros especiais para Homens

Através do livro de Robert Bly, o Psicólogo e Constelador Paulo Pimont liderou estes eventos especiais que olha para o Masculino a partir do importante livro “João de Ferro”.

A aplicação desta história acontece também em encontros regulares, onde os arquétipos masculinos são abordados na prática terapêutica com homens.

Mais em 2018: Grupos regulares de João de Ferro


Eventos em Porto Alegre e Londrina

O Ipê esteve em Porto Alegre para o workshop especial “O olhar das Constelações para as Doenças” e em Londrina para Workshops Especiais do trabalho com Lobas, baseado no livro de Clarissa Pinkola Estés.

Estes movimentos são possíveis pelo projeto “Ipê Na Estrada”, onde levamos nossos cursos para outras localidades, sempre com a organização de um representante local.


4 encontros em 2017

Através dos conhecimentos trazidos pelo livro “Codependência nunca mais“, da escritora Melody Beattie, foram realizados 4 encontros em 2017.

Neles, a codependência foi abordada e trazendo importantes insights para os participantes se moverem com mais saúde em seus relacionamentos, permitindo um fluxo mais saudável na convivência com outras pessoas.



2 Seminários Especiais de Direito Sistêmico

A abordagem da Constelação Familiar, traduzida para o campo do Direito pelo Juiz Brasileiro Sami Storch, foi mostrada e explicada pelo Professor do Instituto Ipê Roxo em dois eventos em 2017.

Os dois eventos aconteceram em Florianópolis, e contaram com profissionais de diversas áreas do Direito e também da administração, psicologia, assistência social e empresários.

Mais em 2018: Curso em 3 módulos de Direito Sistêmico



Iniciativas no Sistema Judicial com Paulo Pimont

Com um constante trabalho prático em órgãos da Justiça Brasileira, o professor Paulo Pimont fundou um Núcleo de Direito Sistêmico no Instituto Ipê Roxo.

Liderado por ele e com participação de alunos, consteladores e profissionais do Direito, o núcleo desenvolve trabalhos auxiliares e explicativos no Fórum Norte da Ilha, Justiça Federal de Santa Catarina, Presídio Feminino de Florianópolis entre outras iniciativas.



2 Grupos em 2017

Um curso exclusivo do Instituto Ipê Roxo, que une a Constelação Familiar de Bert Hellinger e a Psicogenealogia de Anne Ancelin. 

Em 3 módulos – ou trechos de caminhada – o curso tem um enfoque total no desenvolvimento pessoal dos alunos através destes conhecimentos e vivências.

Saiba mais: Sobre a Jornada. Novas turmas em breve.


Primeira turma em 2017

O trabalho com contos se ampliou. Realizado há mais de 10 anos, a Psicóloga e Consteladora Sonia Farias e Paulo Pimont desenvolveram este método. Agora, ele é ensinando e vivenciado no curso de Formação em Contoterapia.

Os resultados são espetaculares e tem impulsionado o movimento dos alunos em formação, com duas novas turmas abertas com início em 2018.

Mais em 2018: Novas turmas em Florianópolis e Londrina



E muitas outras novidades virão em 2018, além da continuidade dos trabalhos de 2017. Somos felizes e gratos pela oportunidade que a vida nos dá. Seguimos aplicando os conhecimentos da obra de Bert Hellinger. E permanecemos gratos de encontrar pessoas dispostas a olhar para a força de suas vidas, iniciando movimentos de cura e crescimento.

Nosso 2017 foi especial, e agradecemos a cada cliente, alunos, seguidores de nossas redes sociais e blog que entraram em contato conosco e nos acompanharam neste ano.

Nosso muito obrigado por 2017. E na certeza que entraremos novamente em 2018 com uma postura de total respeito à vida, às famílias e às pessoas que chegam até nós.

Grande 2018 para todos, com a força de tudo o que realizamos e vivemos até agora.



Fale conosco pelo formulário abaixo.

Deixe uma resposta