Porque você precisa gastar mais tempo aprendendo sobre constelação familiar

Você deve ter ouvido essas palavras com certa frequência ultimamente: Constelação Familiar.

O método que nos foi trazido por Bert Hellinger está cada vez mais ganhando estudantes e praticantes no mundo. Ao mesmo tempo que apresenta um conteúdo muito simples, a profundidade das aplicações e os resultados surpreendentes que acontecem para quem a procura tem feito milhares de pessoas voltarem seu olhar para esse conhecimento.

Hoje, nas mais diversas áreas de atuação profissional, a constelação tem encontrado espaço e revolucionado o olhar, a atuação e a postura de profissionais. E ela continua crescendo, cada dia, com novos conhecimentos e experiências para os que se expõe a ela.  

Mas, além de tudo isso,  porque tem se falado tanto das Constelações de Bert Hellinger? O que há de tão especial que a torna um conhecimento tão transformador? Porque você precisa gastar mais tempo aprendendo sobre constelação familiar?

 

Porque traz mudanças!

É impossível sair de um grupo, curso ou formação de constelação sem perceber mudanças profundas na sua vida e na forma como você se coloca nela. Nós acessamos algo novo em nós, intimamente ligado com nossa história familiar.

A Constelação tem esse poder de nos reconectar com aquilo que às vezes nem sequer sabemos que atua em nossa vida, embora sua presença seja sentida por meio de dinâmicas que trazem dificuldades. E quando nos permitimos e vamos à uma constelação, logo entramos em contato com uma força que estava escondida por trás dessa dificuldade, esperando acolhimento.

Todo o processo da constelação é surpreendente. O terapeuta faz uma simples pergunta ao cliente: o que dói em sua alma? E assim, sem que nenhum detalhe seja dado pelo cliente, ele vê sua história e o que traz dificuldades desenrolar em sua frente, na segurança de um grupo terapêutico.

O terapeuta então acompanha os representantes, trabalhando com o sistema familiar do cliente no coração. Movimentos acontecem, o cliente se conecta e percebe o que está atuando na sua vida. A força se encontra na experiência e na vivência que é a constelação.

Após vivenciar em todo o corpo os acontecimentos de uma constelação, nos sentimos tomadas por uma força e por impulsos de mudanças. E elas ocorrem, de forma muito clara.

 

Porque é um conhecimento que muda nossa postura diante da vida… PARA MELHOR!

Quando participamos de um curso que envolve o olhar da constelação, é impossível permanecer com nossas idéias antigas e não mudar a forma como encaramos o mundo. A força dos conhecimentos trazidos por Bert Hellinger são tão grandes e simples que nos vemos tomados por um novo olhar que invade nossas relações, nosso trabalho e todas as áreas da nossa vida.

E essa mudança é para muito melhor. Conseguimos nos colocar no mundo como um adulto que vê o outro e reconhece nele a capacidade para tomar as suas decisões. Paramos de buscar suprir papéis que não são os nossos, para nos concentramos em sermos os melhores que podemos, em honra a todos que vieram antes.

Ganhamos conteúdo para entender certos movimentos da vida, e nos capacitamos para lidar melhor com eles quando cruzarem o nosso caminho. Percebemos que as Leis da Vida ensinadas por Hellinger (a ordem, o equilíbrio e o pertencimento) estão em todo lugar: no nosso trabalho, na nossa casa, no colégio dos nossos filhos.

Vemos melhor pois recebemos as informações que influenciam a vida de todos, por mais que tenhamos dúvidas dessas atuações. Aos poucos vamos sentindo na prática que as leis da vida agem sempre. Sabendo da sua existência e como elas atuam, podemos nos colocar de um jeito mais leve na vida e aproveitar os benefícios guardados para nós em nosso lugar. Isso só é possível porque, de forma muito íntima, também nos colocamos à serviço da vida.

 

 

Porque é uma resposta para nossas dores mais íntimas!

Sabe aquilo que dói dentro de você? Você já parou para se perguntar porque essa dor é persistente, e que por mais que você tente maneiras de curá-la ou abrandá-la, ela não vai embora?

A Constelação Familiar é um método que permite olhar para esta dor sem intenção e julgamento. Não há sequer a idéia de curar o cliente. Talvez seja esse o motivo pelo qual no final de tantos trabalhos com a constelação as pessoas se sintam tocadas, diferentes e motivadas para seguir adiante.

Ao trazer um tema a um workshop de constelação, o cliente traz toda sua história para o consultório. Ainda assim, todas essas informações fazem parte do campo que o cliente pertence e traz consigo.

Por isso, a constelação é tão profunda. Ela não se prende no que é a reclamação “racional” do cliente. O Constelador pede para que o cliente fale de uma dificuldade, e puxando o fio deste “sintoma” ele, o cliente e todo o grupo são conduzidso para o fato familiar que pode estar gerando a dificuldade.

E por mais que o cliente por muitas vezes não saiba em sua cabeça o que se apresenta em uma constelação, em poucos segundos ele reconhece que o que está acontecendo na sua frente pertence à sua história. Seu corpo corresponde com respiração profunda, liberação de tensões no corpo, emoção, calor, afetividade e leveza.

Não só o cliente como todo o grupo se trabalha, reconhecendo fragmentos de sua história. Curando a alma em seu lugar mais profundo.

 

Porque nos direciona para frente!

Os cursos de constelação são um campo de desenvolvimento acelerado. No período dos módulos, passamos por experiências e conhecimentos que nos impulsionam no caminho do nosso destino, com a força recém resgatada da nossa história familiar.

A Formação do Ipê e a Jornada, são dois de nossos cursos que possuem a forte carga vivencial das Constelações. Aliados à todo o conteúdo que é entregue, é na força da experiência que nossos alunos percebem o caminhar em direção a uma atitude mais madura na vida.

Vemos planos sendo trazidos à tona com mais força. Vemos a transformação das pessoas do primeiro ao último módulo. O resgate dos pais e antepassados que nutrem o caminhar para o futuro. Um caminhar firme, bem em sintonia com tudo o que veio antes.

A constelação fomenta esse olhar para o futuro. Como humanidade, precisamos caminhar para frente. Nosso alunos saem do curso olhando para frente e abertos para o novo.

 

Porque nos coloca em contato com nossa força!

Não gostamos da palavra empoderamento. Parecer trazer embutida a presença de alguém que lhe dá essa força, um terceiro que lhe permite ser forte.

Quando lemos e aprendemos sobre a constelação, percebemos que a força faz parte da nossa história, mas que por algum motivo não conseguimos acessar. Mas ela já existe, e está esperando ser utilizada.

A constelação mostra o caminho para o resgate dessa força. Às vezes, uma pequena leitura de um texto de Bert Hellinger nos coloca em movimento e mais próximo desse impulso que faz parte do nosso sistema.

Principalmente quando conseguimos restabelecer o contato, em segundos percebemos que ela sempre esteve junto conosco, mas que nós, às vezes num sentimento infantil, resistimos a olhar para ela e percebê-la pelo que ela é de verdade. Mas aos pouco abrimos nossos olhos e corações, e podemos usufruir do que já é nosso. Esse é um dos grandes presentes desse conhecimento.

 

Porque é breve e surpreendente!

Um constelação é um método breve de terapia. Em um encontro, é possível perceber o que atua em sua vida, o que pode estar te atrapalhando e olhar para o movimento saudável.

É claro que, após ver, há muito trabalho pela frente, não há nada de mágico na constelação e ela exige que, muitas vezes, o cliente estabeleça novos hábitos e realize mudanças. Porém, ela mostra de forma muito rápida onde está o grande ponto de tensão e de onde ele vem, ela mostra o que atua para que adoeçamos, ela mostra o caminho a ser tomada para alcançar a saúde, o êxito, a realização. Porém, escolher ou não trilhar o caminho que ela mostra, será será uma escolha do cliente.

Quando olhamos para outras formas de terapias, percebemos a diferença na abordagem, principalmente em relação ao tempo. 

E assim, em um curto espaço de tempo, muito pode ser vivenciado. Para além disso, os conhecimentos acessados através das constelações se estendem por muito tempo, em forma de insights que chegam para nós muito tempo após a vivência.


Comece sua Jornada nas Constelações com este curso especial


Ainda tem alguma dúvida ? Entre em contato!

 

Você gostou deste post? Trouxe algo novo? Agradecemos seu comentário para que possamos melhorar nosso conteúdo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s