12 livros essenciais da Constelação Familiar que não foram escritos por Bert Hellinger

Bert Hellinger percebeu e estruturou a constelação familiar há mais de 40 anos. De lá para cá, seu trabalho tem influenciado muitos outros escritores que têm contribuído para o contínuo desenvolvimento e propagação da Constelação Sistêmica pelo mundo.

Nós listamos em um post anterior os 10 principais livros de Bert Hellinger. Hoje, neste post, queremos incluir outros autores que contribuem para o grande movimento que tem se tornado a Constelação Familiar no mundo.

Cada livro listado aqui traz adições à compreensão do método desenvolvido por Bert Hellinger, e são clássicos da constelação que nos ajudam a compreender as dinâmicas dos emaranhamentos e a atuação das leis da vida.

Estes livros são uma boa fonte de conhecimento a todos que desejam se profundar no estudo dessa técnica que tem levado milhares de pessoas a um caminho de mais contato com a força de sua história e antepassados, num movimento verdadeiro de reverência e aceitação.


Quando fecho os olhos vejo Você
Autora: Ursula Franke
Editora Atman
Compre Aqui

Ursula Franke mostra neste livro como o método do trabalho sistêmico pode ser também aplicado com sucesso na terapia e no aconselhamento individual. De forma exemplar ela conecta o conhecimento teórico com casos interessantes e claros de seu consultório.

As descrições vivas e ricas em detalhes evidenciam os processos que influenciam o pensamento e as decisões do terapeuta ou conselheiro durante a constelação. Este livro bem estruturado e compreensível transmite aos terapeutas, conselheiros, clientes e interessados em terapia uma ampla visão e múltiplas sugestões para o procedimento orientado para a solução no trabalho terapêutico individual.

Também possibilita integrar esse método no cotidiano do consultório aos especialistas que desejam utilizar a abordagem de Hellinger também nas sessões individuais. Além disso, apóia a preparação para o trabalho de constelações em grupos.

“Um livro bonito e útil que tem sido esperado por mim e muitos outros há muito tempo.” (Bert Hellinger)


Você é um de nós
Autora: Marianne Franke-Gricksch
Editora Atman
Compre Aqui

Nestes relatos empolgantes sobre as suas experiências, a autora descreve, partindo da visão de uma professora e terapeuta experiente, como as idéias sistêmicas possibilitam basicamente um novo e eficiente aprendizado e fomentam um trabalho conjunto e criativo de alunos, professores e pais.

Ao fazer isso, ela os contempla não como indivíduos isolados, senão como parte viva de suas famílias, grupos diversificados e meio-ambiente e ela mostra como seres humanos e seus meio-ambientes se influenciam e se transformam constante e mutuamente. Neste tipo de pensamento sistêmico a autora une o trabalho de Bert Hellinger sobre a força do vínculo à família de origem e outras diferentes abordagens da terapia sistêmica.

Estes relatos estão baseados em exemplos práticos do dia-a-dia escolar. Sobretudo o que fascina aqui é o entusiasmo e a riqueza de idéias das crianças, com as quais elas aproveitam e transformam as ofertas e os tipos de procedimento. Também os leitores para os quais estes métodos representam um campo novo, são tomados pela força do efeito que o pensamento e a ação sistêmica libera.

“Uma forma muito impressionante da utilização do pensamento sistêmico no contexto escolar.A autora empregou o instrumento sistêmico, como professora em turmas de escola com alta participação de crianças estrangeiras, como também em cursos de supervisão para professores. Seu texto convence através do acesso inovador e criativo que ela encontra também na solução de temas difíceis.”


Constelações Familiares e o Caminho da Cura
Autor: Stephan Hausner
Editora Cultrix
Compre aqui

Existem muitas razões para explicar por que, apesar de todos os avanços da medicina, muitas pessoas não mostram reações positivas aos tratamentos médicos, e pacientes com sintomas crônicos passam de médico em médico sem obter alívio. Stephan Hausner, em seu trabalho de muitos anos como terapeuta, percebeu uma ligação entre a doença, o comportamento do paciente e dinâmicas familiares ocultas que podem impedir o caminho para a saúde.

 As constelações sistêmicas podem dinamizar o tratamento médico, principalmente quando este não obteve sucesso. O exame do quadro familiar, abrangendo várias gerações, pode ser um elemento importante no plano de um tratamento integral. Ele abre ao médico ou ao terapeuta novos caminhos e pode ativar recursos para a autocura.

 Este livro proporciona uma visão esclarecedora do potencial terapêutico das constelações sistêmicas. Depois de uma curta introdução às bases da constelação familiar e aos procedimentos usados com pessoas enfermas, Hausner dei­xa que falem os próprios pacientes. Lançando mão de inúmeros exemplos de casos tirados de seu trabalho em seminários de constelações, ele mostra as possíveis conexões entre a doença e os temas familiares, bem como as possibilidades de solução.


Ah, que bom que eu sei
Autores: Jakob Schneider e Brigitte Gross
Editora Atman
Compre aqui

A beleza dos contos de fadas mascara muitas vezes como o amor na família pode se desdobrar em repetições de destinos difíceis. Primeiramente, os autores apresentam os fundamentos da psicoterapia sistêmico-fenomenológica segundo Bert Hellinger e reúnem os processos nos laços familiares.

Em seguida, descrevem o modo como eles trabalham com histórias, ilustrando com exemplos de casos o significado sistêmico de alguns contos de fadas, bem como a força do efeito de seu esclarecimento. A originalidade deste livro está no significado sistêmico destas histórias, portanto como elas se ligam ao contexto das relações de cada cliente.

Através de novas formulações e interpretações pode-se então desfazer a ilusão criada pelas imagens “mágicas” da histórias, conduzindo os clientes à realidade que liberta. Ainda nesse livro encontramos dois importantes artigos: um sobre os relacionamentos de casal e outro sobre o atendimento individual com figuras.


A prática das Constelações
Autor: Jakob Schneider
Editora Atman
Compre aqui

Um livro bem estruturado, conciso e recheado de exemplos concretos e muitas vezes tocantes, um manual básico de introdução às constelações familiares, atualizado quanto aos desenvolvimentos mais recentes, nesta área.

Ele resume a evolução, os princípios básicos, os objetivos, as atitudes e os diversos procedimentos desse método de trabalho de uma forma lógica, diferenciada e estimulante para o leitor, concluindo com algumas considerações teóricas básicas.


Onde estão as Moedas
Autor: Joan Garriga
Editora Saberes
Compre aqui

Neste livro, o autor procura instigar o leitor à reflexão e à mudança sobre o processo de assumir sua origem, seu legado familiar e de encontrar, por meio disso, seu lugar no mundo.

O texto busca celebrar a vida sem subtrair seu realismo e sua crueza, visando se distanciar de uma psicologia positiva artificial e falar a linguagem da reconciliação e da paz, mostrar o poder do amor e o caminho para integrar e superar as feridas da vida.


Constelações Organizacionais
Autores: Joachim Castella e Klaus Grochowiak
Editora Cultrix
Compre aqui

O aconselhamento organizacional sistêmico-dinâmico é apresentado pela primeira vez na teoria e na prática levando em conta: As reflexões conceituais básicas,  as resultantes técnicas de intervenção. O aprofundamento da compreensão das dinâmicas relevantes nas organizações e empresas.

Como o trabalho de Hellinger foi desenvolvido especialmente com sistemas familiares, foi necessário adaptar esse princípio às condições específicas em empresas, organizações e instituições. Klaus Grochowiak desenvolveu muito bem essa transferência e este livro oferece um guia para a atuação nesse campo e a realização autônoma de constelações empresariais e organizacionais.

Constelações Organizacionais destina-se às pessoas que querem informações sobre essa nova técnica de consultoria.


A alma do negócio
Autor: Jan Jakob Stan
Editora Atman
Compre aqui

Este livro apresenta uma visita sistêmica ao trabalho, profissões e organizações. Ligados a um todo maior, cada um de nós vive e trabalha com possibilidades e limitações.

“Acredito que a grande vantagem de uma constelação é que se pode observar como está agora, como era e como será. Em uma pesquisa de mercado normal se analisa somente o aqui e agora, enquanto na constelação se podem examinar também as mudanças. Uma segunda vantagem é que é possível sentir todos os elementos reais em atuação, não somente o mercado, a concorrência ou os consumidores, mas também os elementos interno de uma empresa”. (Gerente de Marketing – empresa de bebidas alcoólicas da Alemanha).

“A constelação nos deu suporte para continuarmos seguindo em frente no caminho que havíamos escolhido, e isso nós fizemos até rápido demais, um pouco antes do mercado ter apresentado uma queda nas vendas. Tal mudança aconteceu em harmonia e percebemos que para nós ela foi muito boa e agora estamos colhendo os frutos.”. (Diretor de uma empresa de Tecnologia da Informação).


Família, Afeto e Finanças
Autores: Angélica Rodrigues Santos e Rogério Olegário do Carmo
Editora Gente

Compre aqui

Um dos fatores que mais provocam conflitos no lar, segundo várias pesquisas, são as questões ligadas ao dinheiro, não importa se há muito ou pouco. Problemas financeiros na família causam brigas, discussões, desentendimentos e ressentimentos dolorosos, colocando em lados opostos as pessoas que mais poderiam se apoiar e se proteger, e  pondo em risco a grande referência e porto seguro que temos na vida.

Como sair desse emaranhado em que dinheiro e afeto se misturam? Como sair de uma crise financeira sem desmoronar o lar? O que se deve deixar para os filhos? Como não sacrificar o amor em nome de status, conforto e consumo?

Para os autores deste livro – uma psicoterapeuta e um consultor financeiro – quando há união e um relacionamento saudável na família, há condições de gerir bem as finanças. Para isso, oferecem diversas ferramentas práticas para lidar com as questões tanto afetivas quanto financeiras.


O Amor que faz bem
Autor: Joan Garriga
Editora Academia
Compre aqui

É fácil constatar que o homem não é um ser solitário. Vivemos ansiosos para encontrar nossa cara metade, aquele alguém especial que nos completa e que dá sentido a nossa existência. Mas, o caminho do amor costuma ser muito acidentado.

Esse é o terreno explorado pelo psicólogo Joan Garriga, após dez anos de trabalho com casais, auxiliando-os a alcançar um relacionamento mais saudável e consciente. Com esse livro, o leitor descobrirá que ninguém tem o poder de nos fazer feliz, ou infeliz, porque a felicidade é um estado de espírito que depende apenas do grau de harmonia de cada um com o seu redor.

Conheça os alicerces do amor, o poder da sexualidade, a importância da verdadeira igualdade entre um casal e descubra por que o equilíbrio entre dar e receber é tão necessário para um relacionamento completo.


Constelações Familiares com bonecos
Autora:  Marusa Helena Da Graça
Editora Juruá
Compre Aqui

Como segredos e situações traumáticas circulam na família geração após geração criando padrões repetitivos de histórias vividas? Os membros atuais de uma família podem estar emaranhados aos seus ancestrais? De que forma? No encontro da experiência psicoterapêutica e acadêmica da Psicóloga e Mestre Marusa Helena da Graça com a Ciência Universal dos Relacionamentos Humanos, estas e outras questões relativas às conexões sistêmicas dos vínculos de pertencimento são abordadas.

Nesta conversa a autora traça paralelos entre as ordens do amor, das constelações familiares e suas afinidades com aportes da Psicologia Familiar Sistêmica e do Humanismo. Discorrendo sobre a Multigeracionalidade e sua transmissão de informações sem sinais entre gerações, a autora confrontou-se com os fenômenos que transcendem a nossa compreensão material, ressaltando em seu embasamento contribuições de estudiosos da física, da biologia e da psicologia. Estudos que reflexionam sobre campos imateriais que presentificam o invisível, campos de informação formando redes atemporais acessados na não localidade.

A obra também oferece a transcrição de casos clínicos e suas respectivas dinâmicas de emaranhamentos vinculativos, todos embasados teoricamente nos aportes da Hellinger Sciencia, a Ciência Universal dos Relacionamentos Humanos. Os casos clínicos descrevem a prática das Constelações Familiares com bonecos e suas soluções de harmonização para liberação. Com uma proposta dinâmica de resoluções das questões relacionais sistêmicas de grupos familiares e empresariais, encontramos nesta obra reflexões norteadoras das Constelações Familiares e seus fenômenos.

 




As Raízes do amor
Autor: Svagito R. Liebermeister
Editora Demócrito Rocha
Compre aqui

Este livro é para pessoas que querem entender os conhecimentos básicos da Constelação Familiar.

Pode ser usado como um manual de formação para as pessoas que querem facilitar sessões de Constelação Familiar e é também oferecido àqueles que querem procurar um entendimento mais profundo das relações pessoais familiares.


IMPORTANTE: O Ipê Roxo não recebe nenhum tipo de comissão seja das editoras, autores ou livrarias nesta indicação. A seleção é independente e feita por nossos professores. Indicamos os links de compra apenas para facilitar o acesso de nossos leitores, que costumam nos enviar e-mails solicitando informações de onde podem adquirir as obras. (Equipe Ipê Roxo)


 Saiba mais sobre o curso de formação do Instituto Ipê Roxo com esta técnica que está transformando a psicoterapia e a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

Você gostou deste post? Trouxe algo novo? Agradecemos seu comentário para que possamos melhorar nosso conteúdo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s