10 livros essenciais de Bert Hellinger, criador da Constelação Familiar

Bert Hellinger é considerado um dos maiores filósofos do nosso tempo. Suas descobertas no campo da terapia familiar transformou a vida de milhares de pessoas e continua hoje, mais de 40 anos após sua criação, a encontrar aplicação em diversas outras àreas que envolvem o relacionamento sistêmico.

O terapeuta alemão tem uma vasta obra, tendo produzido mais de 80 livros, sobre variados assuntos, mas passando sempre pela ótica da Constelação Sistêmica e familiar, método que criou a partir dos seus estudos e vivências.

Elencamos aqui as 10 obras essenciais de Bert Hellinger para quem deseja compreender melhor a Constelação, em contato direto com a fonte deste método terapêutico. Boa leitura.


“ORDENS DO AMOR” 

 Ed. Cultrix – Autor: Bert Hellinger – 424 págs. (Compre aqui)

Ordens do Amor é a obra fundamental de Bert Hellinger: densa, viva e cheia de idéias surpreendentes. Nela, o autor convida o leitor a acompanhá-lo no caminho do conhecimento, onde a compreensão libertadora e saneadora nasce da observação das complexidades do sistema familiar. A partir desse momento, torna-se claro que muitas crises e enfermidades começam a desenvolver-se nos casos em que a pessoa ama sem conhecer as Ordens do Amor. O conhecimento dessas ordens converte-se, portanto, no ponto de partida para a solução e a cura.

Toda pessoa interessada em conhecer e estudar o trabalho com as Constelações Familiares, desenvolvido e praticado por Bert Hellinger, encontrará neste livro um amplo material didático.

Ordens do Amor inspira-nos humildade e nos comove ao nos fazer presenciar a veemência das forças do Destino. Ao mesmo tempo, contudo, nos oferece uma saída por levar-nos por caminhos que às vezes mudam os destinos considerados os mais problemáticos.


“A SIMETRIA OCULTA DO AMOR”

Ed.Cultrix – Autor: Bert Hellinger – 317 pág. (Compre aqui)

O primeiro livro de Bert Hellinger traduzido no Brasil, mostra as bases do trabalho das constelações familiares tal como Hellinger o praticava no início de suas descobertas. Reunido e organizado por Gunthard Weber e Hunther Beaumont.

A Simetria Oculta do Amor revela de forma profunda — e prática — por que o amor faz os relacionamentos darem certo. Destina-se a todas as pessoas que queiram trabalhar suas relações familiares e amorosas, problemas de saúde, perdas e/ou luto, ou comportamentos destrutivos.

Interessa também a todos os terapeutas ou profissionais especializados em relações familiares. Sua leitura fará com que todos se sintam motivados a aprofundar e a ampliar a compreensão que têm da vida em família.


“O AMOR DO ESPÍRITO” 

Ed. Atman – autor: Bert Hellinger (Compre aqui)

O que é o Amor do Espírito ?

É o amor a serviço da vida que supera os limites que habitualmente colocamos a nós e aos outros quando fazemos distinções entre o bem e o mau.

Esse livro ensina as compreensões básicas sobre esse amor e como essas compreensões constituem uma ciência nova, que abrange todas as relações humanas – uma ciência do amor – a Hellinger Sciencia.

Aqueles que se interessam pelo tema do amor, encontrarão aqui as compreensões básicas que ajudam a superar as barreiras que bloqueiam o amor em todos os níveis.


“CONSTELAÇÕES FAMILIARES” 

Ed. Cultrix – Autor(es): Bert Hellinger/ Gabriele T.Hovel – 160 pág. (Compre aqui)

Esse livro é uma entrevista conduzida pela jornalista de rádio alemã Gabriele Ten Hovel com Bert Hellinger onde ela busca compreender o trabalho deste último.

Suas perguntas a dirigem a aprofundar-se na percepção de Hellinger sobre as ordens fundamentais do amor que atua na família e os limites da ajuda possível através do método criado por ele — as constelações familiares.

Lendo “Constelações Familiares”, o leitor poderá conhecer o que a jornalista de ideias lógicas e o “assistente de almas – como Bert Hellinger prefere ser chamado – pensam sobre a condição humana. Para o terapeuta, este livro é a oportunidade para esclarecer alguns mal-entendidos, como o conceito de emaranhamento e solução e explicar o que quer dizer com os “movimentos da alma”.


“PARA QUE O AMOR DÊ CERTO”

Ed. Cultrix – Autor: Bert Hellinger – 288 pág. (Compre aqui)

Esse livro é a compilação de um workshop conduzido por Bert Hellinger com 20 casais.

Ao final Hellinger inclui um apêndice onde trata de outros temas pertinentes ao assunto do relacionamento de casal. Aqui Hellinger aborda as dinâmicas que atuam na família de origem de forma a impedir o relacionamento de casal pleno.

“Para que o amor dê certo” apresenta relatos de de constelações com inúmeros casais, acrescidos de perguntas comentários e discussões para colocar em evidência esse processo multidimensional.


“LIBERADOS SOMOS CONCLUÍDOS” 

Ed. Atman – Autor: Bert Hellinger – 166 pág. (Compre aqui)

“Somente quando a fruta madura cai à terra desprende aquilo que serve ao futuro”. Com estas palavras Bert Hellinger introduz os textos deste livro.

Eles contêm respostas a perguntas essenciais e discernimentos sobre ações humanas possíveis e necessárias. Nos entremeios, estão aforismos profundos.

Este é um livro de sabedoria e um legado, que gira em torno dos temas Despedida e Reconciliação e amiúde, toca em extremos.


“AMOR A SEGUNDA VISTA” 

Ed.Atman – Autor: Bert Hellinger – 240 pág. (Compre aqui)

“Necessitamos de uma vida toda para desvendarmos os segredos de uma relação à dois e às vezes nem isso basta.” (Bert Hellinger). O primeiro “Eu te amo!” é muitas vezes o início de um relacionamento de amor.

Mas o enamoramento se transforma. Necessita de impulsos e de uma compreensão mais profunda para que se torne um amor duradouro. Muitas vezes existem pedras em quais tropeçamos, pesos em uma relação, dos quais não conhecemos a origem. Surpreendentes conexões com o passado, emaranhamentos, mas também potenciais maravilhosos e forças até então ocultas, se tornam evidentes.

Casais se descobrem de um modo totalmente novo e mais profundo. Conseguem encontrar o seu lugar na história de suas respectivas famílias, conhecendo assim também a outra pessoa de um modo novo, apreendendo a respeitá-la. Hellinger deixa claro: O amor à primeira vista é algo maravilhoso. Mas uma “segunda vista” é necessária para que o amor dê frutos.


 “NO CENTRO SENTIMOS LEVEZA” 

Ed. Cultrix – Autor: Bert Hellinger – 168 pág. (Compre aqui)

Esse é um livro de histórias e pequenas palestras sobre diversos temas. Coleta diversas das histórias originais de Bert Hellinger .

As conferências e histórias que contidas  neste livro giram em torno de um mesmo tema central: a ordem fundamental da qual dependem o sucesso e o fracasso das nossas relações.

Ao longo destes textos, Bert Hellinger aborda sem medo os tabus da inocência e da consciência, trazendo a luz as ordens que permita que o amor floresça nos grupos humanos e entre eles.

Um livro de sabedoria, fascinante e comovente, que nos remete ao nosso próprio centro como ponto de partida e de chegada.


“A FONTE NÃO PRECISA PERGUNTAR PELO CAMINHO” 

Ed.Atman – Autor: Bert Hellinger – 312 pág. (Compre aqui)

As afirmações coletadas neste livro foram ditas originalmente em cursos sobre constelações familiares como introduções ou esclarecimentos intermediários ou como resumos daquilo que tinha acontecido antes ou também como respostas a perguntas a algumas afirmações em entrevistas.

Todas essas afirmações tem um contexto. O contexto traz colorido a vivacidade delas. Elas foram organizadas de forma clara neste livro e não tratam um tema em sua totalidade, mas levam ao ponto que possibilita ao leitor agir de modo adequado.

Esse é um livro de consultas em que Bert Hellinger reviu todos os seus cursos documentados para escolher aquelas partes que não tinham sido levadas em consideração em outras publicações e que provaram ser uma rica colheita.


“ORDENS DA AJUDA”

Ed. Atman  – autor: Bert Hellinger – 248 pág. (Compre aqui)

Aqui Bert Hellinger descreve as “ordens da ajuda” básicas e suas respectivas “desordens”. A clareza e profundidade das descrições aqui apresentadas e os relatos de cursos de treinamento onde Hellinger ilustra a aplicação prática dessas ordens nos tocam.

Um livro obrigatório para todos aqueles que se interessam pelo tema “ajuda”: médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, advogados, juízes, etc.

 



  Saiba mais sobre o curso de formação do Instituto Ipê Roxo com esta técnica que está transformando a psicoterapia e a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

2 comentários sobre “10 livros essenciais de Bert Hellinger, criador da Constelação Familiar

Você gostou deste post? Trouxe algo novo? Agradecemos seu comentário para que possamos melhorar nosso conteúdo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s