12 Ensinamentos do Encontro da Hellinger Sciencia em Cancun

Reunimos 12 ensinamentos que retiramos do nosso encontro com Bert e Sophie Hellinger no evento da Hellinger Sciencia no México, em fevereiro deste ano. Dez ensinamentos foram publicados na nossa página do Facebook. Os ensinamento 11 e 12 são exclusivos do nosso blog e se encontram no final deste post. Boa leitura!

 

Hellinger “en México”

No início deste ano, o Instituto Ipê Roxo esteve no México participando do evento com Bert e Sophie Hellinger em Cancun, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de fevereiro.  Desse encontro, alguns aprendizados foram compilados por Ana Garlet e Claudia Paralego, que organizamos na forma de 12 ensinamentos e reunimos aqui neste post.

Reforçamos que estes ensinamentos não são uma transcrição exata ou literal do que foi dito no seminário e sim as anotações realizadas a partir da percepção das consteladoras do Ipê Roxo que estavam presentes, como observadoras. Este material foi produzido através de anotações realizadas a cada intervalo do evento e também ao final de cada dia, quando o evento era finalizado.

Nem tudo que foi dito no seminário foi anotado fisicamente. O que é reunido nesta compilação é o que ficou registrado de forma profunda na mente e na alma de Ana e Claúdia, e que agora é oferecido aos leitores do Ipê Roxo como uma forma de acesso a esta incrível experiência com o casal Hellinger no México. Aproveite e usufrua para seu próprio crescimento.

 



Os Ensinamentos de Cancun

 

Angélica Olvera para Bert e Sophie:

Estamos felizes e agradecidos por teus ensinamentos.
Sabemos que é a última vez aqui no México.
E vivemos a dor da despedida e a felicidade de ter você aqui.
E somos gratos por Sophie sustentar e amar você tão profundamente.

(Neste momento Angélica fala que sabe que Bert começa a se despedir de nós e nós sabemos que isso é real, não somos crianças, precisamos ter coragem de olhar a realidade do tempo e da nossa humanidade).


Sophie fala:

Algo passou, acabou. Isso não significa que se perdeu. Não! É o contrário! Tornou-se a base para o novo, porém agora, se dispõe de novas regras e também novas atividades entram em jogo. E quando vemos aqui, mil pessoas reunidas, significa que todos vocês querem ver que porta Bert abre e em que dimensão.

Nada é melhor.
Nada é pior.

Ensinamento 01

O crucial é o encontro do olhar dirigido para a frente. O maior obstáculo é o eu, a arrogância, mas, na verdade, ninguém é tão importante, nem eu, nem Bert, nem vocês neste universo, todos fazemos parte de um movimento.

Novas Constelações.
Novo Tempo.
Novo Mundo.

O novo mundo só é possível com todas as novas tecnologias e com tudo o que há para a frente. Bert está sempre aberto para o mais novo, para a frente.

Durante este evento, iremos gravar alguns trechos que farão parte de um filme especial. Com esta realidade virtual, dentro de 10 a 20 anos você estará vinculado a Bert diretamente: a câmera será você. O campo que Bert abre, não se perde para o futuro de nossos filhos, vai estar presente.

(Durante o seminário Hellinger Sciencia iniciou um programa de realidade virtual através de gravações com 72 câmeras capturando ao mesmo tempo e que permitirão ao observador “entrar”, fazer parte da constelação.)


Bert Hellinger fala pela primeira vez

Ensinamento 2

Quero dizer algo.
O Essencial:
Do que se trata aqui?

É muito simples: Nós continuamos em frente.

Quando, na Alemanha, os alemães disseram não para nós, nós ficamos sozinhos. E percebemos que na verdade, estávamos livres e as Constelações se expandiram para o mundo a partir de então.

E agora as novas constelações falam de uma nova beleza do amor.

Onde e como?
No mundo inteiro!


Sophie

Ensinamento 3

Não existe mais constelações para uma só pessoa. Uma pessoa só não pode sobreviver por si mesma. O movimento começa no nada e então abarca a todos.

Uma constelação que acontece é para todos.
Cada pessoa, em seu campo energético, traz tudo e traz o todo.

Muitas vezes, nos sentimos culpados por atos que não praticamos, que vêm de uma geração anterior e, nestes casos, um dos primeiros órgãos afetados é o fígado.

Muitos foram condenados e se sentirem culpados, mesmo sendo inocentes. Então ficam sem autoestima, não se realizam, não chegam a nada.

Ensinamento 4

Fazem demais o tempo todo para todos e não são reconhecidos, não recebem amor por isso, ao contrário, isso os torna tristes e fracos. Estas imagens podem ser adotadas já no útero, elas vêm sendo transmitidas pelo genoma.

E talvez, a Constelação Familiar leve o mundo para um plano totalmente novo e diferente, pois ela é capaz de criar novas imagens.

Pense com o coração e não com a cabeça.

 

 

Ensinamento 5

Para o cliente, quando nós consteladores entramos em um outro plano desde o início (sem teatro!) seu ser, sua alma se tomam a sério e então se cria um turbilhão de informação e se vai para outro plano. Se partimos do que é superficial, não encontramos a solução.

Na Constelação Familiar, a lei da ressonância entra em ação. E, com as novas informações que surgem, as células do corpo se organizam e se regulam de uma nova forma.

A vida é como um tabuleiro de xadrez: um tabuleiro com várias figuras. Quando o cliente constela e vê algo é uma nova jogada, as vezes uma peça é retirada e então um novo jogo começa.

Ensinamento 6

Eu não ficaria surpresa se as Constelações Familiares transformassem o mundo, pois, até hoje eu me pergunto:

De onde você tirou isso Bert?

Como você pôde estabelecer estas 3 ordens com uma precisão tão alta sem ter uma própria família com filhos, onde poderia ter tido como exemplo?

Não é ilusão. Acredito que as Constelações possam nos libertar.


Bert

Nós aprendemos algo muito especial, Sophie e eu: As Constelações Familiares provêm de um outro poder, de uma outra força e de um novo amor.

Ensinamento 7


Angélica Olvera fala sobre Bert

Estamos aqui juntos olhando para o caminho das Constelações Familiares e vendo o que Bert tem experienciado neste longo caminho. É uma reflexão que vem com muitos anos. Eu, com 63 anos, olho para trás e vejo tudo o que tem acontecido na minha vida.

E vejo Bert aos 91 anos e uma larga trajetória neste campo de informação que é tão amplo! E vejo também meu pai, em seus silêncios, também refletindo sobre sua vida e olhando para trás.

Para os filhos, não é fácil acompanhar estas reflexões e histórias de uma tão grande trajetória de vida. E as vezes, decidimos não estar ali, porque somos crianças, somos pequenos e não queremos ver como a vida naturalmente avança.

Uma dor profunda para Bert é a separação, que é algo doloroso. Mas ao mesmo tempo, dá liberdade. É o preço da liberdade. E quanto temos crescido para estar aqui?

Porque neste trabalho, se trata de crescer. É sobre o crescimento e também é sobre escutar.
E o que escutamos do professor aos 91 anos?

Que se somos grandes, nos acercamos que o final é irremediável.
E qual é a oportunidade para nós agora?

Ensinamento 8

ESCUTAR.
ESCUTAR.
AGRADECER.
AGRADECER.

Jamais tive um professor de 91 anos tão humano.
Jamais tive um professor de 91 anos com sua esposa ao lado abrindo um campo para nós.
Alguém tão humano e levado a outra dimensão, que é um olhar muito, muito, muito amplo!
Esta é a oportunidade!

E quem entre nós que já se despediu de seus pais? Já escutamos tudo o que eles queriam dizer antes de partir? Muitos de nós certamente não conseguiram.


Sophie

Ensinamento 9

De cada um de nós, se espera que em algum momento se diga:

– Pare. Só até aqui.

Isso vale para o casamento, os filhos, a sociedade e todas as relações. Existe uma ordem para o amor: existe um limite. Se você não fizer isso, você pode se tornar um perdedor na vida.

Minha mãe sempre dizia: você dá um dedo pequeno e te tiram a mão. E se você não tira a mão, logo o braço estará perdido. E logo o coração vai sofrer.

E nenhuma medicina então vai conseguir curar o coração. O amor sim pode. Por isso que amor demanda limites e, quando se desrespeitam esses limites, já não é mais amor e não nos encontramos mais no mesmo nível: de ser humano para ser humano.

Cada um deve viver sua vida. É um equivoco dizer: eu por você. E mesmo que o diga, eu não posso salvar o outro, isso é uma ilusão.

Cada um tem seu próprio caminho, seu próprio destino.

Sobre isso, principalmente para as mães, é necessário ressaltar que, quando elas respeitam o lugar do filho, elas salvam a vida deles! O que geralmente acontece é que as mães colocam cargas demais sobre os filhos, além de, muitas vezes, impedi-los de ter acesso ao pai.

As mães precisam compreender que uma mãe nunca desaparece, ela sempre segue sendo a mãe, porém, cada um deve viver a sua vida.

Certamente as mães que agem desta forma com os filhos, só o fazem porque desconhecem o dano que isso ocasiona, pois, se elas soubessem, jamais fariam algo tão doloroso para os filhos.

Ensinamento 10

Cada um é o criador de sua felicidade e de sua desgraça. Muitas vezes, nós insistimos em estar certos. E, tantas vezes, nós colocamos os filhos no altar e os sacrificamos para não mudar de ideia, para continuar a ter a razão.

 


 Os Ensinamento 11 e 12.

Alfonso Malpica, da Hellinger Sciencia

Ensinamento 11

As empresas sustentam a vida de todos nós. Ser empresário é a profissão que mais exige. O

empresário aposta seu capital, seu patrimônio, sua saúde, sua família e sua própria vida na empresa.

Bert realizou aqui no México, 5 workshops para empresas e organizações grandes, médias e pequenas e ele nos mostrou o que leva ao êxito e o que leva ao fracasso.

Ele nos mostrou como uma cia se move em direção ao sucesso e mostrou como a alma da família e a alma da empresa estão muito conectadas. O destino da empresa é paralelo ao destino da família do empresário e dono.

E não devemos nos enganar: as dinâmicas são sempre muito profundas nas empresas.


Angélica Olvera

Este seminário vai muito além para aquilo que temos como conceito de Constelação Familiar: vai para a aprendizagem de nossa alma, para que possamos dizer: sim, eu escuto.

E, se antes não escutamos nossos pais de maneira suficiente, agora sim, estamos prontos para isso.

Porque o futuro das Constelações só começa dentro do nosso coração, quando dizemos Sim ao nosso Pai e sim a nossa Mãe em nosso coração.

 

 




 Faça parte deste movimento que está impactando o mundo positivamente, entre em contato com o Ipê Roxo e saiba mais sobre a Formação em Constelação Familiar de Bert Hellinger.

4 comentários sobre “12 Ensinamentos do Encontro da Hellinger Sciencia em Cancun

  1. Achei muito útil e importante esta publicação, se soubéssemos da importância que tem a hierarquia familiar em nossas vidas, tudo teria sido diferente. Porém “Antes tarde do que nunca!”, já dizia um antigo ditado, assim podemos fazer a nossa parte para as futuras gerações e por nossos filhos. E acredito também, que se eles, nossos filhos também aprenderem a respeitar estas leis sistêmicas poderão crescer e contribuir para o crescimento da humanidade como um todo. Gratidão por esta oportunidade maravilhosa.

  2. Gratidão.

    *Atenciosamente,*

    *[image: assinatura]*

    *Aldênia Lira*

    *Administradora, Coach e Terapeuta*

    *Facilitadora PSYCH-K® Avançado*

    *Consteladora Familiar e Organizacional*

    *Concluinte PPTP – Pathwork®*

    *Facilitadora Barras de Access Consciousness®*

    *Reiki Master Professora*

    (85) 9 8833.6233 (Oi) | 9 9782.8656 (Tim)

    E-mail: aldenia.lira@gmail.com

    Skype: aldenialira

    Facebook: Aldênia Lira

    Em 2 de maio de 2017 15:49, Constelação Familiar e Sistêmica segundo Bert

Deixe uma resposta