Retrospectiva Ipê Roxo 2016 – Um ano de muito trabalho, muitas conquistas e uma só palavra: gratidão!

Tivemos um surpreendente 2016.  Foi um período de inúmeros desafios, mas também de grandes presentes. E nos preparamos para receber 2017  disponíveis para o que a vida nos reserva.

Constelações Familiares segundo Hellinger: 100° Workshop

e 2 novas turmas em formação

Chegamos neste ano ao nosso centésimo Workshop de Constelações Sistêmicas. Nossa equipe também deu continuidade com o nosso projeto de formação de Consteladores segundo Bert Hellinger com o início de duas novas turmas.


Projetos Especiais no Ipê Roxo – Lobas e Educando

Os projetos especiais no Ipê Roxo – “Lobas e  “Educando nossos filhos” – também expandiram seus horizontes em 2016, promovendo encontros de muito crescimento e desenvolvimento para seus participantes.


Ipê Roxo na Estrada

 Além disso, esse ano o projeto do Ipê “Na Estrada” esteve em outras cidades levando informação e encontros sobre as Constelações para locais fora do eixo da Grande Florianópolis e também para o Paraná.

Tanto no atendimento psicológico quanto nos projetos de Constelação Sistêmica, Contos Terapêuticos, Grupos Exclusivos para Pais, Homens e Mulheres e também formações, o Instituto Ipê Roxo possibilita a organização de projetos em outras localidades.


Seminário Especial de Direito Sistêmico com Sami Storch

Em 2016 ampliamos mais o conhecimento sobre o Direito Sistêmico com dois eventos organizados pelo Instituto com seu precursor, o juiz Sami Storch.

O principal evento foi um seminário especial, onde uma centena de pessoas dispostas a olhar para o Direito de um jeito novo estiveram reunidas em março de 2016 em Florianópolis, no Seminário Especial sobre o Direito Sistêmico, apresentado pelo Dr. Sami Storch, juiz de Direito da Bahia e precursor mundial desta nova postura dentro do Judiciário.

O evento reuniu juízes, promotores, advogados, funcionários da Justiça, assistentes sociais, terapeutas de  vários estados do Brasil e também do Uruguai.

Sami apresentou de que forma é possível levar a postura sistêmica e as 3 Leis de Bert Hellinger para a prática diária da advocacia, da conciliação, da mediação e mesmo para que a decisão judicial, quando esta for o único caminho, possa ter, no seu campo de visão, sempre as duas partes que fazem parte do conflito.


Constelações no Judiciário – horizontes ampliados

Também estivemos em inúmeros eventos do nosso judiciário local através do constelador do Núcleo do Ipê, Paulo Pimont, levando o conhecimento dessa ferramenta no local onde ele poderá fazer mais diferença: junto aos servidores que trabalham diretamente com a Justiça na Grande Florianópolis. Paulo também ministrou no Ipê, na nossa sede no Itacorubi, um workshop com o tema de “Mediação de conflitos através das Constelações Sistêmicas”.


Tivemos 02 artigos publicados em revista nacional

Maria Inês Araujo Garcia Silva e Ana Garlet, também do Núcleo de Consteladores do Ipê, escreveram um artigo cada uma para a revista de circulação nacional “Grandes temas do conhecimento – Psicologia”. Maria Inês escreveu a matéria “Das raízes vêm os frutos” sobre como os princípios da constelação familiar podem fortalecer e apoiar os pais na construção de vínculos saudáveis com seus filhos, e Ana Garlet escreveu sobre “O legado de Hellinger para o mundo”, mostrando as várias formas de aplicação desse novo olhar desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger.


Lançamos os Programas Especiais para Pais 

   As duas consteladoras do Ipê são também as fundadoras do projeto “Educando Nossos filhos”, que em 2016 trouxe cursos de curta duração para pais que desejavamc compreender  mais sobre as leis do amor de Hellinger e como utilizá-las para potencializar o desenvolvimento dos filhos. O projeto “Educando para o sucesso” teve um resultado maravilhoso  e volta novamente em 2017, iniciando com um programa de três módulos em janeiro, fevereiro e março, já com inscrições abertas.


Seminário Especial de Pedagogia Sistêmica

O Ipê este ano também desenvolveu projetos relacionados com a Pedagogia Sistêmica, vindos dos conhecimentos de Bert Hellinger e Marianne Franke-Grichsck. Durante dois dias de agosto, dezenas de professores se juntaram em Florianópolis para um seminário especial sobre o assunto, ministrado e organizado pelos consteladores do Ipê Roxo.


Celebração das Lobas e abertura de novos grupos para 2017

 No grupo de Lobas, liderado por Sonia Farias e Paulo Pimont, o ano foi de puro florescimento. Através das palavras de Clarisse Pinkola Estés e de seu livro “Mulheres que correm com lobos”, os encontros semanais e eventos especiais mensais levaram muitas mulheres à descoberta de lados, forças e poderes que já continham em si, mas que estavam adormecidos ou esquecidos.

Nossa celebração anual, que ocorreu em novembro em comemoração de todas as conquistas do grupo em 2016 foi a festa do reconhecimento da força feminina. Um ano em que as mulheres que fazem parte dos grupos se alegraram e puderam comemorar por ser quem elas são. Este projeto, que já ocorre há mais de 5 anos, entrará em 2017 com força total.


Seminário Especial para Homens – João de Ferro

Paulo Pimont, que também participa como instrutor junto com a Sonia no grupo de “Lobas”, este ano trouxe o seminário especial “João de Ferro”,  apoiado no livro de Robert Bly sobre o desenvolvimento de uma masculinidade completa, sem fugas destrutivas. Este seminário foi direcionado exclusivamente para homens em seu trabalho de desenvolvimento pessoal, uma iniciativa com enfoque pioneiro trazido pelo Ipê Roxo.


Nos tornamos um Instituto de Desenvolvimento Humano

Por fim, uma mudança que 2016 trouxe e que será o direcionamento de trabalho por 2017 e os anos que estão por vim: ampliamos nosso enfoque terapêutico e passamos a nos chamar de Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano. Continuamos com os mesmos serviços terapêuticos que sempre oferecemos, como atendimento psicológico e as constelações familiares em grupo e individual, mas agregando o foco do enriquecimento e aprimoramento humanos através de variadas ferramentas como mentoring, coaching, formações, cursos e seminários. Foi, sem dúvida um ano de muito trabalho e serviço, com muitas vidas transformadas por nosso trabalho: está é a nossa missão e é com esta força que esperamos  por 2017, com seus desafios e novos frutos que ele nos trará.

   Agradecemos a todos os nossos clientes, amigos, equipes, fornecedores, seguidores de nosso blog e redes sociais por esse ano de profunda transformação. É o caminho das Constelações Sistêmicas e Familiares que nos guia através de mares recheados de riquezas em seu mundo submerso. Estamos atentos. E felizes a cada descoberta.

   Feliz 2017 a todos.

ipe-roxo-constelacao-familiar-bert-hellinger

8 comentários sobre “Retrospectiva Ipê Roxo 2016 – Um ano de muito trabalho, muitas conquistas e uma só palavra: gratidão!

  1. Ola sou Élia e moro em Camboriú gostaria de saber quando posso participar de um encontro onde acontece a constelação familiar . Qual o custo para assistir ? e para constelar?
    Fico no aguardo de uma resposta.

    Curtir

  2. Gostei muito deste “post”.
    Admiro a dedicação de cada um de vocês e desejo que sejam cada vez mais dedicados, estudiosos e competentes, para que o trabalho dê, cada vez mais, frutos que façam diferença efetiva na vida das pessoas.

    Curtir

Você gostou deste post? Trouxe algo novo? Agradecemos seu comentário para que possamos melhorar nosso conteúdo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s