Conheça os coordenadores do Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano

O núcleo de consteladores do Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano é pioneiro em Florianópolis com as Constelações Sistêmicas segundo Bert Hellinger.

O Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano trabalha com constelações familiares  há mais de 10 anos em Florianópolis e também em outras cidades do sul do Brasil. Anteriormente designado como centro terapêutico, hoje nossa marca Ipê recebe a designação de Instituto para abarcar o trabalho que é feito com formação e cursos de desenvolvimento pessoal.

Além do trabalho com Constelações Sistêmicas, o Ipê Roxo oferece os serviços de atendimento psicológico, mentoring para empresários, grupos terapêuticos, organização de seminários especiais e psicogenealogia. Assista o nosso vídeo institucional abaixo:

A árvore do Ipê Roxo é conhecido por suas propriedades curativas, e por isso identificamos nosso espaço com ela. Nascemos da ideia da psicóloga Letícia Linhares que há mais de 10 anos sonhava com espaço que ofereceria muitos tipos de trabalhos e terapias curativas, da mesma forma que a árvore do Ipê se apresenta natureza: desde suas folhas, até raízes e caule têm propriedades específicas, além das flores que embelezam com suas cores e contornos delicados.

O que antes era um forte desejo, foi virando realidade com novos profissionais que foram agregando e fazendo esta “árvore” crescer e florescer. Hoje, nesse momento tão importante para nós, agradecemos aquele sonho que deu início ao Instituto que hoje é coordenado pelos profissionais Sonia Farias, Maria Inês Araujo, Paulo Pimont e Ana Garlet e agradecemos a todos que já estiveram conosco desfrutando desse lugar maravilhoso, acolhedor e transformador que é o Ipê Roxo.

Os Coordenadores do Ipê

Sonia Farias
Psicóloga, Escritora, Consteladora Sistêmica, Contadora de Histórias e Economista

img_20161121_105843-01Uma gaúcha de nascimento que acolheu SC e os catarinenses, como sua terra do coração. Casada há 37 anos, dois filhos e um netinho, Sônia ou “Soninha” como é carinhosamente chamada pelos familiares, clientes e amigos, criou uma família ainda maior aqui em SC, através de seu trabalho psicoterapêutico com famílias e também com seus grupos de contos terapêuticos para mulheres (ambos na Centro Terapêutico Ipê Roxo), que tem como base a tese de Doutorado da Dra Clarissa Pinkola Estés, Mulheres que Correm com os Lobos.

Graduada em Economia pela UFSC e em Psicologia pela Unisul/SC, com Pós-graduação em Terapia de Casal e Família pelo Instituto Phileo/PR, e Formação em Constelações Sistêmicas pelo Instituto Spelter/SP e por Hellinger Sciencia em Barcelona/Espanha, Sônia tem vasta experiência no atendimento psicoterapêutico de famílias, conduzindo-as a um caminho de crescimento e cura, através do reforço aos vínculos saudáveis de amor entre seus membros.

Sonia é referência e a idealizadora de um trabalho com Contos Terapêuticos para todas as mulheres que se sentem cansadas, pressionadas, deprimidas, com medo, assoberbadas com suas vidas, com o acúmulo de funções na família e na vida profissional ou encolhidas perante o medo de dar um novo passo. Este trabalho é assim chamado, pois tem como base a tese de doutorado da analista Clarissa Pinkola Estés ” MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS”.

Em 2013 lançou seu primeiro livro, “Beijos que Curam”, a partir de suas meditações diárias. O livro teve sucesso e aceitação, motivando a editora a encomendar mais 3 livros, que formarão uma coletânea.

Também realiza Workshops dos Contos de Clarissa e Workshops de Constelações Familiares segundo Bert Hellinger em várias cidades do Brasil.

Maria Inês Araujo Garcia Silva
Especialista em Psicologia Clínica, graduou-se pela Universidade Católica do Paraná em 1979.

Educando nossos filhos ana garlet maria ines constecao familiar (141)

Especializou-se à partir de 1980 em Psicoterapia Infantil, Grupoterapia (abordagem psicanalítica); Psicodrama Psicopedagógico pela E.Psi.B.A. (Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires- Espaço Psicopedagógico Brasileiro- Argentino ) com Alícia Fernadez e Jorge Cruz.

Participou de grupos de Aperfeiçoamento e Treinamento em Hipnoterapia (Instituto Erick- Eickson); em PNL Fenomenológica (Instituto de Filosofia Prática de Peter e Tsuyuko Spelter).

Professora convidada em cursos de Pós-Graduação em Educação Especial e Psicopedagogia em faculdades de ensino superior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Brasil).

Possui experiência prática em Instituição Psiquiátrica e é co-fundadora do CEP (Centro de Estudos Psicoterápicos de Santa Catarina). Coordena, conduz e ministra seminários, cursos, supervisão e treinamento na área da saúde e educação familiar com abordagem das Constelações Sistêmicas Familiares e Empresariais segundo Bert Hellinger( Alemanha), tendo se formado Consteladora Sistêmica pelo Instituto de Filosofia Prática de Peter e Tsuyuko Spelter ( Brasil – Alemanha).

Conduz atualmente Workshops de Constelações Sistêmicas Familiares e Empresariais em clínica particular, sendo integrante do grupo de Consteladores do Ipê Roxo – Espaço Terapêutico, (Florianópolis- Santa Catarina).

Recentemente fundou o Programa Educando (http://educandonossosfilhos.com.br/), junto com a colega Ana Garlet – um programa que visa fortalecer Pais e Mães na missão mais importante de nossas vidas: conduzir nossos filhos para que se tornem pessoas íntegras e liberadas para seu próprio caminho.

Paulo Pimont

Psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com cursos em Terapia Familiar, Psicodrama, Constelações Sistêmicas entre outros.

foto-pauloAtualmente atua como Psicoterapeuta Clínico e a cada dia tem ampliado seu trabalho para além de atendimentos individuais, casais e familias, facilitando também Workshops, palestras e cursos. Este aspecto do trabalho em grupos sempre foi de interesse e investimento desde a faculdade onde começou sua atuação profissional como educador sexual em escolas de nivel médio e superior.

No Ipê Roxo hoje desenvolve, cursos, palestras e dirige grupos terapêuticos em duas modalidades:

Com homens: chamo este trabalho de grupos de “João de Ferro” usando como base, o estudo de um livro de Robert Bly com este nome.

Com mulheres: em parceria com a Psicóloga Sonia Farias, chamamos de grupo Lobas, este é um trabalho terapêutico em que seguimos o estudo do Livro “Mulheres que Correm com os Lobos” de Clarissa Pinkola Estes.

Outra modalidade terapêutica que tem crescido no mundo inteiro é Constelações Sistêmicas. Paulo Pimont recebeu seu treinamento Peter e Tsuyuko Spelter  e com o próprio Bert Hellinger criador da abordagem. Hoje é facilitador de Constelações Sistêmicas junto a equipe de Consteladores do Ipê Roxo Espaço Terapêutico.

Ana Garlet
Advogada, Consteladora Sistêmica, Psicogenealogista e Consultora Sistêmica de Negócios

Ana Garlet CoachingGraduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/SC. Coach pela SBC – Sociedade Brasileira de Coaching/SP e pela Global Accreditation Board for Coaching – USA. Possui MBA em Gestão de Mercado de Saúde pelo Grupo Caproni Educação/SP. MBA em Gestão Empresarial e MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV – Fundação Getúlio Vargas/SP. Ainda na área empresarial, é Auditora Certificada pela SGS Group/SP.

Formada em Comunicação e em Constelações Sistêmicas segundo Bert Hellinger pelo Instituto Spelter Brasil/Alemanha. Realizou formação em Management Systemic pela Talent Manager/Portugal e atuou por mais de 15 anos como Gestora Empresarial.

Ana Garlet participou do treinamento “Curando o movimento interrompido” com Dra. Ursula Franke-Bryson (cuja tese de Doutorado foram as Constelações Familiares e autora do Livro “Quando fecho os olhos vejo você”) e Thomas Bryson – Alemanha/EUA.Com Karin Shoeber, Psicoterapeuta Membro da OEFS (Organização de Constelação Austríaca), vivenciou o treinamento “Liberação de Trauma e Trabalho de Constelação”.

Com Maura Maura Saita Ravizza, de Torino na Itália, autora do livro “Jung, Psicogenealogia e Costellazioni Familiari”, realizou treinamento em Psicogenealogia e Constelações Psicogenealógicas.

Possui treinamento em Pedagogia Sistêmica com Marianne Franke-Gricksch, professora alemã que levou às constelações para as escolas e está revolucionando o mundo com a postura sistêmica na educação, autora do livro “Você é um de nós – Percepções e soluções sistêmicas para professores, pais e alunos”.

É parte do Núcleo dos Consteladores do Espaço Ipê Roxo e participa da equipe que ministra o Treinamento com opção de Formação Básica em Constelações Sistêmicas.

Co-fundadora do Programa Educando com Maria Inês Araújo Garcia Silva.


Quer falar com a gente ou cadastrar seu e-mail para receber conteúdo do Instituto Ipê Roxo?

Você gostou deste post? Trouxe algo novo? Agradecemos seu comentário para que possamos melhorar nosso conteúdo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s