Conheça os coordenadores do Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano

O núcleo de consteladores do Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano é pioneiro em Florianópolis com as Constelações Sistêmicas segundo Bert Hellinger.

O Ipê Roxo – Instituto de Desenvolvimento Humano trabalha com constelações familiares  há mais de 10 anos em Florianópolis e também em outras cidades do sul do Brasil. Anteriormente designado como centro terapêutico, hoje nossa marca Ipê recebe a designação de Instituto para abarcar o trabalho que é feito com formação e cursos de desenvolvimento pessoal.

Além do trabalho com Constelações Sistêmicas, o Ipê Roxo oferece os serviços de atendimento psicológico, mentoring para empresários, grupos terapêuticos, organização de seminários especiais e psicogenealogia. Assista o nosso vídeo institucional abaixo:

A árvore do Ipê Roxo é conhecido por suas propriedades curativas, e por isso identificamos nosso espaço com ela. Nascemos da ideia da psicóloga Letícia Linhares que há mais de 10 anos sonhava com espaço que ofereceria muitos tipos de trabalhos e terapias curativas, da mesma forma que a árvore do Ipê se apresenta natureza: desde suas folhas, até raízes e caule têm propriedades específicas, além das flores que embelezam com suas cores e contornos delicados.

O que antes era um forte desejo, foi virando realidade com novos profissionais que foram agregando e fazendo esta “árvore” crescer e florescer. Hoje, nesse momento tão importante para nós, agradecemos aquele sonho que deu início ao Instituto que hoje é coordenado pelos profissionais Sonia Farias, Maria Inês Araujo, Paulo Pimont e Ana Garlet e agradecemos a todos que já estiveram conosco desfrutando desse lugar maravilhoso, acolhedor e transformador que é o Ipê Roxo.

Os Coordenadores do Ipê

Sonia Farias
Psicóloga, Escritora, Consteladora Sistêmica, Contadora de Histórias e Economista

img_20161121_105843-01Uma gaúcha de nascimento que acolheu SC e os catarinenses, como sua terra do coração. Casada há 37 anos, dois filhos e um netinho, Sônia ou “Soninha” como é carinhosamente chamada pelos familiares, clientes e amigos, criou uma família ainda maior aqui em SC, através de seu trabalho psicoterapêutico com famílias e também com seus grupos de contos terapêuticos para mulheres (ambos na Centro Terapêutico Ipê Roxo), que tem como base a tese de Doutorado da Dra Clarissa Pinkola Estés, Mulheres que Correm com os Lobos.

Graduada em Economia pela UFSC e em Psicologia pela Unisul/SC, com Pós-graduação em Terapia de Casal e Família pelo Instituto Phileo/PR, e Formação em Constelações Sistêmicas pelo Instituto Spelter/SP e por Hellinger Sciencia em Barcelona/Espanha, Sônia tem vasta experiência no atendimento psicoterapêutico de famílias, conduzindo-as a um caminho de crescimento e cura, através do reforço aos vínculos saudáveis de amor entre seus membros.

Sonia é referência e a idealizadora de um trabalho com Contos Terapêuticos para todas as mulheres que se sentem cansadas, pressionadas, deprimidas, com medo, assoberbadas com suas vidas, com o acúmulo de funções na família e na vida profissional ou encolhidas perante o medo de dar um novo passo. Este trabalho é assim chamado, pois tem como base a tese de doutorado da analista Clarissa Pinkola Estés ” MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS”.

Em 2013 lançou seu primeiro livro, “Beijos que Curam”, a partir de suas meditações diárias. O livro teve sucesso e aceitação, motivando a editora a encomendar mais 3 livros, que formarão uma coletânea.

Também realiza Workshops dos Contos de Clarissa e Workshops de Constelações Familiares segundo Bert Hellinger em várias cidades do Brasil.

Maria Inês Araujo Garcia Silva
Especialista em Psicologia Clínica, graduou-se pela Universidade Católica do Paraná em 1979.

Educando nossos filhos ana garlet maria ines constecao familiar (141)

Especializou-se à partir de 1980 em Psicoterapia Infantil, Grupoterapia (abordagem psicanalítica); Psicodrama Psicopedagógico pela E.Psi.B.A. (Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires- Espaço Psicopedagógico Brasileiro- Argentino ) com Alícia Fernadez e Jorge Cruz.

Participou de grupos de Aperfeiçoamento e Treinamento em Hipnoterapia (Instituto Erick- Eickson); em PNL Fenomenológica (Instituto de Filosofia Prática de Peter e Tsuyuko Spelter).

Professora convidada em cursos de Pós-Graduação em Educação Especial e Psicopedagogia em faculdades de ensino superior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Brasil).

Possui experiência prática em Instituição Psiquiátrica e é co-fundadora do CEP (Centro de Estudos Psicoterápicos de Santa Catarina). Coordena, conduz e ministra seminários, cursos, supervisão e treinamento na área da saúde e educação familiar com abordagem das Constelações Sistêmicas Familiares e Empresariais segundo Bert Hellinger( Alemanha), tendo se formado Consteladora Sistêmica pelo Instituto de Filosofia Prática de Peter e Tsuyuko Spelter ( Brasil – Alemanha).

Conduz atualmente Workshops de Constelações Sistêmicas Familiares e Empresariais em clínica particular, sendo integrante do grupo de Consteladores do Ipê Roxo – Espaço Terapêutico, (Florianópolis- Santa Catarina).

Recentemente fundou o Programa Educando (http://educandonossosfilhos.com.br/), junto com a colega Ana Garlet – um programa que visa fortalecer Pais e Mães na missão mais importante de nossas vidas: conduzir nossos filhos para que se tornem pessoas íntegras e liberadas para seu próprio caminho.

Paulo Pimont

Psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com cursos em Terapia Familiar, Psicodrama, Constelações Sistêmicas entre outros.

foto-pauloAtualmente atua como Psicoterapeuta Clínico e a cada dia tem ampliado seu trabalho para além de atendimentos individuais, casais e familias, facilitando também Workshops, palestras e cursos. Este aspecto do trabalho em grupos sempre foi de interesse e investimento desde a faculdade onde começou sua atuação profissional como educador sexual em escolas de nivel médio e superior.

No Ipê Roxo hoje desenvolve, cursos, palestras e dirige grupos terapêuticos em duas modalidades:

Com homens: chamo este trabalho de grupos de “João de Ferro” usando como base, o estudo de um livro de Robert Bly com este nome.

Com mulheres: em parceria com a Psicóloga Sonia Farias, chamamos de grupo Lobas, este é um trabalho terapêutico em que seguimos o estudo do Livro “Mulheres que Correm com os Lobos” de Clarissa Pinkola Estes.

Outra modalidade terapêutica que tem crescido no mundo inteiro é Constelações Sistêmicas. Paulo Pimont recebeu seu treinamento Peter e Tsuyuko Spelter  e com o próprio Bert Hellinger criador da abordagem. Hoje é facilitador de Constelações Sistêmicas junto a equipe de Consteladores do Ipê Roxo Espaço Terapêutico.

Ana Garlet
Advogada, Consteladora Sistêmica, Psicogenealogista e Consultora Sistêmica de Negócios

Ana Garlet CoachingGraduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/SC. Coach pela SBC – Sociedade Brasileira de Coaching/SP e pela Global Accreditation Board for Coaching – USA. Possui MBA em Gestão de Mercado de Saúde pelo Grupo Caproni Educação/SP. MBA em Gestão Empresarial e MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV – Fundação Getúlio Vargas/SP. Ainda na área empresarial, é Auditora Certificada pela SGS Group/SP.

Formada em Comunicação e em Constelações Sistêmicas segundo Bert Hellinger pelo Instituto Spelter Brasil/Alemanha. Realizou formação em Management Systemic pela Talent Manager/Portugal e atuou por mais de 15 anos como Gestora Empresarial.

Ana Garlet participou do treinamento “Curando o movimento interrompido” com Dra. Ursula Franke-Bryson (cuja tese de Doutorado foram as Constelações Familiares e autora do Livro “Quando fecho os olhos vejo você”) e Thomas Bryson – Alemanha/EUA.Com Karin Shoeber, Psicoterapeuta Membro da OEFS (Organização de Constelação Austríaca), vivenciou o treinamento “Liberação de Trauma e Trabalho de Constelação”.

Com Maura Maura Saita Ravizza, de Torino na Itália, autora do livro “Jung, Psicogenealogia e Costellazioni Familiari”, realizou treinamento em Psicogenealogia e Constelações Psicogenealógicas.

Possui treinamento em Pedagogia Sistêmica com Marianne Franke-Gricksch, professora alemã que levou às constelações para as escolas e está revolucionando o mundo com a postura sistêmica na educação, autora do livro “Você é um de nós – Percepções e soluções sistêmicas para professores, pais e alunos”.

É parte do Núcleo dos Consteladores do Espaço Ipê Roxo e participa da equipe que ministra o Treinamento com opção de Formação Básica em Constelações Sistêmicas.

Co-fundadora do Programa Educando com Maria Inês Araújo Garcia Silva.


Quer falar com a gente ou cadastrar seu e-mail para receber conteúdo do Instituto Ipê Roxo?

Deixe uma resposta