Meu corpo adolescente, por Maria Inês Araújo Garcia Silva

Muitas vezes os pais, na educação e acompanhamento dos seus filhos, não se dão conta do quanto as mudanças físicas que ocorrem durante a adolescência podem deixá-los inseguros, perdidos e confusos nas próprias sensações.

A psicoterapeuta de família do Ipê Roxo, Maria Inês Araújo Garcia Silva, que atende famílias há mais de 35 anos, escreveu um texto que é quase uma poesia sobre esta tão bela e ao mesmo tempo desafiadora travessia.

Como pais, o que podemos fazer para aliviar e fortalecer nossos amados que passam por este momento?

“Olhar e ver o que se passa, acolher as dúvidas, reconhecer cada sentimento como válido, estar presente e disponível para que eles possam ter abrigo seguro sempre que sua alma desejar.”

Nós pais, somos as raízes que sustentam os filhos e quando ficamos neste lugar, nossos filhos crescem e se desenvolvem.

Leia a seguir o texto de Maria Inês na íntegra.



Meu Corpo Adolescente

“Que corpo é esse que se agiganta em todas as direções?

Sobretudo nos lugares onde meu desejo decide querer manter inalterado na esperança de não olhar para o que a alma teima em mostrar?

Que corpo é este que esbarra em torno de um mundo que antes só de longe espiava?

Que corpo é este que se confunde entre o que foi e o que será, mas ainda não se encontra no que é?

Que corpo é este que é puxado para o futuro e temendo isso, termina em permanecer no passado com medo de perder o que sempre terá e o que assim se tornará?

Que corpo é este que sente, ressente, quer e não quer?

Que corpo é esse, incoerente e independente, sem que dele eu possa controlar?

Que corpo é esse que desabrocha e me lança onde mais temi estar?

Corpo mutante!

Corpo multifacetado.

Corpo estranho.

Corpo querido.

Corpo reconhecido…

Que abriga minha alma e comigo realiza esta tão desafiadora travessia.

Agora te recebo, te abraço, te agradeço, cresço!”

educando-nossos-filhos-ana-garlet-maria-ines-constecao-familiar-116

“Nós pais, somos as raízes que sustentam os filhos e quando ficamos neste lugar, nossos filhos crescem e se desenvolvem.”


Sobre a autora

foto-maria-inesMaria Inês Araújo Garcia Silva é especialista em Psicologia Clínica e Psicoterapia Infantil com mais de 30 anos de experiência profissional.  Formada em Psicodrama Psicopedagógico pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires, com Alícia Fernandez e Jorge Cruz; em Hipnoterapia pelo Instituto Erick- Erickson e PNL Fenomenológica pelo Instituto de Filosofia Prática de Peter e Tsuyuko Spelter. Também pelo mesmo instituto, formou-se Consteladora Sistêmica. Professora convidada em cursos de Pós-Graduação em Educação Especial e Psicopedagogia em Faculdades de Ensino Superior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Coordena e ministra seminários, treinamentos, formação e supervisão na área da saúde e educação familiar com abordagem das Constelações Sistêmicas Familiares e Empresariais segundo Bert Hellinger. É integrante do Núcleo dos Consteladores do Instituto Ipê Roxo e co-fundadora do Programa para pais, Educando nossos filhos.

Deixe seu comentário abaixo ou endereço de e-mail para receber conteúdo do Instituto Ipê Roxo

Deixe uma resposta