Depoimentos de alunos e clientes dos trabalhos de Constelações Sistêmicas

Próximo do início da nossa nova turma de Formação de Constelação Sistêmica, alguns de nossos atuais alunos falam da sua experiência com o método e com o Instituto Ipê Roxo

No próximo dia 25 de novembro, inciamos o módulo 1 da nova turma de formação de Constelações Sistêmica segundo Bert Hellinger, que se estenderá até novembro de 2017. Olhando para o trabalho já iniciado com as turmas anteriores, pedimos aos alunos nos dessem um depoimento sobre o curso e a experiência deles com a Constelação. Aqueles que se sentiram tocados mandaram as mensagens abaixo, que compartilhamos com os leitores aqui do blog.

Josiane, Psicóloga

“Sou psicóloga, psicoterapeuta há muitos anos. Iniciei com a paixão pelo psicodrama, depois fiz formação em Psicanálise e Sistêmica, linhas que embasam meu trabalho até hoje. Há muito tempo as constelações vinham chegando a mim de formas diversas, mas sem me tocar, até que minha filha acabou constelando e então, por uma via bem pessoal, ela me tocou.

Primeiro fiz constelação para desatar meus nós, e depois de experimentar na prática os efeitos dela, me senti aceitando completamente esta nova forma de ajuda e de servir e me tornei uma aluna da primeira turma do curso de formação.

A cada cliente que constela eu me sinto influenciando de forma profunda nas transformações de sua alma e recebendo influência deles para continuar, devido as mudanças que ocorrem. E poder acompanhar o antes no processo terapêutico, o durante nas constelações e o depois, tem sido uma experiência riquíssima.

E o melhor ainda é poder ver os clientes constelados, aprenderem o olhar e a postura de consteladores e levarem isto para seus campos de trabalho no dia a dia. Médicos, olhando os sintomas por outro prisma dentro do campo familiar; advogados olhando além das brigas dos seus clientes os apelos de suas almas; os empresários, incluindo todos que fazem parte de sua história respeitosamente; os filhos adultos reverenciando os pais que antes criticavam, isto é o que torna o trabalho profundamente gratificante.

As constelações nos levam a resgatar valores significativos que já estavam ficando perdidos em nossa sociedade, como a aceitação, o respeito, a reverência, o pertencimento, a ordem, o equilíbrio entre o dar e receber.

Portanto se a constelação de alguma forma chegou até você, se dê o direito de beber dessa água, no mínimo se permita experimentar, pois com certeza é um convite de VIDA para você se tornar um ser humano melhor, bem como para servir melhor a humanidade, tão carente de sentido.

E poder compartilhar com a equipe do Ipê Roxo é uma honra. Lembrando uma dessas frases que se encontra pela vida “Respeito é a elegância da alma”, e eu definiria as pessoas desta equipe como elegantes no espaço, no físico, mas principalmente como seres que possuem a elegância da alma. Recebem cada um que chega, com profundo respeito a sua singularidade e ao sistema ao qual pertencem.”

Rebeca Miscow, Advogada e Terapeuta Floral

“Fazer o curso de formação em Constelações Familiares, no Ipê Roxo, foi uma das melhores decisões da minha vida. Primeiro, porque a equipe do Ipê é sensacional. Todos eles são extremamente competentes, perspicazes e com uma impressionante sensibilidade para as Constelações. Tê-los como professores, nessa formação  é, sem dúvida, um diferencial. Segundo, porque o curso em si tem sido um presente para mim. A cada módulo, sinto que algo em mim se transforma, que algo se “alinha”. Sei que o auto-desenvolvimento é uma tarefa contínua, mas parece que as Constelações dão uma “catalisada” nessa caminhada sem fim. Novas perspectivas de vida vão se abrindo, alguns sofrimentos vão sendo evitados e, outros, sendo superados com mais coragem.

Com a formação em Constelações Familiares, estou aprendendo a encontrar o meu lugar: no meu relacionamento com a minha família de origem, com o meu marido, com os meus trabalhos. São lições que aprendo e vou internalizando. A cada módulo do curso. Sinto que, em alguns aspectos, as pessoas com quem convivo também crescem – não porque elas mudaram ou eu as mudei; mas porque eu mudei na forma de me relacionar com elas.

Recomendo bastante esse curso, independente se a pessoa quer se tornar consteladora ou não. É um curso para a vida. Para ir para a VIDA, para o MAIS. Agradeço ao pessoal do Ipê Roxo – professores e equipe de suporte ao curso – pela atenção e profissionalismo de sempre. O trabalho de vocês toca vidas e nos ajuda a crescer.”

Simone Fritzen, Empreendedora

” O trabalho com as constelações mudou a vida.  Hoje sinto paz, meu olhar está mais direcionado ao que é meu, porque agora eu sei que cada membro da minha família tem seu destino e seu lugar dentro do sistema. Com esta confiança “eu tomo a minha vida em minhas mãos” e faço algo de bom com ela. O curso e os workshops, oferecidos pelo Ipê Roxo, são curativos, vão além do nosso cognitivo e chegam na alma. É maravilhoso!”

João Neto, Administrador

“Meu nome é João Neto, tenho 31 anos e sou Administrador de Empresas, e trabalho com Planejamento de comunicação e marketing. Meu primeiro contato com a Constelação Sistêmica foi há 4 anos, quando recebi através de um primo a primeira mensagem sobre essa ferramenta. Nesse momento, minha reação foi de desconfiança total. Alguns anos se passaram e dessa vez foi o livro de Bert Hellinger e Gabriele Ten Hövel “Um lugar para os Excluídos” que chegou às minhas mãos. A leitura foi muito forte e esclarecedora e desde então, passei a andar mais próximo da Constelação.

Participei do meu primeiro workshop constelando um tema no final do ano passado e já interessado em conhecer mais sobre essa ferramenta. Fui buscando informações em livros e textos até conseguir chegar na turma de formação do Ipê, onde hoje estou seguindo para o módulo III.

O curso tem sido uma importante ferramenta no meu desenvolvimento. Antes de ser uma formação, é uma experimento intensivo do que é a constelação familiar.  Nos fins de semana dos módulos ficamos imersos nos assuntos abordados e é impossível sair de lá no domingo do mesmo jeito que entramos na sexta-feira. Saímos mais ricos, sem dúvida. São experiências e conhecimentos que enriquecem nossas vidas e se tornam chaves de maiores mudanças.

Os professores da formação, Maria Inês, Sônia Farias, Paulo Pimont e Ana Garlet, são capacitados e fortalecidos por suas condutas. O que é exposto para nós é o que eles vivem e acreditam diariamente em suas vidas e sempre nos levam até a fonte, Bert Hellinger. Como eles mesmos dizem:  ” A constelação sistêmica não é um método, mas uma filosofia que deve permear nossa vida de forma verdadeira e respeitosa.”

Outro ponto interessante é o grupo que se formou. São diversos profissionais que agregam muito ao aprendizado com seus conhecimentos e experiências. Alguns são de outros estados e trazem consigo histórias e vivencias que potencializam o que alcançamos a cada módulo. Sem contar que são pessoas boníssimas para se ter em volta. Com certeza, é um lugar muito bom para se estar.

Minha experiência está sendo muito valiosa e vou carregar esse momento de aprendizado e o conhecimento que recebo lá para o resto da vida.”

Olésia Lisboa, Psicóloga

“Estar fazendo parte deste grupo é uma grande honra. A equipe Ipê Roxo trabalha em perfeita integração e harmonia. O material, as dinâmicas e o ambiente foram pensados e preparados com carinho e seriedade. A cada módulo me sinto mais encantada e satisfeita com a proposta destes profissionais que compartilham seus saberes teóricos e vivências com amorosidade e competência. Sou muito grata por estar fazendo parte desta formação.”

Maria Emília Rossa, Advogada e Terapeuta Holística

“Acho que a vida inteira sempre vivi aquela angústia do ser que Rilke refere nas “Cartas a um jovem poeta. A frase “nem tudo é o que parece” me representa, porque costumo olhar para além das pessoas e situações.

Na minha caminhada, entre estudos e vivências, tanto na esfera do Direito, da espiritualidade e das práticas integrativas e vibracionais de saúde, sempre busquei olhar além. E nesse olhar além encontrei as Constelações de Hellinger, sobre as quais já tinha ouvido falar há mais de 10 anos, mas, como tudo tem mesmo o seu devido tempo para acontecer, somente em 2015 fui assistir a uma palestra, tendo participado pela primeira vez de um campo, onde o além do aparente se mostra.

Em março de 2016, já tomada pela beleza e verdade contidas nas constelações que participei e vivenciei, e aconselhada por uma aluna antiga de Hellinger a beber da fonte, decidi ir a São Paulo para os seminários de abril. Movida por um chamado tão forte, vindo do coração, olhei os cursos de formação. Não havia nenhum aberto em Florianópolis. Entretanto, mais rápido do que eu conseguiria explicar, me deparei com a divulgação de nova turma no Instituto Ipê Roxo e senti que o grande momento havia chegado. Os caminhos misteriosos de um amor maior me conduziram até aqui e, ouso dizer, sou acompanhada de todos os que vieram antes de mim. A vida sempre encontra uma maneira de se manifestar, a despeito do tempo e do espaço.

Quando eu me iniciei nessa seara dos ensinamentos de Hellinger, ele já anunciava a Hellinger Sciencia e a nova Constelação Sistêmica, hoje adotada por escolas, terapeutas, médicos, empresas, advogados e magistrados em vários países. Tudo isso é muito percebido pelos Professores do Instituto Ipê Roxo. As dinâmicas das aulas possibilitam que cada um dos formandos, de acordo com seu próprio fluir, se abra às mudanças em si e perceba a ressonância em seu campo familiar/escolar/profissional.

A Formação é algo muito precioso, num reverente processo de autoconhecimento e de serviço à vida, em todas as suas manifestações. Os Coordenadores Sonia Farias, Maria Inês Araújo Garcia Silva, Paulo Pimont e Ana Garlet estão, de forma permanente, conectados com as publicações, eventos e debates sobre as Constelações Sistêmicas, compartilhando constantemente informações valiosas em sala e nos grupos mantidos no Whatsapp e no Facebook. E não é só: atentos e presentes que são, com palavras que nos levam a compreender melhor nossos processos internos, nos amparam quando percebem que, em nossas manifestações virtuais, há um pedido oculto de suporte.

E entre nós, alunos, um vínculo de amorosidade e confiança já se criou. Não posso deixar de citar a equipe de apoio (João Eugênio, Priscila e Vanessa), que é sempre muito atenciosa! Temos também um ótimo ambiente físico para nossas aulas, onde incluir, acolher e respeitar são mais que palavras, são atitudes. Eu recomendo não só a formação em Constelações Sistêmicas realizada pelo Instituto Ipê Roxo, mas também os Workshops, grupos e programas que realiza e mantém, pela capacidade técnica e humana da equipe.

Agradecemos as palavras de nossos alunos e gentileza por terem permitido a publicação delas aqui no Blog.



Para saber mais sobre Constelação Familiar e Sistêmica  LEIA TAMBÉM

O que é Constelação Familiar?

Bert Hellinger, o criador

O que é Constelar?

Em que casos uma Constelação pode ajudar?

Quem faz parte da família, segundo Hellinger?


Quer receber nossos novos artigos e conteúdos no seu e-mail?

Você gostou deste post? Trouxe algo novo? Agradecemos seu comentário para que possamos melhorar nosso conteúdo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s