O que é a Constelação Sistêmica de Bert Hellinger? Um lugar para todos

Dentro dos nossos emaranhados, há uma cura aguardando para ser acolhida.

 A Constelação Sistêmica é uma ferramenta à serviço da vida observada e desenvolvida pelo  terapeuta alemão Bert Hellinger. Ela permite ver nossos emaranhados e trazer as dinâmicas ocultas que atuam em nossa vida para a consciência.

Em todos os relacionamentos existem emaranhamentos que, a despeito de todas as nossas tentativas, se mostram de difícil resolução. Essa dificuldade vem do nosso inconsciente, local onde muitas vezes esses conflitos nascem e permanecem, mesmo quando racionalmente tentamos resolver algo. Nosso inconsciente age pelas regras mais primitivas e com lealdade cega ao nosso campo familiar.

Bert Hellinger, em seus estudos, observou que existem três leis que agem nos relacionamento, e que quando quebradas, fazem o sistema se movimentar até encontrar o equilíbrio novamente, onde todas as leis são respeitadas por todos os membros.

Esses movimentos muitas vezes são sentidos como dores dentro do sistema, e são um pedido de atenção para que nos atentemos a alguma lei que está sendo negligenciada por algum motivo.

Quando Hellinger fala das leis, ele diz que são forças naturais que atuam sobre nós, independente de nossa vontade ou decisão. Para ele, elas são naturais e imutáveis.

São essas leis: a Ordem, o Equilíbrio e o Pertencimento.

 

Sobre as 3 leis no âmbito familiar 

A Ordem é a lei que fala que devem sempre ser respeitados os que vieram antes: Avós vieram antes dos pais, que vieram antes dos filhos. Entre irmão, o mais velho veio antes que o do meio que veio antes do caçula. Qualquer movimento que coloca o mais novo como maior é uma quebra da ordem. Isso é o que acontece quando filhos julgam os pais, por exemplo: algo totalmente contra a ordem e que, inevitavelmente, irá gerar consequências danosas para os filhos que assumem este lugar.

O Equilíbrio remete ao dar e tomar, presente em todas relação. Excluindo a relação entre pais e filhos, todas as relações devem igualmente dar e tomar entre si. Quando a balança pende para somente um lado, o desequilíbrio aparece. No caso de pais e filhos, os filhos somente tomam dos pais e repassarão para seus filhos o que receberam.  A troca assim é passada entre as gerações, fortificando o caminho da vida.

O Pertencimento diz que dentro de um sistema familiar, todos pertencem igualmente. A exclusão de um integrante faz o sistema se movimentar até restituir ao excluído o direito de estar no grupo familiar, de forma respeitosa e igualitária. Isso quer dizer que todos têm um lugar garantido dentro do sistema do qual fazem parte, independente de quem seja ou como seja.

A transgressão e a cura

Experimentamos a quebra dessas leis em nossos relacionamentos como doenças, fracassos e um peso ao tentar seguir nossa vida. Quando algo dói em nós, é possível que algo em nosso sistema familiar esteja chamando nossa atenção.

Em um workshop de Constelação Sistêmica, através do tema trazido por uma pessoa e com a participação dos representantes escolhidos, conseguimos perceber as dinâmicas ocultas que estejam atuando na nossa vida de forma inconsciente. Ao entrar em contato com essas dinâmicas, ficamos mais próximos da cura e do nosso destino.

Quando a constelação termina, aí inicia o nosso trabalho consciente, nosso esforço para mudar hábitos e permanecer em nosso lugar, fortalecendo e seguindo aquele caminho de cura e possibilidade que se mostra para nós.

Para além das dores familiares

Falamos neste artigo sobre as Leis e as Constelações no âmbito do sistema familiar, todavia, hoje, esta postura de trabalho é aplicada com grande sucesso e eficácia nas questões empresariais, sucessão, holdings, no judiciário, na pedagogia e também na medicina, mas estes são temas para novos artigos!

Siga nosso blog e continue recebendo conteúdos, artigos e estudos de casos sobre constelações sistêmicas.


Fonte para leitura: 

Um Lugar para os Excluídos – Bert Hellinger e Gabriele Ten Hövel


Veja nosso calendário de Workshops Vivenciais aqui.

 VOCÊ QUER RECEBER NOSSO CONTEÚDO, MAIS INFORMAÇÕES OU QUER AGENDAR SUA CONSTELAÇÃO?



Para saber mais sobre Constelação Familiar e Sistêmica  LEIA TAMBÉM

O que é Constelação Familiar?

Bert Hellinger, o criador

O que é Constelar?

Em que casos uma Constelação pode ajudar?

Quem faz parte da família, segundo Hellinger?

Você gostou deste post? Trouxe algo novo? Agradecemos seu comentário para que possamos melhorar nosso conteúdo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s