Uma das varas de família de Itabuna na Bahia promoveu um evento com o Sami Storch, o Juiz de Direito que é o precursor mundial da aplicação das Constelações Familiares no Judiciário, com o tema “Separação de casais, filhos e o vínculo que nunca se desfaz”.
Segundo o blog Direito Sistêmico:
“O evento teve início com uma palestra e uma meditação onde os presentes puderam visualizar suas próprias famílias e as dinâmicas sistêmicas ocultas geradoras do conflito em que cada um está envolvido. Em seguida, foram realizadas duas constelações familiares de casos práticos, de pessoas envolvidas em processos de divórcio e alimentos que se dispuseram a olhar, através da abordagem da constelação, para as dinâmicas presentes por trás de suas questões, tendo a chance de compreender melhor a si, ao outro e às leis sistêmicas que movem cada um em suas decisões e comportamentos.
Apesar de os movimentos da alma familiar, geradores dos desentendimentos, estarem muitas vezes ocultos, tratam-se de dinâmicas comuns, presentes em muitas famílias (especialmente naquelas que enfrentam situações semelhantes, de litígios familiares), de modo que os participantes se identificam com os movimentos das constelações, se emocionam e também aproveitam o aprendizado sobre as ordens sistêmicas – que podem auxiliar cada um a compreender e adotar uma postura que facilite a pacificação de suas próprias relações”.
Sami Storch iniciou seu trabalho com as constelações quando era juiz em Amargosa, na Bahia e surpreendeu-se com os resultados conciliatórios superiores a 90% quando aplicava a técnica, que hoje é reconhecida e premiada pelo Conselho Nacional de Justiça no dia 30 de junho de 2015, em Brasília.
O juiz Sami Storch recebeu uma menção honrosa do Prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por este projeto “Constelações na Justiça”, desenvolvido na Comarca de Amargosa/BA. A cerimônia de premiação, dirigida pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, Ministro Ricardo Lewandowski.
No evento, esteve presente a TV Record, que considerou o tema uma pauta importante para que mais pessoas possam ter acesso e conhecimento desta técnica que se propõe a verdadeiramente estabelecer a conciliação entre as partes.
ASSISTA A REPORTAGEM
Fonte: Blog de Sami Storch
SAIBA MAIS SOBRE AS CONSTELAÇÕES NO JUDICIÁRIO
Reportagem sobre a oficina de Constelações para Mediação e Resolução de Questões Judiciais, realizada por Sami Storch durante o Encontro dos Juízes Coordenadores das Centrais e dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania de Mato Grosso, na Escola Superior da Magistratura (Esmagis).
Sami Storch e o Direito Sistêmico na Imprensa
Sami Storch é Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Graduado em Direito pela USP e Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas, Sami possui mais de 10 anos de experiência com as Constelações Familiares e Organizacionais, com vários treinamentos realizados com o próprio Hellinger, criador da técnica.
Foi pioneiro ao aplicar o conhecimento das Constelações Familiares em seu trabalho, alcançando altos índices de conciliação em audiências de divórcio, pensão alimentícia, disputas pela guarda de filhos e também infrações de adolescentes.
Recentemente, Sami foi convidado por Bert Hellinger a explanar sobre os resultados no encontro anual da Hellinger Sciencia na Alemanha. O movimento iniciado por Sami, já gera muitos frutos aqui no Brasil: alguns Tribunais de Justiça já estão oferecendo a formação em Constelações para vários juízes e funcionários da Justiça.
Faça parte da nova turma do Curso “A prática das Constelações Sistêmicas no Direito”
Clique na imagem abaixo e saiba mais.
Reportagem no site do Conselho Nacional de Justiça
Reportagem Revista Viver Bem – Out/2015
Reportagem da EMERON – Escola da Magistratura de Rondônia
Reportagem Poder Judiciário do Mato Grosso
Apresentação de Sami Storch na Hellinger Sciencia na Alemanha
Blog Direito Sistêmico (Blog do Sami Storch)