Uma centena de pessoas dispostas a olhar para o Direito de um jeito novo estiveram reunidas no último dia 12 de março em Florianópolis, no Seminário Especial sobre o Direito Sistêmico, apresentado pelo Dr. Sami Storch, juiz de Direito da Bahia e precursor mundial desta nova postura dentro do Judiciário.
O Juiz apresenta mais de 90% de sucesso em acordos de conciliação com a aplicação das Constelações Familiares no Judiciário.
O evento reuniu juízes, promotores, advogados, funcionários da Justiça, assistentes sociais, terapeutas de vários estados do Brasil e também do Uruguai.
Sami apresentou de que forma é possível levar a postura sistêmica e as 3 Leis de Bert Hellinger para a prática diária da advocacia, da conciliação, da mediação e mesmo para que a decisão judicial, quando esta for o único caminho, possa ter, no seu campo de visão, sempre as duas partes que fazem parte do conflito.
As Constelações Familiares estão transformando a forma de solucionar os conflitos que são levados à Justiça, com destaque nas questões de família, guarda de crianças, divórcios, inventários, heranças e sucessões, além de casos de infração por adolescentes.
Núcleo de Consteladores Sistêmicos do Ipê Roxo

Núcleo de Consteladores com Sami Storch – Ana Garlet, Sonia Farias, Paulo Pimont, Sami Storch e Maria Inês Araújo G. Silva
O evento foi organizado e promovido pelo Núcleo de Consteladores Sistêmicos do Ipê Roxo, que, desde 2008 atua no campo das Constelações Sistêmicas, com a realização de Workshops, Cursos, Vivências e Formação em Constelações em Florianópolis e também outras cidades da região Sul.
Segundo os coordenadores do evento, esta foi uma “oportunidade rica e cheia de aprendizados, principalmente para aqueles que se dedicam ao trabalho pelas famílias e infância. O que Sami nos trouxe hoje demonstra que temos sim, muitas possibilidades e caminhos para chegarmos à Conciliação e reduzirmos os danos que as próprias partes causam-se mutuamente, por anos e anos, e onde os maiores prejudicados sempre são os elos mais fracos, principalmente os filhos envolvidos nas demandas judiciais dos pais, ” concluem.
O Espaço Ipê Roxo

Equipe do Ipê Roxo Espaço Terapêutico com Sami Storch – Priscila Braga, Leda Lisboa, Sonia Farias, Ana Garlet, Paulo Pimont, Sami Storch, Maria Inês A.G. Silva, Jeanette Chagas Lemos, Marcia Nogueira, Lucimara Maia da Silva, Geiziane Barcelos Braga e João Eugênio Machado
Confira alguns momentos do evento
Sami Storch e o Direito Sistêmico na Imprensa
Sami Storch é Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Graduado em Direito pela USP e Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas, Sami possui mais de 10 anos de experiência com as Constelações Familiares e Organizacionais, com vários treinamentos realizados com o próprio Hellinger, criador da técnica.
Foi pioneiro ao aplicar o conhecimento das Constelações Familiares em seu trabalho, alcançando altos índices de conciliação em audiências de divórcio, pensão alimentícia, disputas pela guarda de filhos e também infrações de adolescentes.
Recentemente, Sami foi convidado por Bert Hellinger a explanar sobre os resultados no encontro anual da Hellinger Sciencia na Alemanha. O movimento iniciado por Sami, já gera muitos frutos aqui no Brasil: alguns Tribunais de Justiça já estão oferecendo a formação em Constelações para vários juízes e funcionários da Justiça.
Reportagem no site do Conselho Nacional de Justiça
Reportagem Revista Viver Bem – Out/2015
Reportagem da EMERON – Escola da Magistratura de Rondônia
Reportagem Poder Judiciário do Mato Grosso
Apresentação de Sami Storch na Hellinger Sciencia na Alemanha
Blog Direito Sistêmico (Blog do Sami Storch)