Categorias

As 3 Leis do Relacionamento Humano
Ana Garlet | 19/01/16 | 12 comentário(s)

Em nossos workshops de Constelações Sistêmicas, muitas pessoas ficam impressionadas com a força que se mostra nos sistemas familiares.

Ao vir ao mundo no seio de uma família, não herdamos somente um patrimônio genético, herdamos as crenças e os comportamentos que são válidos neste sistema familiar. Há muitas pesquisas em andamento buscando a comprovação científica de que essas crenças e comportamentos possam ter influências no próprio genoma, ou seja, elas modificam inclusive as nossas células.

Nossa família é um sistema, um campo de energia no interior do qual, nós evoluímos e crescemos. Cada um, desde seu nascimento, vai ser uma parte deste todo e precisa ter o seu lugar, independente de quem seja e como seja. Todos fazem parte.

Para saber mais sobre as 3 leis do relacionamento humano e os ensinamentos das Constelações Familiares para a sua vida, acesse este eBook, que foi preparado com muito carinho pela nossa equipe de profissionais do Instituto Ipê Roxo.

E-book de constelações familiares

Neste artigo você vai saber um pouco mais sobre as 3 leis do relacionamento humano. Confira!

 

As 3 Leis do Relacionamento Humano das Constelações Familiares

Como descreve Maristela Nardy, consteladora, “Uma ave quando voa pode voltar-se para qualquer direção, mas o que vemos é o bando conduzir-se como um todo. Cada ave submete-se ao esquema geral do bando e, graças a essa submissão, continua a participar do grupo. De vez em quando, uma ou outra pode sair um pouco do movimento, para em seguida, juntar-se ao todo novamente. Ela é parte do movimento, ela influencia, mas não determina o movimento.”

Na Constelação, para achar uma solução para o cliente, o terapeuta olha para além do indivíduo. Apenas abrir a mente e olhar para algo maior, para ligações ou conexões além das óbvias, para o amor que une o grupo e faz os indivíduos se sacrificarem por ele.

Bert Hellinger nos fala que há, além do inconsciente individual e do inconsciente coletivo, um “inconsciente familar” que atua em cada membro da família. Para ele, existem as 3 leis do relacionamento humanos, que são básicas e atuam ao mesmo tempo: O PERTENCIMENTO, A ORDEM E O EQUILÍBRIO.

Veja o que ele diz sobre cada uma delas:

as 3 leis do relacionamento humano lei do pertencimento

as 3 leis do relacionamento humano lei da ordem

as 3 leis do relacionamento humano lei do equilíbrio

O resultado da observação e dos experimentos com estas leis,  se transformou em um trabalho simples, direto e profundo que o próprio Bert gosta de chamar de “Ordens do Amor”. Segundo ele, onde houverem pessoas convivendo, as 3 leis do relacionamento humano estarão atuando.

Bert Hellinger: o criados das 3 leis do relacionamento humano

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2011, Hellinger tem hoje 90 anos e continua seu trabalho com as Constelações em todo o mundo. Suas obras já foram trazidas para mais de 20 idiomas. Segundo ele, quando se age de acordo com as leis, a vida flui e nossos objetivos se desenvolvem. Quando as transgredimos, a conseqüência é perda da saúde, da vitalidade, da realização e dos bons relacionamentos, assim como o fracasso nos objetivos de vida.

Durante uma constelação, o objetivo é identificar quais leis podemos inconscientemente estar transgredindo e nos recolocar na vida de uma forma que possamos respeitá-las.

Esta terapia impressiona por sua ação no nível anímico, isto é, na cura da alma, e por sua dinâmica extraordinária, em que agentes “representam” personagens familiares, “representam” profissões, “representam” empresas, “representam” imóveis, “representam” sintomas e doenças, e assim por diante.

Através de um desenho vivo e sensorial de sua Constelação pode-se, passo a passo, olhar os emaranhamentos inconscientes e chegar-se, assim, quando é possível para o cliente dar este novo passo, a uma solução nova e libertadora.

Nós, do Ipê Roxo, temos certeza que esta caminhada enriquece o trabalho e o próprio desenvolvimento pessoal, pois as Constelações Familiares são muito mais do que um método, elas são uma postura de vida. Quem entra em contato de forma profunda com a Obra de Hellinger, se transforma e adquire um novo olhar perante a vida e os desafios que ela impõe.

Por Ana Garlet, advogada e consteladora familiar – www.anagarlet.com.br

 

 

12 Comentários

  1. Lucinea aparecida de oliveira

    Lucinea aparecida de oliveira

    Responder
    • Ipê Roxo - Instituto de Constelação Familiar

      Olá, querida!
      Nossa equipe entrará em contato pelo seu e-mail. Gratidão por nos acompanhar!

      Responder
  2. Vilmar Vieira Franco

    Inconciente familiar, coletivo e individual, todos regidos pelo amor em que a fenomenologia esta ligada a espiritualidade sem religião, é o amor em movimento. Frat abç.

    Responder
    • Bruno Costa Fiorelli

      O valor inconsciente é plano e de bom agrado aos olhos do senhor.

      Responder
  3. JUSSARA ELVIRA GRILLO DE LUCENA

    MARAVILHOSO SEMPRE FICO ATENTA Á ESTE ENSINAMENTO..

    Responder
  4. Oldina

    Interessante conteúdo por tratar um pouquinho da parte científica. Algumas semelhanças com conhecimento da ciência espiritual. Esta, mais profunda, em se tratando de ensinar pela consciência do saber e da autotransformação. A mente transforma o equilíbrio buscando na pratica do conhecimento.

    Responder
  5. Sonia

    Boa noite!

    Onde eu encontro constelação familiar no Rio de Janeiro?
    Aguardo resposta

    Responder
    • Ipê Roxo Espaço Terapêutico

      Olá, Sonia!
      Nós infelizmente não temos indicação na sua região.
      Caso exista a possibilidade de você vir a Florianópolis, veja a nossa agenda aqui no site e venha participar conosco!

      Responder
      • Ivania braga

        Gostei muito!!!

        Responder
  6. Claudia

    Simplesmente maravilhoso. Muito elucidador.

    Responder
    • Fiorelli Bruno

      Graças a Deus posso reconhecer com gratidão este relacionamento e movimento constelação familiar em minha vida ótimo curso e aprendizado obrigado pela oportunidade.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Reconhecendo o amor pelos pais dentro da Constelação familiar - Constelação Clínica - […] importante nesses contextos é que seja possível respeitar as leis do amor, isto é, a forma natural das relações…
  2. Como fazer estágio em Constelação? - Constelação Clínica - […] aplicando a visão sistêmica, o constelador deve avaliar se todas as leis do amor estão sendo respeitadas dentro da…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Gratuito sobre Constelações Familiares:

ebook-constelações-familiares

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades


cursos Instituto Ipê Roxo

Posts relacionados

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – 7º andar
Itacorubi, Florianópolis – SC
– Brasil
Fone: +55 48 9 9177-0079