CONSTELAÇÃO FAMILIAR é capa da Revista “Bons Fluidos” da Editora Abril deste mês com a matéria: Laços de Família

constelacao bons fluidosQueremos dividir esta novidade com você!

No Ipê Roxo Espaço Terapêutico somos um Núcleo de profissionais que atua dentro da abordagem e com a postura das Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger.

Quando conhecemos o trabalho de Hellinger, nos dedicamos a estudá-lo e compreendê-lo. Os conceitos das “Leis do Amor” e dos “Campos de Informação” trazidos pela Hellinger Sciencia nos permitiram desenvolver um olhar ainda mais amplo para as questões humanas: com eles nosso trabalho aprofundou-se ainda mais.

Somos gratos e reverenciamos este trabalho que Hellinger trouxe para o mundo. Um trabalho que iniciou com o atendimento de famílias e hoje já  ganha o mundo também com a aplicação nas empresas, na medicina, no judiciário e nas escolas.

Neste mês de novembro/2015, a Edição 200 da Revista Bons Fluidos da Editora Abril está trazendo o tema das Constelações em sua matéria de capa, com o título “Laços de Família”.

Com um texto muito bem escrito, a matéria aborda o trabalho de Hellinger e traz como referência alguns de nossos  colegas brasileiros que realizam este trabalho com grande amor e seriedade.

Acreditamos que este é, sem dúvida, um passo importante que mostra como o Brasil está acolhendo este trabalho de forma respeitosa. Vale ressaltar o destaque do Brasil na aplicação das Constelações no Judiciário, através do trabalho iniciado pelo Juiz de Direito, Sami Storch.

Indicamos a leitura!

Constelação Familiar Bons Fluidos (2)

A Constelação Familiar Sistêmica, um tipo de terapia breve, criada pelo alemão Bert Hellinger, que tem como base 3 princípios que ele chama de Leis do Relacionamento Humano (Ordem, Equilíbrio e Pertencimento).

Hellinger nos mostra que, ao vir ao mundo no seio de uma família, não herdamos somente um patrimônio genético, herdamos as crenças e os comportamentos que são válidos neste sistema familiar. Cada um, desde seu nascimento, vai ser uma parte deste todo e precisa ter o seu lugar, independente de quem seja e como seja.

Da mesma forma, para Hellinger, existe um equilíbrio entre o que recebemos e damos em nossas relações na família e também nas organizações. É uma espécie de simetria oculta, segundo ele.

E quando o lugar de cada um não é respeitado e honrado, quando este equilíbrio é alterado ou quando é negado a algum membro o direito de pertencer, podem ocorrer distúrbios, doenças e dificuldades.

Abertura da Matéria

Constelação Familiar Bons Fluidos

A matéria é protegida por direitos autorais e estamos aguardando autorização da Editora para postar aqui.  A Revista Bons Fluidos é uma publicação da Editora Abril e já está nas bancas de todo o Brasil.

Scan00042Bert Hellinger nos fala que há, além do inconsciente individual e do inconsciente coletivo, um “inconsciente familar e/ou do clã ” que atua em cada membro do grupo. As Constelações Sistêmicas podem ser Familiares, Empresariais e também Pedagógicas, ou seja, elas vão além das questões da família, podendo ser aplicadas em todas as questões que envolvem grupos humanos, como empresas, escolas e organizações.

Se você se interessa pelo tema, participe de nossos cursos, workshops ou formação em constelações, onde trabalhamos com vários temas como: doenças, dificuldades de aprendizagem, dificuldades no trabalho, impossibilidade de ser bem sucedido na profissão ou em empresa, relacionamento de casal, relacionamento entre pais e filhos e outros.

Nossa equipe realiza Workshops Vivenciais, Formação e Cursos em Constelação Familiar, Empresarial e Pedagógica. Se você quer reservar sua vaga em um deles ou receber nosso contato, inscreva-se ou solicite informações aqui. 

Bert Hellinger

Bert Hellinger - Constelacao Familiar - jpgNascido na Alemanha em 1925, Hellinger formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Como sacerdote católico viveu e trabalhou durante 16 anos como missionário na África do Sul, junto a comunidade dos Zulus. Após deixar a ordem religiosa, dedicou-se a uma formação terapêutica diversificada que abrange desde a psicanálise até a terapia familiar, incluindo a terapia primal, a gestalt, a análise transacional e a hipnoterapia. Sua contribuição mais original é o seu modelo de Constelações Familiares, baseado numa visão integral e profunda da realidade humana. A partir das constelações familiares, ampliou-se seu método de trabalho, com a colaboração de outros profissionais,  para outros sistemas e assim nasceram as constelações organizacionais e para a Pedagogia. O conjunto de todos os tipos de constelações advindas do modelo criado por Bert, passou a ser chamado de Constelações Sistêmicas.

Gravamos alguns podcasts quando Bert veio ao Brasil

Saiba mais sobre ele aqui:

https://soundcloud.com/ana-garlet/sophie-hellinger-d1-percep-es

https://soundcloud.com/ana-garlet/sophie-hellinger-d2-pais-m-es

https://soundcloud.com/ana-garlet/sophie-hellinger-o-trabalho

4 comentários em “CONSTELAÇÃO FAMILIAR é capa da Revista “Bons Fluidos” da Editora Abril deste mês com a matéria: Laços de Família

    • Olá Ivania. Você pode acessar aqui em nosso site, há diversas matérias sobre o tema. Se preferir, pode vir conhecer um de nossos workshops para vivenciar as constelações.
      Nós estamos em Florianópolis.
      Rua Ayrton Roberto de Oliveira – 64, Andar 7 – Bairro Itacorubi – Florianópolis Santa Catarina – Brasil.
      Edifício Comercial Isola Sarezzo, próximo ao CEPON e Hotel Mercury.
      contatoiperoxo@gmail.com
      Deixe uma mensagem em nosso Whatsapp (48) 9177.0079

Deixe uma resposta