Nota de pesar – Alícia Fernández

Adeus, Alicia!

É com pesar e calicia-fernandez-generoonsternação que comunicamos o falecimento da psicopedagoga argentina Alícia Fernández, no dia 26/fevereiro de 2015.

Sua partida deixa um grande legado, pelo tanto que ela foi capaz de criar nos espaços de aprendizagem.

Foi  diretora da Escola Psicopedagógica de Buenos Aires e prestou  serviços de consultoria a instituições de formação em seu país e também no Uruguai, em Portugal, na Espanha e no Brasil. “Sinto que sou um pouco nômade”, afirmava. Atualmente, ela desenvolvia pesquisas sobre hiperatividade e déficit de atenção na infância, problemas que cada vez mais são identificados, inclusive no Brasil.

Autora dos livros “A mulher Escondida na Professora”, “A Inteligência Aprisionada”, “ O saber em jogo”, “A Atenção Aprisionada” e “Os Idiomas do Aprendente”, Alícia é considerada uma das precursoras da Psicopedagogia.

Alícia influenciou diretamente a formação da equipe do Ipê, através da Psicóloga Maria Inês Araújo e Silva e da Psicopedagoga Lucimara Maia: ambas realizaram estudos com a grande Mestra Alícia.

Um comentário sobre “Nota de pesar – Alícia Fernández

  1. São mulheres como essa, Alícias…, que passam pelo mundo e deixam um legado de sabedoria e humanidade e que me incentivam a continuar na Área da Educação! Por favor, continue sua caminhada quando chegar ao seu novo destino!

Deixe uma resposta