Artigo de Pedagogia Sistêmica de Barbara Innecken

Porque eu amo vocês

bitte klicken für Bestellung

Minha imagem preferida para o tema “pais e filhos” é o quadro “Kiss” da artista americana Karen Stocker. Este quadro surgiu depois de uma constelação familiar, durante a qual ela entrou em contato com o amor aos seus pais. Dietrich Weth, o condutor desta constelação, me disponibilizou a pintura um pouco antes de sua morte para ser publicada – sou muito agradecida a ele por isto.

É possível reconhecer com um olhar, que a criança sente-se amparada e feliz, se ela sentir-se amada por sua mãe e seu pai, e se ela por sua vez puder amar ambos. Um sorriso de entendimento surge na face das crianças que vem até a minha clinicas quando avistam o quadro na parede e eu não necessito dar mais explicação sobre este tema. Por parte dos adultos eu ouço às vezes: “Sim que bonito, mas …” – sobre estas objeções estarei falando mais adiante.

O vínculo ao pai e a mãe

O amor vinculado de todas as crianças à seus pais resulta do fato que os pais presentearam as crianças com a vida. O vínculo com os pais sanguíneos também existe caso a criança cresça sob a tutela de pais adotivos. Algumas crianças, porém, vivenciam seus pais, além da filiação biológica, como as primeiras pessoas importantes de referência: são protegidos por eles, cuidados e cunhados. Aprendem dos dois pais, o diferente, o antagônico, o que se complementa, e a colaboração entre o feminino e o masculino.

Poder pertencer a pai e mãe é existencialmente importante para a criança: Desenvolvimento humano sucede-se na família. Se a criança, o adolescente ou a criança em desenvolvimento sente-se notada e aceita por seus pais, então pode desenvolver-se. Ela sente seu valor e pode se liberar da família de origem, sem cortar o vínculo. Crianças podem desenvolver suas capacidades cognitivas e sociais dentro da proteção familiar e concentrar-se em suas coisas de escola e em seus amigos.

Barbara é professora e psicoterapeuta alemã, que trabalha com constelação sistêmica em vários seminários e workshops em todo mundo, inclusive no Brasil.

Deixe uma resposta