Artigo de Pedagogia Sistêmica de Barbara Innecken

Porque eu amo vocês

bitte klicken für Bestellung

Minha imagem preferida para o tema “pais e filhos” é o quadro “Kiss” da artista americana Karen Stocker. Este quadro surgiu depois de uma constelação familiar, durante a qual ela entrou em contato com o amor aos seus pais. Dietrich Weth, o condutor desta constelação, me disponibilizou a pintura um pouco antes de sua morte para ser publicada – sou muito agradecida a ele por isto.

É possível reconhecer com um olhar, que a criança sente-se amparada e feliz, se ela sentir-se amada por sua mãe e seu pai, e se ela por sua vez puder amar ambos. Um sorriso de entendimento surge na face das crianças que vem até a minha clinicas quando avistam o quadro na parede e eu não necessito dar mais explicação sobre este tema. Por parte dos adultos eu ouço às vezes: “Sim que bonito, mas …” – sobre estas objeções estarei falando mais adiante.

O vínculo ao pai e a mãe

O amor vinculado de todas as crianças à seus pais resulta do fato que os pais presentearam as crianças com a vida. O vínculo com os pais sanguíneos também existe caso a criança cresça sob a tutela de pais adotivos. Algumas crianças, porém, vivenciam seus pais, além da filiação biológica, como as primeiras pessoas importantes de referência: são protegidos por eles, cuidados e cunhados. Aprendem dos dois pais, o diferente, o antagônico, o que se complementa, e a colaboração entre o feminino e o masculino.

Poder pertencer a pai e mãe é existencialmente importante para a criança: Desenvolvimento humano sucede-se na família. Se a criança, o adolescente ou a criança em desenvolvimento sente-se notada e aceita por seus pais, então pode desenvolver-se. Ela sente seu valor e pode se liberar da família de origem, sem cortar o vínculo. Crianças podem desenvolver suas capacidades cognitivas e sociais dentro da proteção familiar e concentrar-se em suas coisas de escola e em seus amigos.

Barbara é professora e psicoterapeuta alemã, que trabalha com constelação sistêmica em vários seminários e workshops em todo mundo, inclusive no Brasil.

Você gostou deste post? Trouxe algo novo? Agradecemos seu comentário para que possamos melhorar nosso conteúdo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s